Como o Pix vai impactar na forma de pagamento em todos os negócios?
05/10/2020

Como fazer o parcelamento de vendas e a antecipação de recebíveis?

antecipação de recebíveis

Parcelamento de vendas e antecipação de recebíveis são dois trunfos importantes para quem tem comércio, sobretudo do ponto de vista do controle financeiro. Infelizmente, nem todos sabem como fazer isso de maneira simples e prática

Parcelamento de vendas e antecipação de recebíveis são duas ferramentas que, definitivamente, ajudam os comerciantes das mais diferentes maneiras. Enquanto a primeira pode ser um fator de aumento das vendas, a segunda ajuda na questão do estoque e fluxo de caixa. Não entendeu a relação? Vamos deixar isso claro ao longo do artigo! 😎

Mas de antemão, o que você precisa saber é que, sua autoescola, loja de material de construção, salão de beleza, ou qualquer outra empresa pode e deve contar com esses serviços!

O parcelamento

O parcelamento nada mais é do que a possibilidade que você dá ao cliente dele poder pagar por uma mercadoria de maneira facilitada – sobretudo se o valor for elevado. Hoje em dia, nem todo mundo tem dinheiro à vista para comprar algum produto ou contratar um serviço. Assim, o parcelamento acaba funcionando como um facilitador da transação.

Parcelar: por que é bom pra empresa?

Mas engana-se quem pensa que oferecer um parcelamento é bom só pro freguês. Na verdade, isso vai aumentar suas chances de fechar muitas vendas por três razões:

  1. Quanto mais opções de pagamento você oferecer, menos desculpa a pessoa terá para “não levar”;
  2. Ela vai ficar tranquila para comprar uma maior quantidade de produtos – sabendo que não vai precisar pagar tudo “na hora”;
  3. Também poderá optar por levar algo mais caro, fora da lista original, já que o preço final ficará diluído em “suaves prestações”.

Quem ganha com isso? O seu negócio, claro!

A percepção do cliente para o parcelamento

Em alguns setores, ainda hoje, a categoria insiste em só receber à vista. Qual mensagem isso passa para o cliente? Duas:

  1. Esse negócio não se atualizou aos novos tempos;
  2. Provavelmente não estão interessados em vender, então, vou pro concorrente.

O oposto também é verdadeiro: comércios pequenos, que se preocupam em se “atualizar”, caem na simpatia do público. É o que garante o “Seu Fernando” do Caminhão Gás. “Depois que passei a vender com maquininha meus fregueses ficaram mais satisfeitos e passaram a comprar mais comigo. Além de ter caído na preferência deles, agora acabou aquela questão da falta de troco. E para alguns, até faço parcelamento”, disse.

A antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é quando o lojista (empresário) vendeu algo no parcelado, mas precisa de todo aquele montante (o acumulado das parcelas) de uma só vez. Muitas empresas de cartão oferecem esse tipo de serviço, mas o fazem de maneira burocrática, demorada. Dependendo do lugar, o processo dá tanto trabalho que é melhor nem pedir. 😤

Por que fazer antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é interessante por vários motivos. Mas o principal deles é a possibilidade de você repor, logo, o estoque daquilo que foi comprado. Por exemplo: você tem uma pequena revenda de tijolos. Daí, certo dia, um empreiteiro da sua cidade compra 80% de todo seu estoque. Mas parcela tudo em 10 vezes. Como você vai comprar mais tijolos se o dinheiro virá “pingando” ao longo do ano? Com a antecipação esse problema está resolvido: vendeu (parcelado), recebeu (todo o montante), repôs (o estoque)!

Numa oficina mecânica isso também é uma boa jogada, pois se um cliente compra peças e parcela em muitas vezes, você não precisa esperar a última parcela para fazer a reposição (comprar novamente as peças vendidas). Isso traz um diferencial competitivo e tanto! 💪

O despachante, mesma coisa! Ele parcela um serviço em 12 vezes, mas só que, chegando lá no órgão público, às vezes só vai ter a opção de fazer pagamentos à vista. E agora? Nesse caso, a antecipação ajudará a não comprometer tanto o fluxo de caixa daquele mês.

O que o cliente ganha com a antecipação?

O cliente também sai ganhando com a antecipação, só que de maneira indireta. Lembra do exemplo dos tijolos? Digamos que um construtor comprou 80% do estoque e outro veio comprar os outros 20%. Se não houver reposição desse estoque, um eventual terceiro consumidor ficaria sem a mercadoria. Mas graças à antecipação, a revenda repôs todo o estoque e, assim, continuará atendendo a demanda de todos que chegam à loja.

Como fazer tudo isso de forma simples?

Agora que você já se convenceu do quanto o parcelamento das vendas e a antecipação dos recebíveis são importantes, talvez se pergunte: onde e como eu posso fazer isso sem burocracia, de forma simples e prática? A resposta está na PagueVeloz.

Com a nossa Conta de Pagamento, que não tem mensalidade ou taxas de manutenção, você poderá receber dos seus clientes por cartão de débito ou crédito (em caso de parcelamento). Para isso, basta pedir nossa maquininha. Feito isso, já será possível solicitar antecipação de recebíveis e desfrutar de todas as facilidades que só uma conta digital tem!

Ebook conta de pagamento