planilha para despachante
Planilha para despachante: por que não utilizá-las no controle financeiro?
30/07/2018
Produtividade da equipe
Produtividade da equipe: 5 problemas que podem interferir neste fluxo
13/08/2018

Como inovar no mercado e reinventar negócios tradicionais

como inovar no mercado

Criar vantagens competitivas e implementar melhorias nos processos operacionais são alguns exemplos de como inovar no mercado. Veja como seu despachante pode ir além!

Em um mundo onde as coisas evoluem em ritmo acelerado e as novidades chegam a todo instante, a competitividade dita as regras do jogo.

Nessa dinâmica não importa o segmento de atuação. Se você é uma startup ou um negócio tradicional, a inovação deve ser o seu mecanismo de indução.

Mas, e como fazer com que isso se torne uma realidade aí no seu escritório?

Bem, no post de hoje reunimos algumas ideias para te inspirar e mostrar como isso é possível. Não deixe de conferir!

Para sobreviver, é preciso se reinventar

O avanço da tecnologia tem trazido mudanças significativas para toda a sociedade. Mudamos a forma de nos comunicar, de fazer nossas compras e de pagar por elas.

Desse modo, para atender a esse novo consumidor, que hoje é digital, muitas organizações já começaram a se mexer. E não são poucos os exemplos de empresas que têm substituído processos tradicionais por ferramentas colaborativas e plataformas virtuais de gestão.

E nada disso é por acaso. Afinal, a inovação, apesar de ser um conceito bastante amplo, é um caminho sem volta. Ou seja, para sobreviver é preciso saber como inovar no mercado.

Idéias inovadoras para o seu despachante

Bem, o que temos te apresentado até aqui pode soar um pouco futurista, ou digno de uma grande empresa. Mas não se engane. Inovar é para todos!

E para isso nem é preciso fazer grandes investimentos em tecnologia. Basta que o seu despachante responda a uma necessidade emergente do mercado, ou aproveite uma oportunidade identificada.

Seu escritório pode fazer diferente criando uma vantagem frente à concorrência. Pode ainda, melhorar os processos operacionais para aumentar a sua lucratividade e trabalhar em várias outras frentes.

Para mostrar como isso é possível, separamos algumas dicas. Confira a seguir se quiser ir mais além!

Crie uma metodología diferente de trabalho

A base de muitos negócios tradicionais pode ser a mesma, diga-se o produto final que ele de fato entrega. Entretanto, ele pode usar caminhos diferentes para chegar lá. Para facilitar, vamos à um exemplo. Um curso de inglês, por exemplo, pode inovar na sua metodologia de ensino, fazendo com que o aluno aprenda de um jeito diferente.

O mesmo pode ser feito no seu despachante. Ao invés de fazer a consulta dos débitos dos veículos para seus clientes, abrindo vários sites de pesquisa, porque não resumir a consulta a uma única plataforma?   

Trabalhe a comunicação de forma criativa

Outra forma de chamar a atenção do mercado e se reinventar em meio a um segmento tão tradicional quanto são os despachantes é usando a criatividade na comunicação.

Anúncios bem elaborados, que falem na mesma língua que o seu cliente e que marquem a sua presença na internet podem ser alternativas interessantes. Assim como o uso de ferramentas digitais como estratégia de aproximação.

Crie novas formas de monetizar o escritório

Outra grande sacada é estudar novas formas de monetizar a empresa para saber como inovar no mercado. Muitas empresas estão se diferenciando na forma como recebem dos seus clientes e isso tem se mostrado bastante promissor.

Você pode, além de diversificar a forma de pagamento, usando cartões de crédito, débito e boleto bancário inovar também na forma de vender o seu produto. Será que não caberia vender alguns dos seus serviços criando planos de assinatura? Ou, ainda, para fatiar um dos seus processos em etapas menores? Enfim, são caminhos à se pensar.

A utilização de ferramentas digitais é vital para a inovação

Bem, como você pode ver ao longo deste artigo são várias as possibilidades que o seu despachante tem para encontrar ideias inovadoras.

Como sugestão final, recomendamos que você se permita experimentar novas ideias e testar novas ferramentas digitais para encontrar o seu caminho.

Quem sabe não é a partir desse prisma diferente que o seu pensamento criativo encontre a oportunidade que você está esperando para se manifestar?

E aí, gostou das ideias que lançamos sobre como inovar no mercado? Compartilhe com a gente o que você tem feito e, se precisar, conte com a PagueVeloz para começar essa transformação hoje mesmo!