Para que um despachante consiga chamar a atenção dos clientes, é preciso ficar atento aos problemas que essas pessoas apresentam. Hoje, os consumidores não se interessam apenas por serviços e preços baixos. Querem ter uma experiência positiva nessa compra.
Por isso, além de uma boa divulgação, entregar algum diferencial para conquistar esses clientes tem sido a chave do sucesso. Nesse mercado quem não se destaca, corre o risco de desaparecer.
Um dos pontos que mais agrada em um despachante é a agilidade e o bom atendimento para resolver de forma prática toda a documentação do cliente. Quem já precisou dos serviços de um despachante sabe disso!
Mas, além dessas questões, existem outros caminhos que você pode usar para chamar a atenção dos clientes para o seu escritório. Abaixo, listamos alguns dos mais relevantes
Para chamar a atenção dos clientes, primeiro você precisa saber quem são essas pessoas desenvolvendo um perfil de clientes ideal. Assim, você direciona melhor seus esforços em comunicação e gasta sua munição apenas com quem realmente interessa para o seu despachante.
Você pode fazer isso analisando as vendas fechadas no ano anterior e o perfil desses contatos. Ao cruzar esses resultados, monte esse esse quebra-cabeça, analisando qual tipo de cliente, região e outros dados, avaliando qual o perfil de público têm mais probabilidade de fechar negócios com você.
Seu cliente está exposto há muitas informações, do momento que ele acorda até a hora que ele vai dormir. Nessa realidade, ganha a atenção dele quem oferecer conteúdo útil e de qualidade, seja através das redes sociais, blogs ou outras mídias. Assim, seu despachante se destaca e ganha credibilidade.
Um escritório organizado, com uma fachada atraente, com música ambiente sempre ajuda quando a questão é chamar a atenção dos clientes. Afinal, quem não gosta de se sentir bem e confortável em um ambiente, não é mesmo?
Sem contar que esses artifícios colaboram para que os clientes tenham uma diferente percepção de tempo. Tudo passa mais rápido quando a experiência vivida no escritório é positiva. As horas voam e você nem percebe.
Fazer um bom trabalho nem sempre vai deixar o cliente surpreso com o seu serviço. Afinal, tem coisas que são básicas, como o cumprimento dos prazos. O cliente já espera que isso aconteça. Ok entregar o feijão com arroz bem feito. Mas, surpreender as pessoas com coisas inesperadas é o pulo do gato, quando a questão é chamar a atenção dos clientes.
Você tem inúmeras oportunidades para fazer isso. Seja na entrega do documento na casa do cliente, tirando uma dúvida pelo whatsApp, lembrando do vencimento do carro com uma carta e um mimo.. Enfim, tudo é uma questão de criatividade.
O encantamento usado para chamar a atenção do cliente não é algo que deve acabar com o fechamento da venda. Afinal, você não quer só chamar a atenção do cliente. Quer que ele volte a comprar de você e ainda ajude para que outros clientes conheçam o seu escritório.
Uma ideia interessante, se você ainda não faz, é exercitar o seu pós-venda. Uma mensagem de agradecimento por e-mail, uma pesquisa rápida para avaliar o atendimento, e até a entrega de um mimo para o carro novo do cliente que fez uma transferência com você.
Não importa o tamanho do gesto, o importante é chamar a atenção dos clientes e fisgá-los pela emoção. Quando isso acontece, você traz pra perto clientes fiéis que vestem a camisa da sua empresa. Ou seja, tem nas mãos a melhor propaganda que uma empresa pode ter: os seus próprios clientes.