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5 passos para você otimizar o processo de vendas no seu despachante

processo de vendas

Sem vendas nenhuma empresa sobrevive. E isso vale para o seu despachante. Portanto, melhorar a performance da área comercial também é uma prioridade pra você!

Para que um processo de vendas seja bem sucedido você precisa, antes de mais nada, tirar o foco do seu produto e se concentrar mais nos problemas e nas pessoas.

Com essa visão, você passa a exercer um papel de consultor, estudando as necessidades dos seus clientes para entregá-lo a melhor solução.

Na prática, isso implica que você desconstrua antigos conceitos, para mostrar-se verdadeiramente comprometido com o cliente, e não apenas com a venda.

Então, se você quiser saber como o seu atendimento pode melhorar o seu desempenho nas vendas, continue a sua leitura.

Como o atendimento pode tornar o seu processo de vendas mais eficiente

Quando a gestão do atendimento ao cliente não está entre as prioridades de uma empresa, invariavelmente ela perde dinheiro.

Além disso, ela compromete a sua imagem, dando margem para que as pessoas falem mal dos seus produtos e serviços.

No entanto, o inverso também acontece. Ou seja, quando o cliente é o centro do processo de vendas, fechar novos e melhores negócios se torna uma consequência.

Veja como a sua equipe de atendimento pode chegar lá adotando essa postura:

1. Capriche na investigação para conhecer seu cliente

Conhecer o seu cliente significa saber o que o cliente espera de você e quais serão os desafios que você enfrentará nesse atendimento.

Como o seu concorrente trabalha essa oferta? Quais são as maiores reclamações dos clientes? Por que a sua solução pode resolver o problema do cliente da melhor forma?

Saiba que as respostas para todas essas questões estão na boca do seu cliente. Portanto, mantenha-se de ouvidos abertos!

Lembre-se que uma frase ou um comentário deixado despretensiosamente por eles pode ser o gatilho que você precisa para fechar uma venda!

2. Faça a gestão dos seus dados

Uma das formas que você tem para tornar os comentários individuais dos seus clientes em dados estratégicos está no histórico dos atendimentos.

Portanto, faça a gestão dessas informações mantendo um cadastro atualizado. Além é claro, de manter as informações integradas e disponíveis para sua equipe.

Afinal, quem quer otimizar o processo de vendas e fechar mais negócios não se pode dar o luxo de perder ou reter informações importantes sobre o seu cliente.

3. Garanta que você estará disponível para atendê-lo

Segundo uma pesquisa divulgada pela Huggy Atendimento Digital, a falta de atendimento pode elevar em 15% o número de cancelamentos de clientes.

O que prova, mais uma vez, que a postura no atendimento é um fator decisivo para que as vendas se concretizem – ou não!

Nessa visão, estar disponível para o cliente em tempo integral é mais que necessário! E você pode fazer isso de várias formas. Pode por exemplo, responder aos comentários deixados nas suas redes sociais, criar fluxos automáticos de SMS ou ainda, criar um novo canal de atendimento via WhatsApp.

4. Ofereça uma boa negociação para o seu cliente

Oferecer um bom atendimento está intimamente ligado à capacidade que você tem de negociar com os seus clientes. Dessa maneira você não deve se prender unicamente aos preços.

Mas sim, utilizar essa fase do seu atendimento para conquistar de vez o seu cliente, entregando para ele a melhor solução.

Você pode oferecer descontos progressivos, ou ainda facilitar o pagamento parcelando em até 12 vezes a documentação do veículo, por exemplo.

Lembre-se que oferecer uma vantagem para o seu cliente, além de incentivá-lo a fechar o negócio pode fazê-lo se planejar para uma próxima compra.

5. Automatize o seu processo de vendas

Se você é um despachante atento aos movimentos do mercado sabe que as novas tecnologias podem trazer um suporte extraordinário ao processo de vendas.

Com elas você pode automatizar tarefas operacionais, integrando do departamento comercial ao financeiro, para ampliar a visão que você tem do seu negócio.

Mas não apenas isso. Você pode também melhorar suas abordagens no pós-venda para fidelizar os seus clientes.

Afinal, como você deve saber, um processo de vendas não acaba depois que o cliente paga pelo seu serviço. Isso é só o começo de um relacionamento que pode ser bem duradouro.

Para além dessas etapas

Para encerrar, monitore as abordagens que mais funcionam com seus clientes e repita o caminho que fez suas vendas decolarem! Além disso, procure maneiras de melhorar o seu atendimento sempre e coloque suas ideias em ação.

Lembre-se que os clientes esperam o melhor de você e da sua equipe. Portanto, invista nessa relação otimizando o seu processo de vendas, sem medo! Tudo isso fará o seu despachante crescer!