escritório aconchegante
Como deixar o escritório aconchegante para receber os clientes
09/04/2019
produtividade no atendimento
5 dicas para o despachante garantir a produtividade no atendimento ao cliente
22/04/2019

A importância da análise de dados para o despachante

importância da análise dos dados

Os dados ajudam a combater os achismos dentro das empresas. Dão mais segurança para as tomadas de decisão e permitem que os recursos sejam empregados de forma mais inteligente.

Os negócios estão orientados para a tecnologia em um ritmo cada vez mais acelerado e nessa realidade, a análise de dados assume um papel de suma importância.

Ela possibilita o entendimento dos padrões de comportamento e de consumo da população, norteando as decisões do despachante com mais clareza e foco no cliente.

Da mesma forma, impacta nos processos internos de trabalho, que podem receber melhorias, tornando-se mais ágeis e assertivos.

Portanto, não saber usar os dados para tomar as melhores decisões ou achar que a própria intuição é o suficiente pode se tornar bastante arriscado.

Uma analogia simples pode te ajudar a entender melhor esse fato

Para mostrar a importância da análise de dados, vamos compará-la ao que acontece com o motor de um carro.

Imagine que você planejou um passeio, acordou cedo e saiu para o seu destino. Na metade do caminho, o que aparentemente tinha tudo para dar certo, fez o seu carro parar. Você olha para o painel do carro e percebe que está sem combustível para seguir viagem.

A falha, neste caso, não está em colocar o carro na rua despreparado para a viagem. Mas sim, em desconhecer a sua real situação antes de tirá-lo da garagem.

E esse mesmo erro pode acontecer com o seu despachante.

Muitas decisões são tomadas erroneamente por falta de informação e de uma visão real de como o escritório se encontra. Por consequência, o despachante pode prejudicar o caixa da empresa, perder clientes e competitividade.

Informações duvidosas levam a escolhas incorretas

Analisar os dados de uma empresa é o primeiro passo para que ela possa tomar as decisões certas. É só assim que ela vai poder identificar desvios, reajustar suas metas e corrigir suas ações durante o seu percurso.

Quando isso não acontece do jeito certo, o prejuízo é iminente. E não apenas para as tomadas de decisão, mas também para o cotidiano da empresa.

A saúde financeira da empresa é prejudicada

Quando você toma uma decisão com base em dados inconclusivos pode não atingir o resultado esperado. Consequentemente, pode desperdiçar o capital investido e ainda amargar prejuízos financeiros.

No contexto atual, não há espaço para isso. Correr riscos e testar recursos podem levar qualquer empresa ao fracasso. Por isso, é preciso investir com responsabilidade e assertividade.

Afeta a produtividade da equipe

Quando técnicas obsoletas são usadas nas rotinas da empresa os profissionais perdem tempo e a empresa desperdiça seus recursos.

O mesmo acontece quando a análise de dados não é realizada da forma correta. Perde-se tempo em reuniões, discutindo possibilidades que poderiam ser rapidamente resolvidas, caso a equipe estivesse munida com dados de qualidade.

Deixa as informações da empresa vulneráveis

A segurança da informação é outro ponto que justifica a importância da análise dos dados.

Se o local onde essas informações estão armazenadas não passa por verificações periódicas, dados confidenciais da empresa podem ser levados a público, colocando a segurança da organização e dos clientes em perigo.

O atendimento é demorado e não acompanha o mercado

Muitos dos desafios enfrentados pelas empresas exigem decisões imediatas. Afinal, o mercado está em constante transformação e as mudanças são repentinas. Atrasos nessas decisões, podem abrir espaço para a concorrência, sendo muitas vezes irreversíveis.

Empresas como a Kodak perderam posições de vanguarda justamente por isso. Foram lentas em absorver as mudanças tecnológicas deixando que concorrentes (mesmo indiretos) assumissem suas posições.

Com você a história pode ser diferente

Empresas conscientes já abriram os olhos para a importância da análise de dados e estão usando essas informações a seu favor. Analisar os relatórios das suas vendas feitas com a PagueVeloz é uma excelente maneira de começar.

Com o auxílio desses relatórios, você vai ver que tudo vai ficar mais fácil. Eles exibem de forma clara as suas conquistas e ainda, podem apontar em quais pontos estão as suas falhas.

Lembre-se que conhecimento é poder e cada informação a mais que você tem pode fazer toda a diferença no seu mercado. Conte com a gente!