Como reduzir custos operacionais do seu e-commerce
13/03/2015
A PagueVeloz é parceira do Hire: aplicativo de relacionamento profissional
08/08/2016

5 dicas para comprar de maneira segura na internet

Os números não mentem: o e-commerce veio para ficar! Vamos a alguns dados para mostrar a força das vendas online: no Natal o crescimento das compras pela Internet foi de 37%, o faturamento total no ano de 2014 foi de R$35,8 bilhões e em 2013 bateu o número de 51,3 milhões de compradores online. Os dados são de 2.013/2014 e, de lá para cá, só vem crescendo.

Muito disso é pela praticidade: você pode comprar a hora que quiser, no conforto da sua casa, com formas de pagamento flexíveis e, na maioria das vezes, mais barato do que na loja física. Porém, muitos ainda ficam com o pé atrás na hora de concretizar a compra, por medo de problemas com segurança: a loja realmente é confiável ou é uma fraude? Para ajudar você vamos mostrar 5 dicas para comprar de forma segura na internet. Veja e descubra que realizar as compras online é melhor do que você imaginava!

1. Procure a reputação da loja na qual está comprando

Há diversos mecanismos para você conferir se a reputação da loja na qual está comprando é boa ou não. Até mesmo lojas conhecidas no mercado passam por problemas na confirmação de pedido, entregas em determinadas regiões, entre outros problemas. Uma das formas é conferir no ReclameAqui, um dos maiores amigos de quem faz compras online. Nele você pode verificar todas as reclamações feitas e como a loja resolveu com o cliente que teve problemas. Outra forma é olhar a página da loja, para saber se algum cliente publicou alguma reclamação por ali e qual foi a postura da empresa.

2. Verifique os dados da empresa

Se a loja que você escolheu não é conhecida, é bom ficar atento com alguns dados. Verifique se o site contém as seguintes informações: nome, razão social, CNPJ, endereço, telefone de contato e a possibilidade de um contato para SAC (seja em formulário pelo site, e-mail ou telefone). Caso você não encontre nenhuma destas informações no site, é bom desistir da compra e procurar outra loja, para evitar dor de cabeça.

3. Cuidado com o computador no qual fará a compra

Usar computadores de bibliotecas e lan houses é perigoso para roubo de dados. O mesmo se aplica se estiver utilizando rede wi-fi pública. Através de máquinas destes locais, criminosos podem instalar vírus que conseguem obter dados pessoais seus e até mesmo o número do seu cartão de crédito. Isto também pode ocorrer usando wi-fi pública. E caso vá utilizar o seu próprio computador, lembre-se sempre de ter um bom antivírus atualizado.

4. Cuidado com compras no cartão

Você pode estar em casa e ainda assim ter problemas com compra no cartão. Para saber se é um site seguro para isto, fique de olho se na hora de confirmar o pagamento surge um cadeado ao lado do link. Caso aconteça, significa que os dados estão protegidos, criptografados e um hacker não pode ter acesso. Caso contrário, prefira pagar por boleto ou então outra forma de pagamento mais segura do que expor seu cartão de crédito.

5. Veja se possui mecanismos seguros de pagamento

Caso você não consiga confirmar os dados da loja e apenas ela venda o produto que você deseja, ou caso esteja negociando com um vendedor específico, fique atento se a pessoa ou o site possui um sistema seguro de pagamento. Ter um intermediário faz com que você tenha uma segurança maior na hora de efetuar a compra, afinal, empresas sérias de pagamento não intermediam vendas duvidosas, além de você ter como comprovar, em caso de problemas, que pagou por determinado produto, o que pode ser mais complicado se você optar por depositar o dinheiro na conta do vendedor, por exemplo.

Então, já viu as formas de se proteger? Que tal depois de seguir todas as dicas começar as compras no ambiente online? Ficou alguma dúvida sobre o que falamos? Deixe para a gente nos comentários!