4 vantagens de um sistema de emissão de boletos
4 vantagens de um sistema de emissão de boletos
25/06/2018
transformação digital
5 benefícios da transformação digital para os despachantes
23/07/2018

Um bom relacionamento com o cliente faz você vender mais

relacionamento com o cliente

Não basta o despachante prestar um bom serviço. Vender mais implica em manter um bom relacionamento com o cliente e saber como usar essa força a seu favor.

Atrair a clientela e conquistar a sua preferência têm exigido soluções cada vez mais criativas, mesmo para negócios tão tradicionais, como são os despachantes.

Neste cenário, uma tática que pode influenciar e muito nesse resultado é aproveitar do bom relacionamento com o cliente para impulsionar as vendas.

Mas, e como vender mais por meio dessa estratégia no seu despachante?

É isso que você vai aprender a seguir.

E aí, ficou curioso em saber como vender mais e quais os segredos para fazer com que sua atual clientela dê uma força neste resultado? Então, este artigo foi feito pra você!

O relacionamento com o cliente e as estratégias de venda do despachante

Quando nutrimos o relacionamento com o cliente esperamos que isso se converta a favor da nossa empresa.

Ou seja, buscamos fazer com que esse comportamento leve os clientes a comprarem mais vezes, aumentem os valores de compra, mantenham um relacionamento de longo prazo e ainda, tornem-se defensores da marca, indicando a empresa para as outras pessoas.

Para que um despachante atinja todas essas metas o segredo está no conhecimento que ele detém sobre os seus clientes.

Conhecendo-os profundamente se torna possível entender suas reais necessidades. Pode-se antecipar-se a elas e direcionar os esforços para que esse relacionamento se converta nas vendas.

Para sermos mais práticos: é preciso oferecer aos clientes a oferta certa, para o público certo, no momento e nos canais corretos.

Agora que você já conhece as bases desse processo, vamos apresentar algumas dicas para que você consiga conquistar a sua clientela e vender mais.

Encante o cliente na primeira compra

Segundo um levantamento da Ong America Consumer, um cliente satisfeito conta a boa experiência que teve para 4 a 6 pessoas. Ou seja, são novos prospects que você ativa sem custo algum, e ainda, oriundos de uma fonte confiável, que vem por meio de indicação.

Portanto, procure encantar o cliente já no primeiro contato que ele tem com o seu despachante. Você pode fazer isso de diversas formas. Pode, por exemplo, surpreender o cliente com um atendimento ágil e prestativo, onde a consulta e a quitação dos débitos ocorra em minutos. Com a PagueVeloz isso fica bem prático, sabia?

Dê sustentação para o relacionamento

Depois da venda, mostre mais uma vez que esse cliente é especial para o seu despachante. Invista neste relacionamento para que vocês se tornem eternos namorados.

Neste momento, é importante que você tenha um cadastro atualizado com os dados dos seus clientes. É Isso que vai possibilitar que novos e constantes contatos sejam feitos.

Tendo o número de celular dos seus clientes, por exemplo, você pode contratar pacotes de SMS. E neste caso, enviar mensagens para antecipar uma necessidade dos clientes. Pode usá-la, quem sabe, para avisar os clientes da data de vencimento do licenciamento ou para divulgar uma promoção especial. Com certeza essas serão excelentes oportunidades para uma nova venda.  

Ofereça um algo a mais

Para reforçar ainda mais o relacionamento com o cliente, você pode surpreendê-lo de forma inesperada.

Um grande exemplo para isso está em uma excelente condição de pagamento. Você pode, se trabalhar com a PagueVeloz, por exemplo, oferecer a possibilidade de parcelamento dos documentos do veículo em até 12 vezes.

Esse alívio no bolso pode ser aquele incentivo que faltava para o cliente comprar de novo ou indicar você para outro contato.

Dica bônus no relacionamento com o cliente

Para finalizar nosso raciocínio sobre a importância da manutenção do relacionamento com o cliente para as vendas, eis aqui uma dica extra.

Lembre-se que um dos maiores propósitos do seu negócio está em desburocratizar a vida do seu cliente. Portanto, fazer negócio com o seu escritório precisa ser fácil e ágil para o cliente.

Até porque, lidar com serviços morosos e demorados pode fazer com que qualquer cliente desanime e pense duas vezes antes de fechar uma compra com você.

Diante disso, faça o cliente perceber o seu valor. Mostre que com o seu despachante uma relação onde as duas partes ganhem é fácil de ser estabelecida. Tenha um time de especialistas para esclarecer as dúvidas dos seus clientes e mostre-se sempre presente para ver o resultado acontecer.

E aí, conta pra gente: o relacionamento com o cliente é algo levado a sério no seu escritório? O que você tem feito para surpreendê-los? Compartilhe suas ideias nos comentários abaixo.