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Como aumentar o preço de um serviço sem espantar os clientes?

Remover termo: Aumentar o preço de um serviço Aumentar o preço de um serviço

Ao agregar valor e trabalhar as condições comerciais é possível deixar o cliente menos sensível aos preços. Veja os cuidados que você deve tomar ao adotar estratégias para essa finalidade.

Saber como aumentar o preço de um serviço não é uma estratégia tão simples de ser aplicada. Para tomar a decisão correta, você precisa analisar diversos fatores, internos e externos à empresa para não cair em ciladas e acabar espantando a clientela.

Os riscos de aumentar os preços de forma precipitada

Quando compramos com frequência um produto ou serviço acompanhamos os preços e as variações que eles podem ter.

Logicamente que, quando esse valor se altera de uma hora para outra, como clientes, isso pode nos incomodar.

Sem entender as razões que motivaram essas mudanças, podemos reagir de formas distintas. Eis aqui algumas delas:

Substituição do serviço ou queda nas vendas

Se o cliente não percebe valor nesse serviço é bem provável que com o aumento do preço ele procure alternativas mais econômicas.

Com isso, o cliente tende a buscar produtos similares ou mesmo parar de consumir o serviço até encontrar um substituto.

Você pode perder para a concorrência

Quando o cliente entende que um produto está caro, a primeira coisa que ele faz é comparar este serviço. E encontrando uma opção semelhante no mercado, a um preço menor, as chances dele migrar para a concorrência são bem grandes.

Seu caixa pode parar no vermelho

Quando você começa a perder vendas a conta começa a não fechar. E se você não encontrar alternativas para estancar essas perdas, seu caixa pode parar no vermelho. Afinal, havendo vendas ou não, as contas, em especial as fixas, não param de chegar não é mesmo?

Pode afetar as vendas de outros serviços

Quando você aumenta o preço de um serviço, essa alteração pode impactar também no desempenho de outras atividades que você desenvolve. Portanto, se um serviço for importante para vender outros, é preciso tomar cuidado.

Funciona mais ou menos como nosso organismo. Se um órgão não vai bem, certamente outras funções acabam sendo prejudicadas, gerando impactos negativos para a nossa saúde.

Entenda como aumentar o preço de um serviço com segurança

Sabendo de todos esses riscos, além de cautela, você precisa usar estratégias eficazes para saber como aumentar o preço dos serviços. Abaixo, listamos alguns caminhos que podem ajudar:

Conheça o seu mercado e os seus concorrentes

Você não remaria um barco no escuro, sem enxergar nada à sua frente não é mesmo? Da mesma forma, não pode simplesmente aumentar o preço de um serviço sem conhecer o seu mercado, o preço praticado e as estratégias dos seus concorrentes.

Como você deve imaginar, a lei da oferta e da procura tem grande impacto sobre a precificação de um produto ou serviço. E por isso, faz todo o sentido estudar essas variáveis antes de tomar qualquer decisão.

Estude o comportamento de compra dos clientes

Entender o perfil e os hábitos de compra dos seus clientes é um fator crucial para que você entenda como aumentar o preço de um serviço.

São esses dados que darão segurança para que você consiga minimizar os impactos da alteração de preços no bolso dessas pessoas.

Ofereça condições comerciais atraentes

Sabendo o que agrada o seu cliente e quais são as dores que você precisa resolver fica mais fácil escolher a estratégia de preço mais eficaz.

Neste caso, você tem inúmeras maneiras de mudar a percepção do seu cliente, fazendo com que ele fique menos sensível aos preços.

Uma opção é usar a psicologia dos preços como aliada. Preços terminados em números aleatórios – como R$ 10,66 por exemplo – são entendidos como mais baratos. Enquanto isso, os terminados em ,99 – lembra do famoso R$ 1,99? – tendem a fazer o cliente arredondar para baixo.

O parcelamento dos serviços em condições atrativas é outra grande sacada. Um serviço, que por exemplo, custa R$ 500 pode soar caro para o cliente, não é mesmo?

Agora, quando o cliente vê uma parcela que cabe no bolso, este preço pode soar bem mais atraente.

Destaque os diferenciais dos seus serviços

Deixamos para o final a questão mais relevante: que está na diferenciação do seu serviço. Sem ela, nada do que falamos até aqui vai ter efeito.

O cliente, para aceitar pagar mais caro pelos seus serviços, precisa perceber o seu valor. E isso só é possível quando você consegue oferecer algo que a concorrência não pode copiar.

Ainda assim, é preciso ter consciência de que esse reinado não é vitalício. Constantemente você precisa rever os seus processos e medir satisfação do seu cliente para surpreendê-los. Fazendo isso, a grama do vizinho, com certeza, ficará menos tentadora. Pode acreditar!