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5 ações de pós-venda que o despachante pode usar para fidelizar clientes

fidelizar clientes

Criar formas de se relacionar com o cliente depois do fechamento de um negócio aumenta as chances dele voltar a comprar com você e fortalece os vínculos dessa relação.

Fidelizar clientes é um dos maiores desafios de qualquer empresa. Mas também um dos mais importantes. Afinal, não adianta apenas atrair o cliente e fechar uma venda. É preciso fazer com que ele volte e se torne um cliente fiel.

Mas, e você? Faz dessa estratégia um hábito no seu despachante?

Se para o seu escritório o ciclo de vendas se encerra na entrega do serviço, sugerimos que você reveja os seus conceitos e comece a adotar as estratégias de pós-venda.

Nesse artigo você vai descobrir alguns caminhos para tornar essa prática uma realidade no seu despachante.

Também vamos mostrar como um pós-venda bem estruturado é capaz de fidelizar clientes e dar algumas dicas de uso para você colocar a mão na massa hoje mesmo!

Pronto pra começar?

Aprenda como usar o pós-venda para fidelizar clientes

Despachantes que estão muito focados na venda acabam dando pouca importância para as estratégias de fidelização. O que é um grande equívoco.

Afinal, é mantendo um pós-venda bem estruturado que o escritório vai garantir o faturamento a longo prazo, com base em uma relação de confiança e reciprocidade.

Portanto, se quiser fazer diferente, mantenha o foco no seu cliente e siga as dicas que separamos pra você!

#1 Aprenda com o seu cliente

Os clientes têm muito a nos ensinar. Mas, é preciso saber ler nas entrelinhas e manter um histórico dessas conversas para facilitar o desenvolvimento de ações personalizadas.

Portanto, estude o perfil do seu cliente e registre todas as informações que conseguir sobre eles.

É importante também estar preparado para as reclamações. Elas são boas oportunidades de aprendizado, pois, podem revelar falhas e pontos de melhoria no seu negócio. Mantenha a cordialidade o tempo todo e ofereça um suporte de qualidade.

#2 Crie canais de relacionamento

Manter um contato frequente com os clientes é crucial para o sucesso de uma estratégia pós-venda. Para isso, é preciso acertar nas ferramentas e usar o bom senso.

Campanhas de e-mail marketing, SMS corporativo e até o Whats App são opções bastante interessantes. Além de serem ações de baixo custo, são bastante convenientes para o cliente.

Apesar da rotina agitada as pessoas estão conectadas o tempo todo, e entre um compromisso e outro acabam checando o celular.

Ainda assim, é preciso reservar os contatos para assuntos relevantes ao cliente, deixando-os à vontade para se descadastrar, caso não tenham interesse nas mensagens.

#3 Faça com que o cliente se sinta especial

Para manter os clientes engajados é importante que ele perceba que o seu despachante não quer apenas lucrar em cima dele. Mas, deseja nutrir esse relacionamento com base na confiança.

Procure, portanto, se antecipar às necessidades dos seus clientes superando as suas expectativas. Lembre-o do vencimento da CNH, do documento do veículo, informe-o das novidades do mercado, instrua-a das formas de uso e mostre-o novas opções de compra. Tudo para enriquecer a experiência do cliente e fazê-lo se sentir especial.

#4 Ofereça um atendimento personalizado

Algumas empresas mantém equipes especializadas no pós-venda, o que é uma opção bastante interessante para garantir maior agilidade na prestação desse serviço.

Independentemente disso, é importante garantir disponibilidade, pelo menos em horário comercial, e agilidade no atendimento.

Portanto, acompanhe de perto os resultados e garanta um atendimento de excelência, humanizado e objetivo para se diferenciar.

#5 Crie programas de fidelização e recompensa

Oferecer benefícios extras pode servir de incentivo quando a intenção é fidelizar clientes. Desse modo, investir em campanhas de fidelização, ao invés de focar 100% na busca de novos clientes, é uma grande sacada.

Nessa dinâmica, distribua brindes, envie um e-mail agradecendo a parceria, ofereça descontos, formas de pagamento diferenciadas, convide para um almoço ou café. Os clientes agradecem!

O que importa aqui não é o tamanho do brinde ou do seu investimento, mas a relevância da ação. Portanto, mostre-se presente e certifique que a sua estratégia vai ser útil e relevante para o seu cliente.

E você, o que tem feito para fidelizar clientes no seu despachante? Conhece outros exemplos de estratégias de pós-venda que merecem ser compartilhadas? Deixe as suas considerações nos comentários.