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Como a análise de crédito pode tornar a sua empresa mais competitiva

análise de crédito

Ao investir em medidas de prevenção à inadimplência as empresas obtêm diversas vantagens. Além de tornar as vendas recorrentes, elas economizam na cobrança e garantem a saúde financeira do seu negócio.

A venda parcelada é uma estratégia que impacta diretamente no lucro de um negócio. Quando bem implementada – e embasada por uma análise de crédito consistente – ela é capaz de atrair, estimular e reter clientes, sendo fundamental para as relações comerciais, especialmente diante de cenários econômicos turbulentos.

Agora, é importante que você saiba que existe a possibilidade do cliente não cumprir com as suas obrigações.

Pensando nisso, elaboramos o artigo de hoje para que você conheça algumas dicas de como fazer uma venda segura, não comprometer a saúde financeira da sua empresa e gerar inadimplência.

Saiba como aumentar a competitividade da sua empresa vendendo à prazo

Já falamos aqui no Blog que o cartão de crédito é umas das opções mais seguras – e porque não dizer a melhor – que você tem para você vender à prazo, sem correr o risco de levar um calote.

No entanto, é preciso considerar que em alguns mercados essa pode não ser uma possibilidade. Afinal, cada estabelecimento possui processos de compra e de crédito particulares que precisam ser respeitados. Uma empresa, por exemplo, que vende para outra empresa tem processos bem diferentes de empresas que vendem para clientes finais.

Ainda assim, existem alguns fatores que precisam ser observados antes da liberação de crédito, sobretudo para que sua empresa não tenha que arcar com prejuízos.

Tudo deve partir do conhecimento que você tem do seu cliente

Ao desenvolver essa habilidade você vai compreender quais os riscos e a capacidade de compra dos seus clientes, podendo assim se precaver de futuros problemas. Invista seu tempo e seja criterioso nessa investigação. Lembre-se que ela é um fator chave para resguardar financeiramente o seu negócio.

Reúna essas informações em um cadastro bem consistente, munindo o seu sistema com diversas informações. Inclua dados sobre o endereço residencial, e-mail, referências de contato e telefones. Tudo para aumentar sua segurança e fazer com que no futuro, se houver necessidade, você possa encontrar o seu cliente.

Torne a análise de crédito um hábito no seu estabelecimento

Além dos dados de contato e histórico de compras que você guarda do seu cliente, é importante acompanhar a situação financeira que ele se encontra.

Fazendo isso, você reduz os riscos de inadimplência e pode acompanhar a evolução ou o recuo na capacidade financeira deste cliente, podendo definir melhor os limites de crédito e prazos concedidos.

Para fazer isso, você pode usar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Com a ferramenta você pode ter acesso a diversos tipos de serviço, tais como a análise de restrições, títulos em protesto, consulta de cheques e outros relatórios bastante completos.

Quanto mais completa for essa pesquisa melhor. Seus clientes bons pagadores ganham com o maior poder de compra a longo prazo e você com a garantia de vendas mais seguras e rentáveis.

O que mais você tem a ganhar com esses procedimentos

Investir para conhecer seus clientes, fazer a análise de crédito e realizar vendas seguras ajuda o seu negócio a reduzir a inadimplência e os riscos financeiros. E ainda, faz você economizar. Uma vez que fazer uma cobrança, seja por carta ou telefone, sempre representa um custo a mais no seu orçamento.

Por isso, quando você adota a segurança como um hábito a sua receita aumenta à medida que a capacidade de compra dos seus clientes também é ampliada. Afinal, as pessoas tendem voltar a comprar de você e na maioria das vezes, gastam mais.

E é de relações comerciais saudáveis assim que depende a sua estabilidade financeira e o seu progresso. Então, seja precavido e persistente nos seus processos, afinal de contas, mais importante do que realizar a venda é o resultado positivo que você vê no seu caixa.