Como sair do vermelho
Como sair do vermelho na empresa e organizar melhor as finanças
08/10/2018
SMS corporativo
Benefícios do SMS corporativo que o seu despachante precisa conhecer
22/10/2018

Checklist: como pagar contas sem perder os prazos de vista

pagar contas

Para evitar que o dinheiro vá pelo ralo você precisa descomplicar os controles, conhecer os prazos e evitar atrasos nos pagamentos.

Para não perder os prazos e pagar contas em dia você não precisa ser um especialista na área financeira.

Conhecendo algumas ferramentas e seguindo dicas essenciais, você mesmo pode refinar esse controle, com baixo custo e de forma rápida.

Portanto, se você precisa de uma ajudinha para deixar as contas em ordem vai conhecer agora algumas possibilidades. Vamos a elas!

Como pagar contas em dia em 6 passos simples

Refinar os controles sobre o dinheiro que entra e que sai da sua conta permite que você mantenha o fluxo financeiro em dia e não tenha surpresas desagradáveis.

Junto dessas vantagens, você tem mais alguns importantes benefícios em mãos:

  • Consegue identificar todas as obrigações que terá em determinado período
  • Pode verificar se existem faturas em aberto
  • Vai evitar atrasos nos pagamentos
  • Pode se organizar contra uma possível falta de dinheiro.

Bem, motivos você já tem de sobra para colocar a mão na massa. Agora, vejamos o que você pode fazer para colocar tudo isso em prática!

1. Faça uma previsão das contas fixas e variáveis

Para fazer esse lançamento pegue as principais contas e lance um valor estimado, em datas também estimadas.

Lembre-se de ser bastante rigoroso neste controle, criando o hábito de anotar tudo o mais detalhadamente o possível! Sobretudo, sem esquecer dos pequenos gastos. Ou seja, inclua nessa lista despesas financeiras, empréstimos, contas de água, luz, telefone, internet, aluguel, e outras mais, mantendo seu foco nas datas de vencimento.

Faça o mesmo com os custos variáveis. Porém, como ter controle sobre eles é mais complexo, lance uma previsão mais genérica, mas não esqueça de contabilizá-los.

2. Contabilize as novas contas que chegam

Além das despesas fixas, é normal que custos não previstos venham a acontecer. Ainda assim, você deve contabilizá-los para evitar surpresas.

Da mesma forma, registre essas despesas concentrando-se nos vencimentos para não perdê-los de vista!

3. Agende os pagamentos

Para ganhar tempo e evitar pagar contas em atraso procure usar o recurso do agendamento. Além de não correr o risco de esquecer dos pagamentos você pode economizar com isso, visto que evitará possíveis juros.

Outra funcionalidade interessante que você pode usar é o cadastro dos seus fornecedores e clientes. Mantendo esses dados atualizados na sua conta você tem tudo à mão e não perde tempo correndo atrás destas informações na hora de efetuar seus pagamentos.

4. Antecipe-se a possíveis faltas de dinheiro

Feitos todos os lançamentos, e ao cruzá-los com as contas a receber, você conseguirá ter uma noção de como estará o seu financeiro a curto prazo.

A partir daí poderá decidir quais serão as suas prioridades e quais as melhores soluções para evitar uma inadimplência.

Se perceber que o orçamento vai estar apertado, pode negociar os prazos com os credores, ou ainda, pedir a antecipação das vendas.

O importante é priorizar o pagamento das contas e evitar ter que arcar com juros, multas, o nome sujo e os cortes nos serviços.

5. Avalie a sua realidade e planeje o seu futuro

Planejamento é a palavra de ordem para fugir nos malabarismos no seu financeiro. Afinal, com organização você consegue evitar se endividar mais do que deveria.

Para isso, é importante que você estabeleça um orçamento mensal e não abuse do crédito, para conseguir pagar contas em dia, sem desperdiçar o dinheiro com juros.

Agora que você conhece os passos mais importantes para pagar contas sem perder os prazos de vista, que tal colocar tudo isso em prática? Lembre-se que você pode contar com a PagueVeloz para isso.

 

Conta de Pagamento: como emitir cobranças e receber pagamentos sem ter conta em banco