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Como alavancar seu negócio com ferramentas digitais gratuitas?

alavancar seu negócio

Alavancar seu negócio em tempo de crise pode ser um desafio e tanto, não acha? Mais do que nunca, é preciso estar online. Por isso, separamos algumas ferramentas digitais gratuitas que poderão decolar as suas vendas. Vamos nessa?! 

Em momentos de crise ou redução econômica, alavancar seu negócio utilizando ferramentas digitais gratuitas pode ser uma boa alternativa. Além disso, com os distanciamentos sociais impostos pela pandemia de coronavírus, aliados às constantes quarentenas que muitas pessoas são obrigadas a fazer, boa parte dos consumidores estão migrando do mundo real para o virtual, representando um público importante a ser trabalhado.

Mas você saberia responder, agora, quais as melhores ferramentas a utilizar, e como cada uma delas pode auxiliar a sua empresa? É para responder a essas perguntas que apresentamos mais esse conteúdo fresquinho, ou como diz na padaria, “saindo do forno”.

Boa leitura!

Migrando para o mundo digital

Se o momento é de apreensão para algumas pessoas, outras começam a alavancar seu negócio utilizando ferramentas digitais variadas. Tudo isso partiu da necessidade de se comunicar com um público que, cada vez mais, passou a fazer compras pela internet.

Embora essa migração dos clientes para o virtual fosse algo que já vinha ocorrendo há algum tempo com velocidade, a pandemia ajudou a acelerar esse processo. Como adiantamos acima, por causa do coronavírus muitas pessoas passaram a optar por ficar em casa. Outras foram obrigadas a isso – seja por questão de saúde ou recomendação médica. Daí, não restou opção: elas tiveram que fazer suas compras por meio de sites, aplicativos…

Do motorista de transporte alternativo, ao restaurante que passou a entregar a domicílio, passando pelo cursinho que agora oferece aulas online, a migração para o universo digital é algo que veio pra ficar. A boa notícia é que nesse mundo virtual há ferramenta para quase tudo: do ajuste de foto, à edição do vídeo que você vai divulgar seu comércio

Mídias sociais: do bate-papo ao negócio

Mas como alavancar meu negócio, se eu não sei nem por onde começar? Essa pergunta é muito comum para maioria de nós que estava acostumada a fazer negócios presencialmente, no balcão, olhando “olhos nos olhos” do cliente. Mas o cenário mudou.

Se essa também é uma pergunta que te assusta, a resposta é animadora: você não precisa “reinventar a roda” ou conhecer de programação HTML, por exemplo. Nada disso! Você vai começar a utilizar as redes sociais que já estava habituado a mexer: Facebook, Instagram, Twitter. É a partir de ferramentas que já conhece um pouco que você irá estabelecer contato com seu público. A diferença é que, ao invés de só conversar, sua a meta, agora, é vender.

Ferramentas que podem ser utilizadas

E já que você, já está ciente dos desafios, mas também da necessidade de deixar sua empresa online, vamos apresentar algumas ferramentas que poderão ser bem úteis. Junto de cada ferramenta, faremos um resumo de suas funcionalidades. Veja qual gosta mais!

Canva

Totalmente gratuito, embora com alguns recursos pagos – mas que, realmente, não fazem a menor falta – o Canva é um grande aliado para quem quer fazer uma postagem bacana, mas não entende de design gráfico. Ele é muito intuitivo e permite criações para várias redes sociais, como capa para Facebook, stories para Instagram. Ah, e ele pode ser usado tanto no computador (sem precisar baixar), quanto no celular (aí precisa do app).

Snapseed

Esse aplicativo é interessante para quem vai precisar editar fotos. Disponível para Android e iOS, traz opções de filtros de imagem, correção de imperfeições… é sensacional!

Unfold

Com versões paga e gratuita, é a ferramenta ideal para quem quer deixar os stories do Instagram (aquelas postagens que só duram 24 horas) mais bonitos, atrativos. Está disponível para Android e iOS. Basta clicar, baixar e se deixar a criatividade fluir. 

Inshot

Mas se o que você precisa mesmo é de um editor de vídeo, o Inshot pode ser uma saída. Nele é possível compactar vídeo, unir duas gravações em uma só. E o legal é que, também, pode ser baixado tanto por quem usa sistema Android, quanto iOS

WhatsApp Business

Se você já usa o WhatsApp, não terá problemas em usar a versão Business. Separamos um vídeo muuuuito bacana pra você ter uma ideia de tudo o que pode ser feito com esse aplicativo: veja aqui. O legal é que ele permite automatização, ou seja, é possível deixar mensagens programadas, como aquelas de saudação inicial. E também oferece um painel de estatísticas pra você medir a efetividade de cada mensagem.

Marketplaces

O marketplace não é necessariamente um aplicativo, mas um espaço que você pode criar até dentro de sua rede social, como o Facebook, para oferecer produtos e serviços. A ideia é ampliar seu “ponto de venda” online e alcançar mais pessoas além daquelas que já acessam o seu site ou blog. Mercado Livre, Olx, são outros bons exemplos.

E-mail marketing

Cada vez mais utilizado, muita gente acha que só pagando é possível fazer e-mail marketing para os clientes – envio de mensagens por e-mail com promoções e novidades da sua oficina, loja de cosmético, do material de construção, autoescola, garagem de carro, etc. Separamos 14 ferramentas para e-mail marketing grátis, que você pode aliar às demais estratégias de vendas da sua empresa. 

CRM

Do inglês Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o próprio nome sugere, tem objetivo de construir um relacionamento de qualidade com o cliente, ou seja, ultrapassar o simples relacionamento comercial. Com o CRM você consegue identificar ciclos de comportamento do freguês, suas preferências, associações entre produtos adquiridos, enfim, informações que vão ajudar você a vender mais. Para facilitar suas buscas, separamos aqui 11 sistemas de CRM gratuitos.

Uma última dica é ficar atento ao que a especialista em Marketing Estratégico e em Gestão de Negócios Digitais, Camila Renaux, disse nesse vídeo aqui

“Você tem que estar onde seu cliente está. Não precisa estar em todas as redes ao mesmo tempo. Veja qual é a mais estratégica para o seu negócio [aquela que a maior parte dos seus clientes utilizam]. E na hora de escolher o nome dos perfis nas redes, utilize o mesmo nome para todos os perfis”.

Facilite o pagamento

Mas de nada adianta estar nas redes sociais, encontrar a forma certa de se comunicar com o seu cliente se, na hora da compra, você não oferece a ele formas facilitadas de pagamento. Uma alternativa importante, cada vez mais utilizada por empresas de pequeno, médio e grande portes, é a Conta de Pagamento da PagueVeloz, onde você pode, por exemplo emitir cobranças e receber pagamentos sem ter conta em banco. Se tiver interesse, temos um e-book bem legal que fala só desse assunto. Clique na imagem abaixo.

Ebook conta de pagamento