Saiba mais sobre a nova plataforma de boletos instituída pela FEBRABAN
24/01/2017
7 dicas simples para otimizar seu relacionamento com o cliente
17/02/2017

As vantagens da antecipação automática de recebível

Com o uso crescente do cartão de crédito no Brasil – de acordo com a Abecs, foi movimentado R$ 1,05 trilhão em 2015 no país nessa modalidade de pagamento – tem sido cada vez mais difícil encontrar clientes com dinheiro vivo em mãos.

O pagamento eletrônico tornou-se um aliado do consumidor, oferecendo a possibilidade de quitação de suas compras em várias parcelas. Facilidade para clientes, porém uma dificuldade para empresas de pequeno e médio porte que precisam pagar fornecedores e manter seu o capital de giro e a saúde financeira do negócio.

Uma alternativa que tem sido adotada por muitos empresários, como uma espécie de operação estratégica, é a antecipação de recebível do cartão de crédito, ação também conhecida como desconto automático. Nessa operação, a empresa solicita a antecipação do recebimento de recursos parcelados, pagando taxas mais competitivas do que outras linhas de crédito disponíveis no mercado.

No entanto, para muitas organizações, a modalidade ainda possui o estigma de que arcar com as taxas de antecipação do recebível do cartão é o mesmo que deixar de lucrar. Para mudar essa visão, reunimos, a seguir, alguns dos benefícios de o seu negócio começar a antecipar os seus recebíveis do cartão de crédito. Confira!

5 vantagens da antecipação automática de recebíveis

1 Aumento de fluxo de caixa

Um caixa elevado facilita o planejamento de ações que promoverão o crescimento do negócio e a vantagem competitiva da empresa. Com mais dinheiro em caixa, todas as oportunidades de bons negócios podem ser concretizadas. Além disso, você também terá maior controle sobre a negociação com seus fornecedores – comprando à vista, você poderá negociar bons descontos, exigir melhor qualidade do produto e ter prioridade na entrega.

2  Fundo para emergências

Todo negócio está sujeito a enfrentar imprevistos. Pode ser uma demanda alta que aparece de uma hora para outra, alguma oportunidade sazonal ou a entrada de vários clientes novos de uma só vez. Com a antecipação de recebível, a empresa tem acesso ao dinheiro de forma prática e imediata, conseguindo, assim, um fôlego extra no caixa para honrar novos compromissos não planejados que precisam ser firmados.

3 Eliminação de burocracia e geração de economia

Outra vantagem é o fim da burocracia, pois para solicitar a antecipação de recebível você não precisa assinar contratos, apresentar documentações comprobatórias ou pedir aprovação de instituições financeiras.

Ademais, pode haver, ainda, economia tributária, que ocorre de acordo com o regime escolhido por sua empresa. Além disso, não será mais necessário se preocupar com a conferência das parcelas a receber no futuro, o que possibilita, muitas vezes, a eliminação do backoffice e a redução do número de funcionários. Com menos procedimentos administrativos, seus custos operacionais tendem a diminuir.

4  Redução na contração de dívidas

Ao solicitar uma antecipação automática, o empresário não está pegando dinheiro emprestado em uma instituição financeira ou fazendo um financiamento. Ele está apenas encurtando o prazo do recebimento de valores que já são de sua empresa, o que diminui o nível de endividamento bancário e, consequentemente, o aumento do crédito.

O empreendedor paga uma taxa para antecipar o recurso, mas sem contrair uma dívida ao longo prazo com juros embutidos e riscos de uma possível inadimplência. A empresa não terá o compromisso de todo mês ter de separar recursos próprios para saldar um financiamento junto a alguma instituição financeira.

5 Obtenção de taxas menores

Diante de falta de recursos, muitos empresários atrasam pagamentos, buscam capital externo por meio de empréstimos, ou entram em outras linhas de créditos perigosas, como o cheque especial.

Como as operações de cartão de crédito são consideradas de baixo risco, normalmente a antecipação de recebíveis pode apresentar taxas mais atraentes do que os juros cobrados em outras opções de crédito.

A antecipação automática dos recebíveis de cartão de crédito traz diversas vantagens ao micro e pequeno empresário, facilitando a administração diária de seu negócio.

Você já conhecia a antecipação automática de recebíveis? Sua empresa já adota essa prática? Compartilhe sua experiência nos comentários e até a próxima.