futuro dos serviços financeiros
Fintechs: o que o futuro dos serviços financeiros reserva pra você
27/05/2019
cuidados com senhas
Cuidados que você precisa ter com suas senhas na internet
10/06/2019

A automação de serviços financeiros e os benefícios para o seu despachante

automação de serviços financeiros

Com o uso de aplicativos inteligentes, gerir o financeiro de um despachante se torna uma tarefa mais prática e eficiente.

Você consegue imaginar a sua vida sem as facilidades oferecidas pela tecnologia? Encontrar um endereço sem a ajuda de um GPS, assistir a sua série favorita sem ter acesso a Netflix, falar com aquele amigo que mora do outro lado do mundo sem o whatsApp? Pois é, a coisa não é diferente quando o assunto são as finanças do seu despachante. Imaginar essas rotinas sem a automação de serviços financeiros é quase impossível.

Elas são ótimas soluções para que as empresas consigam entender melhor os seus clientes e gerir melhor o seu dinheiro, de forma segura e mais dinâmica.

O receio de usá-las entre os principiantes existe, mas a falta de informação não pode ser desculpa para você deixar de usar essas facilidades.

O que é a automação dos serviços financeiros?

Emitir notas, acompanhar as contas a pagar e receber, monitorar os clientes inadimplentes, realizar a cobrança de forma efetiva ou mesmo fazer a conciliação financeira são atividades importantes nas rotinas de um despachante.

Porém, por serem tarefas operacionais, acabam consumindo muito tempo da equipe, que acaba desviando o foco de atividades mais importantes.

Para reduzir as chances de falhas e melhorar a eficiência dessa área, muitos escritórios estão optando por investir em tecnologia, automatizando suas rotinas financeiras.

Com essa prática – que transforma atividades manuais em processos automáticos – se torna possível reduzir a produção manual das atividades e o tempo investido nelas, dando mais agilidade ao trabalho.

Exemplos já utilizados nas rotinas de muitos despachantes

Como vimos anteriormente, atividades manuais podem ser transformadas em ações automatizadas e, isso se torna possível com o uso de softwares e aplicativos.

Na área financeira, isso abre infinitas possibilidades para o despachante, permitindo que ele gerencie todas as suas rotinas usando uma única plataforma.

Sistemas como o SGD da Bludata, por exemplo, integram diversos sites e ferramentas usadas rotineiramente pelos despachantes, tudo de forma simples e muito prática.

Entre as automações disponíveis estão ferramentas gestão de ordens de serviço, controle infrações, seguros, o cálculo automático do IPVA, controle do CRV e muito mais. Além, é claro da integração com o DETRAN que permite a consulta de gravames e um dossiê completo do veículo.

Ah e eles tem também a maquininha da PagueVeloz, que possibilita a aceitação de cartões de débito e de crédito.

Com esse diferencial, o despachante pode fazer uma simulação do valor do débito à vista ou parcelado e o cliente pode dividir em até 12x no cartão de crédito.

Quais os benefícios para o seu negócio?

O uso de ferramentas de automação de serviços financeiros pode gerar vantagens que vão além da facilitação na realização das tarefas. Conheça a seguir outros benefícios.

Controle financeiro e redução de custos

Com a automação dos serviços financeiros o despachante tem uma visão ampliada do seu negócio. Assim, pode aumentar os seus controles e agir prontamente para corrigir possíveis falhas que possam haver nos processos.

Melhora na performance

Com a diminuição da necessidade realizar tarefas manuais, a equipe pode usar melhor seu tempo em atividades mais estratégicas.

Diminuição de riscos e erros

Erros de digitação, acessos indevidos, cobranças feitas em duplicidade, boletos em aberto e não identificados e outras falhas podem ser evitadas quando os processos são automatizados. Afinal, as permissões de acesso podem ser configuradas conforme o perfil de cada usuário e todos os dados são registrados e conectados entre si.

Aumento da organização

A integração dos fluxos financeiros também pode deixar os escritórios mais organizados. Afinal, com documentos digitalizados e o acesso rápido à informação tudo fica mais fácil.

Com isso a comunicação interna e o relacionamento com os clientes melhora e o despachante fortalece a sua imagem no mercado.

Esse é o momento para começar!

Depois dessa leitura, você pode estar pensando, mas afinal, qual é o momento certo de investir na automação dos serviços financeiros? A resposta é simples: A-G-O-R-A!

Se você ainda não pensou em largar as planilhas e migrar para um sistema de gestão para melhorar a experiência dos seus clientes, você pode estar ficando para trás. Pense nisso!