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13/03/2015

Boleto ou cartão? Dicas para decidir o melhor caminho para comprar na internet

O que é melhor para seu negócio e seus clientes, fazer a venda pelo boleto bancário ou pelo cartão de crédito? Por causa da facilidade, muitos empresários preferem trabalhar com o cartão de crédito, porém o fazem sem saber exatamente o que estão deixando de ganhar ao utilizar boleto. A partir de agora vamos dar 5 dicas sobre pontos importantes na hora de decidir ou estimular um dos dois tipos de pagamentos mais usados para compras online no Brasil.

O boleto é mais seguro que o cartão de crédito

Deixe claro para seus clientes que você possui este tipo de pagamento. Apesar de possuir mais etapas para processar todo o pagamento, o boleto bancário garante uma segurança maior tanto para o cliente, que não precisa informar muitos dados na hora de gerá-lo, além de diminuir o risco de fraude ou clonagem do seu cartão, quanto para o vendedor, pois o pagamento é feito sempre à vista e independe da existência ou não de crédito.

Um bom modo de evitar o abandonamento de carrinho por parte dos seus clientes mais desconfiados é deixar claro em sua loja que o pagamento por boleto é aceito, de preferência em todas as suas páginas.

Com o boleto, o dinheiro fica disponível mais rapidamente

Toda empresa deve estar atenta e calcular quais são os prazos para que os recebíveis possam ser sacados das empresas intermediadoras. Muitas vezes, utilizando o cartão de crédito o valor do pagamento somente fica disponível após 15 ou até 30 dias. Como o pagamento do boleto bancário é à vista, a transferência dos valores para sua conta é quase imediata, o que facilita na gestão do seu fluxo de caixa.

As tarifas do pagamento por boleto são inferiores às dos cartões de crédito

A diferença entre a tarifa que se cobra pela utilização do boleto e pela utilização do cartão de crédito é muitas vezes superior a 200%. Enquanto muitos bancos e intermediadores cobram pouco pela emissão de boletos, o custo por transação pelo crédito varia de 3% a 7% da venda.

Perde-se muito menos dinheiro com tarifas e intermediadores ao utilizar o boleto. Por isso, é interessante promover este tipo de pagamento para seus clientes. A melhor forma é dar descontos para quem optar por pagar por boleto.

Por que cartão?

A taxa de conversão (quantidade de visitantes que viram clientes) através de pagamentos por cartão de crédito geralmente são maiores do que aquela dos pagamentos feitos por boleto. Isso por que todo o processo de aprovação é feito online, sem precisar que o cliente tenha que cumprir novas etapas. Com o boleto, é preciso muitas vezes ainda imprimi-lo e pagá-lo em uma agência bancária ou pelo site do banco na internet. Mesmo sendo passos simples, muitas vendas podem ser perdidas nesse processo caso o cliente não observe a data de vencimento do boleto ou não consiga gerar um novo.

Para evitar que sua taxa de conversão dos pagamentos em boleto decresça, deixe bem claro para seus clientes qual é o prazo de vencimento dos boletos e quais as vantagens de pagá-los o quanto antes. Além disso, crie avisos automáticos para pagamentos ainda não efetuados e permita que o boleto possa ser gerado novamente (inclusive com novo vencimento) de maneira simples e intuitiva.

Uma maneira eficiente de avisar seus clientes do pagamento dos boletos é o envio de mensagens SMS. Diferentemente de serviços como e-mail, onde várias mensagens vão para o SPAM ou nem são lidas, o SMS possui uma alta taxa de visualização. A PagueVeloz possui este serviço integrado à sua solução de pagamento.

A confirmação de pagamento por boleto é mais lenta que a do cartão de crédito. Integre a confirmação com seu sistema e utilize intermediadores que permitem maior agilidade

O comércio eletrônico deve lidar sempre com o imediatismo e o impulso do cliente. Uma vez pago o boleto, é preciso confirmar tal pagamento o quanto antes, visando enviar o produto o mais rápido possível. Ocorre que muitas empresas não integram a confirmação do pagamento do boleto com seus sistemas, fazendo todo o serviço manualmente. Por isso, é de extrema importância esta integração, pois assim perde-se menos tempos e evitam-se problemas neste processo.

Outro ponto importante é que vários intermediadores confirmam somente na segunda-feira os pagamentos feitos às sextas-feiras, o que faz com que o prazo de entrega aumente em, pelo menos, dois dias. Por isso, procure intermediadores que consigam confirmar esses pagamentos aos sábados, o que permitirá que já se programe o envio com antecedência, gerando maior satisfação de seus clientes e organização interna do trabalho. A PagueVeloz, por exemplo, possui este diferencial.