Boleto ou cartão? Dicas para decidir o melhor caminho para comprar na internet
19/02/2015
5 dicas para comprar de maneira segura na internet
13/03/2015

Como reduzir custos operacionais do seu e-commerce

Há dois modos de aumentar o lucro do seu negócio: impulsionando as vendas ou reduzindo o custo operacional. Há milhares de artigos na internet que tratam de como melhorar as receitas através de investimento em marketing, promoções, estoque, diversificação de produto e etc. E isso é muito legal. Entretanto, não se pode somente ficar na mentalidade de que o importante é vender cada vez mais.

É igualmente importante repensar procedimentos e estratégias visando a redução dos custos operacionais. Muitas vezes, reduzir custos pode significar melhoria no serviço prestado, nos processos internos ou na troca de parceiros chave para seu e-commerce. Dentre os meios de redução de custos operacionais da sua loja online, vamos tratar aqui da utilização de um sistema integrado, da revisão dos procedimentos operacionais e das soluções de pagamento. Confira!

Utilização de sistema integrado

Quantos sistemas você usa para gerir toda a sua loja? Um, dois, vários? Isso deve ser mudado. Imagine que você use uma plataforma para gerir sua loja online, um ERP para gerir seu estoque e lançamento de notas de sua loja física (mantendo o mesmo estoque), o site da transportadora para gerar as etiquetas de envio, além de várias planilhas do Excel para gerar o avanço e lucro da empresa. E nada disso é integrado. Soa familiar?

O resultado disso é uma grande perda de eficiência na gestão de seu negócio. É preciso investir na integração dos seus sistemas. Isso trará muito mais dinamicidade para sua empresa, trazendo benefícios como: redução gargalos entre setores, perda de tempo ao inserir os mesmos dados em vários sistemas diferentes, otimização dos procedimentos internos, diminuição de espaço para erros.

Quanto maior o seu e-commerce, maiores são as perdas (e os custos) por não possuir um sistema integrado.

Revisão dos procedimentos

Qual é exatamente o procedimento de sua empresa, passo a passo, desde a compra de produtos nos distribuidores até a venda para o consumidor final? Muito tempo (e dinheiro) é perdido com processos mal delimitados ou inexistentes. Saiba sempre qual é o próximo passo! Um pedido foi feito, e agora? Separo o produto no estoque? Vejo se o pagamento foi concluído com sucesso? Já imprimo a etiqueta de envio? Existem vários caminhos possíveis, e não tê-los claramente é um dos erros mais comuns de novos (e até grandes) e-commerces.

Para solucionar este problema é preciso desenvolver um fluxograma de trabalho. Pense em todos passos e organize, por setores, o que cada um deles deve fazer, em ordem sequencial, para que o motor de sua empresa rode sem precisar de muita manutenção. Há varias vantagens em possuir um fluxograma de trabalho, como, por exemplo:

  1. Deixar claro qual é a relação entre cada um dos setores e onde deve haver um trabalho de comunicação entre eles. Você e seus funcionários entenderão de modo mais claro como cada um contribui para o funcionamento de sua empresa.
  2. Permitir que você analise e encontre falhas ou gargalos no seu fluxo de trabalho.
  3. Aumentar a eficiência de sua empresa e medir o que funciona e o que não funciona.
  4. Facilitar o treinamento de novos funcionários.

Solução de pagamentos

Sem sombra de dúvidas um dos tópicos mais pesquisados por quem trabalha com e-commerce é “qual o melhor meio de pagamento para o meu negócio”. Muita pesquisa é feita até que se decida utilizar um gateway de pagamento ou um intermediador específico. Ocorre que várias empresas param de pesquisar sobre o assunto após fazer uma decisão inicial e, mesmo que esteja tudo funcionando bem, podem estar perdendo dinheiro em cada transação ou perdendo eficiência na operação como um todo.

Na hora de fazer uma nova pesquisa, é preciso levar em consideração alguns pontos:

  • Há algum novo serviço no mercado que possa me atender melhor? Há poucos anos, no mercado brasileiro, havia apenas algumas soluções de pagamento para os empreendedores escolherem. Mas nos últimos anos várias novas opções estão surgindo e vale a pena ver se elas se adequam melhor ao seu negócio.
  • É possível reduzir as taxas que pago? Seja renegociando com sua solução atual, seja buscando soluções novas, quase sempre é possível reduzir alguma das taxas pagas — pela venda em cartão de crédito, débito ou boleto, além de taxas para o parcelamento das compras pelos seus clientes.
  • Há novos serviços que podem facilitar a gestão da minha empresa? Já há soluções de pagamento que permitem que você utilize o saldo para pagar contas, ou que informa no sábado os pagamentos em boleto efetuados às sextas-feiras, por exemplo.
  • Há soluções que liberam o dinheiro dos pagamentos em prazos menores? Há empresas que permitem que você saque o dinheiro apenas após 14 dias do pagamento, outras 7 e outras até de maneira imediata! Quanto mais rápido você tiver o seu dinheiro na mão, melhor será para gerir o seu fluxo de caixa.

Dentre as novas soluções de pagamento no mercado que oferecem serviços diferenciados e melhores condições, está a PagueVeloz. Visite nosso site e veja como nossos serviços podem ajudar o seu e-commerce a reduzir custos e prosperar!