Os negócios estão orientados para a tecnologia em um ritmo cada vez mais acelerado e nessa realidade, a análise de dados assume um papel de suma importância.
Ela possibilita o entendimento dos padrões de comportamento e de consumo da população, norteando as decisões do despachante com mais clareza e foco no cliente.
Da mesma forma, impacta nos processos internos de trabalho, que podem receber melhorias, tornando-se mais ágeis e assertivos.
Portanto, não saber usar os dados para tomar as melhores decisões ou achar que a própria intuição é o suficiente pode se tornar bastante arriscado.
Para mostrar a importância da análise de dados, vamos compará-la ao que acontece com o motor de um carro.
Imagine que você planejou um passeio, acordou cedo e saiu para o seu destino. Na metade do caminho, o que aparentemente tinha tudo para dar certo, fez o seu carro parar. Você olha para o painel do carro e percebe que está sem combustível para seguir viagem.
A falha, neste caso, não está em colocar o carro na rua despreparado para a viagem. Mas sim, em desconhecer a sua real situação antes de tirá-lo da garagem.
E esse mesmo erro pode acontecer com o seu despachante.
Muitas decisões são tomadas erroneamente por falta de informação e de uma visão real de como o escritório se encontra. Por consequência, o despachante pode prejudicar o caixa da empresa, perder clientes e competitividade.
Analisar os dados de uma empresa é o primeiro passo para que ela possa tomar as decisões certas. É só assim que ela vai poder identificar desvios, reajustar suas metas e corrigir suas ações durante o seu percurso.
Quando isso não acontece do jeito certo, o prejuízo é iminente. E não apenas para as tomadas de decisão, mas também para o cotidiano da empresa.
Quando você toma uma decisão com base em dados inconclusivos pode não atingir o resultado esperado. Consequentemente, pode desperdiçar o capital investido e ainda amargar prejuízos financeiros.
No contexto atual, não há espaço para isso. Correr riscos e testar recursos podem levar qualquer empresa ao fracasso. Por isso, é preciso investir com responsabilidade e assertividade.
Quando técnicas obsoletas são usadas nas rotinas da empresa os profissionais perdem tempo e a empresa desperdiça seus recursos.
O mesmo acontece quando a análise de dados não é realizada da forma correta. Perde-se tempo em reuniões, discutindo possibilidades que poderiam ser rapidamente resolvidas, caso a equipe estivesse munida com dados de qualidade.
A segurança da informação é outro ponto que justifica a importância da análise dos dados.
Se o local onde essas informações estão armazenadas não passa por verificações periódicas, dados confidenciais da empresa podem ser levados a público, colocando a segurança da organização e dos clientes em perigo.
Muitos dos desafios enfrentados pelas empresas exigem decisões imediatas. Afinal, o mercado está em constante transformação e as mudanças são repentinas. Atrasos nessas decisões, podem abrir espaço para a concorrência, sendo muitas vezes irreversíveis.
Empresas como a Kodak perderam posições de vanguarda justamente por isso. Foram lentas em absorver as mudanças tecnológicas deixando que concorrentes (mesmo indiretos) assumissem suas posições.
Empresas conscientes já abriram os olhos para a importância da análise de dados e estão usando essas informações a seu favor. Analisar os relatórios das suas vendas feitas com a PagueVeloz é uma excelente maneira de começar.
Com o auxílio desses relatórios, você vai ver que tudo vai ficar mais fácil. Eles exibem de forma clara as suas conquistas e ainda, podem apontar em quais pontos estão as suas falhas.
Lembre-se que conhecimento é poder e cada informação a mais que você tem pode fazer toda a diferença no seu mercado. Conte com a gente!