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Como converter orçamentos em vendas melhorando a sua abordagem

Como converter orçamentos em vendas

Quando o vendedor não consegue criar credibilidade suficiente na visão do consumidor fechar uma venda se torna mais difícil.

Com a democratização da internet e a retração econômica as pesquisas de preço caíram no gosto da população. Além comparar valores, as pessoas estão estudando mais sobre os produtos/serviços e checando as informações junto dos estabelecimentos para garantir que farão a escolha ideal. Nessa dinâmica, a abordagem do vendedor tem sido decisiva. Mas e você, sabe como se aproximar do cliente para conseguir converter orçamentos em vendas?

É importante quebrar o gelo, para ganhar a confiança do cliente

A postura defensiva diante de uma abordagem é uma reação quase que natural do nosso organismo. Quando nos sentimos ameaçados nosso corpo reage para atacar ou fugir, e isso faz parte da evolução do ser humano.

Sob essa lógica, por mais que o vendedor queira ajudar o cliente, neste primeiro contato ele ainda é visto como um estranho para o consumidor. Portanto, dependendo de como ele chegar até essa pessoa, o cliente criar um bloqueio.

Para quebrar esse gelo, a postura do vendedor faz toda a diferença.

Começar bem, chegando no cliente de forma circular, junto de um sorriso do rosto vale 50% dessa venda.

Para completar, nada melhor que buscar familiaridade nessa conversa. Portanto, apresente-se, deixe o cliente à vontade e se disponha a esclarecer possíveis dúvidas.

O atendimento varia de acordo com o modelo de cada negócio

Cada empresa tem as suas particularidades, portanto, para o bom atendimento, o vendedor precisa entender o contexto do seu estabelecimento.

Isso requer, além de conhecimento sobre os próprios produtos e serviços, que o vendedor esteja atento aos sinais do seu cliente para prosseguir com o fechamento.

Sabendo disso, conheça algumas dicas práticas que vão te ajudar a entender como converter orçamentos em vendas e melhorar o seu faturamento.

Facilite a experiência virtual

A abordagem do cliente começa antes mesmo do contato do vendedor com ele. Afinal, antes de ir até a loja esse consumidor já pesquisou e muito na internet sobre o produto ou serviço do seu interesse.

Portanto, além de preparar o estabelecimento para receber o cliente, cuide também da forma como você se apresenta para este cliente na internet. Cuide das informações e do layout do seu site, do conteúdo que você divulga nas redes sociais e como você responde às necessidades dessas pessoas.

Mostre o que você tem de diferente

Para saber como converter orçamentos em vendas o vendedor precisa, antes de tudo, pensar no cliente.

Antes de sair falando sobre os benefícios e diferenciais do seu produto, deixe o cliente entrar na loja e ter um primeiro contato com os produtos. A partir disso, observe e seja um bom ouvinte procurando descobrir quais os problemas que o seu produto ou serviço tem a resolver.

Respeite o espaço do cliente

É importante que a sua abordagem seja cordial e aberta, dando espaço para o cliente experimentar o seu estabelecimento.

Nunca dê as costas para o cliente, mas mantenha-se suficientemente afastado para que o cliente possa focar naquilo que ele deseja. Ficar grudado nele, vai soar invasivo e deixá-lo desconfortável.

Cuide da sua comunicação

Cartazes, banners e outros recursos gráficos usados no ponto de venda podem ajudar a despertar o interesse do cliente pela compra. E você pode usar desse recurso para tornar o posicionamento da sua marca mais claro para o cliente.

Quer um exemplo? Que tal distribuir placas em pontos estratégicos da loja, dizendo: nossos vendedores são instruídos a tirar dúvidas dos nossos clientes. Fique à vontade no nosso showroom. Se você precisar de ajuda, conte com nossos especialistas.”

Viu só como é diferente?

Ah, e não esqueça também de cuidar da sua postura. Nosso corpo fala sem que para isso tenhamos que dizer uma só palavra.

Para finalizar, lembre-se que o seu foco deve estar em resolver o problema do cliente, fazendo-o se sentir especial. Quem segue por esse caminho, ganha a confiança do cliente e não abre espaço para a concorrência.