aumentar a lucratividade
Errar na estratégia para aumentar a lucratividade pode gerar prejuízos
15/07/2019
baixa nas vendas
Planejamento ajuda a reverter o cenário de baixa nas vendas no despachante
29/07/2019

Aumentar a produtividade no trabalho sem aumentar a equipe, é possível?

produtividade no trabalho

Motivação, processos e tecnologia é uma combinação que pode ajudar a melhorar a produtividade do seu despachante.

Produtividade no trabalho é um assunto que está sempre em evidência nos escritórios despachantes. Afinal, se tempo é dinheiro, para uma categoria que precisa tornar o dia a dia do cliente menos burocrático, essa busca se torna ainda mais importante.

Ainda assim, é bastante comum que com o crescimento do negócio, esses escritórios enfrentem dificuldades para gerenciar a produtividade do seu time.

Nessas horas, aumentar a equipe pode soar uma saída interessante. Mas, saiba que essa não é a única alternativa.

Ao desenvolver algumas técnicas, você será capaz de transformar qualquer colaborador em uma pessoa mais produtiva.

Acompanhe as dicas a seguir e descubra como melhorar a produtividade do seu time e lucrar mais com isso.

Tenha objetivos claros para cada tarefa

Quando a equipe não tem uma ideia clara do que precisa fazer no dia, na semana.. ou no mês fica fácil se perder em meio às tarefas. Tudo passa a ser urgente e por isso, os prazos dificilmente conseguem ser cumpridos.

Pra piorar, toda essa desorganização acaba minando a energia da equipe, que consequentemente vai se sentir desmotivada.

Para evitar essa situação, organize a agenda e certifique-se que a sua equipe entendeu a sua mensagem. E ainda, está alinhada para cumprir com aquilo que é prioridade e importante para o seu negócio.

Gerencie as tarefas para ter produtividade no trabalho

Quando temos tudo anotado, conseguimos ter uma visão muito mais clara do tempo que estamos empregando em cada tarefa. E assim, tudo fica sob controle.

No entanto, como estamos falando de equipe, organizar a agenda usando papel e caneta pode ser bastante complicado.

O ideal é que você utilize um gerenciador de tarefas para que você consiga ter uma visão do todo. Esses recursos facilitam a comunicação no seu escritório, evitando retrabalho e outras falhas.

Outro ponto importante: ao organizar a agenda do seu time, lembre-se de reservar espaços para deslocamentos, o acesso aos e-mails e até para telefonemas. Tudo isso consome tempo do seu time, e por isso também precisa ser mapeado.

Ah, e quando estiver lidando com tarefas mais complexas, tente quebrá-las em pequenos projetos. Assim, você reduz a ansiedade e etapa por etapa consegue dar conta de tudo.

Tenha uma estratégia para envolver seu time

Como você pode ver, elevar a produtividade da sua equipe é uma missão com algumas etapas. No entanto, de nada vai adiantar você coordenar a rotina da equipe com prazos e metas, se ela não estiver engajada e motivada para cumprir com esse compromisso.

Portanto, tenha estratégias para envolver o seu time. Ajudar quando essas pessoas erram, para que elas aprendam com os erros, e ao mesmo tempo quando eles acertam, parabenizar o time.

Motivação + tecnologia gera resultados surpreendentes

Especialistas costumam dizer que quanto mais tempo livre uma pessoa consegue ter ao final do expediente, mais produtivo costuma ser o seu dia e mais motivada ela tende a ficar. O que nos leva a crer que funcionário feliz é funcionário mais produtivo.

E não tem como ser diferente não é mesmo? Afinal, quem não gosta de chegar ao fim do dia com a sensação de dever cumprido?

Uma dica que ajuda a elevar esse sentimento está em substituir pequenos espaços de tempo que julgamos ser improdutivos, por atividades mais produtivas.

Sabe aquele tempo que você perde na fila do banco, ou ainda, analisando planilhas, abrindo e fechando múltiplas telas no seu computador?

Pois é, você pode diminuir o tempo empregado nessas ações usando alguns atalhos. A tecnologia está aí para isso e você não pode deixá-la de lado.

As opções vão desde ferramentas de gerenciamento de tarefas a plataformas de gestão super completas, criadas especificamente para o seu despachante.

Uma dica extra para encerrar

A PagueVeloz é um exemplo de ferramenta que pode ajudar a acelerar os processos e aumentar a produtividade no trabalho no seu despachante. Com ela você pode consultar e pagar os débitos do veículo dos seus clientes em uma só plataforma, de forma rápida, e sem colocar dinheiro na frente.

Então, use os recursos que você preferir, mas use as ferramentas a seu favor.