11 bons motivos para começar a investir em Customer Success agora mesmo
10/03/2017
6 principais riscos de movimentação financeira para o seu negócio
18/04/2017

Como escolher um meio de pagamento?

Ao escolher um meio de pagamento para as transações de sua empresa, é necessário considerar as vantagens e desvantagens das opções encontradas no mercado.

A escolha deve satisfazer tanto seus clientes quanto as necessidades e objetivos de seu negócio. Uma decisão errada pode comprometer o fluxo de sua receita e interferir na execução do planejamento de suas ações, o que afeta diretamente a fidelidade e confiança de seus clientes e os resultados de sua empresa.

Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, confira, a seguir, alguns dos cuidados a se tomar ao escolher um meio de pagamento.

Segurança

O primeiro fator, e o mais importante a ser considerado ao escolher um meio de pagamento, é a segurança do sistema. Garantir que as transações ocorram com o nível máximo de segurança e estejam protegidas contra tentativas de fraude deve ser uma prioridade.

Ao avaliar a escolha do cartão de crédito como meio de pagamento,  por exemplo, confira se o serviço possui a configuração sob as normas do PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard). Elas são um padrão internacional de segurança da informação que visa reduzir fraudes relacionadas ao cartão de crédito. Isso envolve todas as organizações que lidam com cartões, das principais bandeiras do mercado, como Visa, MasterCard e American Express.

Caso sua empresa atue como e-commerce, é importante, também, considerar se o meio de pagamento é integrado a selos antifraude, o que garante uma análise mais aprofundada sobre as transações realizadas aliada a um banco de dados, minimizando os riscos de uma compra ilegal ou fraudulenta prejudicar o seu negócio.

Custos

Outro critério importante ao escolher um meio de pagamento deve ser os custos envolvidos. Ao optar por cartão de crédito, por exemplo, pode haver custos com a contratação e a manutenção de serviço, além de taxas por utilização. Informe-se sobre a opção que apresenta melhor custo x benefício para você e seus clientes.

Atendimento e suporte

Quando se trata do recebimento de pagamento, é importante questionar sobre o atendimento do serviço antes da contratação. Ter canais de comunicação que sejam eficientes para obter respostas e solucionar problemas de modo ágil é essencial quando se trata de transações monetárias.

Ao escolher um meio de pagamento, verifique se o serviço oferecido dispõe de um canal direto para suporte ao contratante. Um canal de atendimento competente é essencial para diminuir o impacto negativo de eventuais problemas e reclamações do seu cliente.

Por isso, é preciso buscar um serviço que possa atendê-lo e oferecer suporte prontamente. Verifique as opções de atendimento oferecidas e pesquise as impressões e experiências de outras companhias com o atendimento.

Transparência ao escolher um meio de pagamento

Ao considerar um serviço que ofereça determinado meio de pagamento, é essencial conhecer seu sistema. Dúvidas, taxas e minúcias do contrato são dados que devem estar claros ao definir a melhor estratégia.

A transparência da prestadora de serviços de pagamentos em relação às taxas é algo obrigatória, pois sua empresa precisa ter conhecimento dos custos envolvidos em suas transações internas e externas. Com os números expostos de forma clara e precisa, a experiência do usuário é otimizada com o apoio de uma plataforma mais robusta.

Consulte, também, informações sobre a interface dos processos monetários, inclusive se há a possibilidade de realizar um teste no repasse, a fim de avaliar como se dá a experiência de transmissão dos valores.

Taxa de conversão

Ao escolher um meio de pagamento, é importante que o serviço seja utilizado e preferido por grande parte dos clientes de sua empresa. O índice de conversão – ou seja, das compras concluídas – do serviço é um indicativo de como essa decisão pode garantir que sua empresa aumente as vendas.

Por isso, antes de escolher um meio de pagamento, é preciso conhecer o público de seu negócio. Sua taxa de conversão e a satisfação de seus clientes serão prejudicadas se, por exemplo, você optar por disponibilizar apenas pagamentos com cartão de crédito, sendo que seu perfil de cliente tem preferência por boleto.

A escolha dos meios de pagamento oferecidos por seu negócio é altamente estratégica, já que o processo de pagamento é uma etapa fundamental dentro do ciclo de vendas.

Mesmo que todo seu ciclo tenha sido realizado com sucesso, sua empresa tenha investido em ações de atração de leads (potenciais clientes) e em melhorias para seu negócio, para o relacionamento com o cliente e na experiência de compra, se, ao chegar na fase final do pagamento, o cliente encontrar dificuldade, sua taxa de churn (cancelamento e abandono de carrinho de compras) poderá ser alta e levar à perda de vendas.

Por isso, avalie com cuidado a opção que é mais aderente ao perfil de seu cliente, que oferece segurança, transparência, custos e atendimento adequados ao seu negócio.

Quais são os critérios que sua empresa utiliza para escolher um meio de pagamento? Você ficou com alguma dúvida sobre o tema? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários e até a próxima.