estar na internet
Seu escritório despachante precisa estar na internet?
24/09/2018
pagar contas
Checklist: como pagar contas sem perder os prazos de vista
15/10/2018

Como sair do vermelho na empresa e organizar melhor as finanças

Como sair do vermelho

Vender mais pode não ser a saída para você tirar a empresa do sufoco. Afinal, sem uma gestão financeira é impossível ter equilíbrio entre os ganhos e os gastos.

Quando existem muitas dívidas batendo à porta pode ser difícil acreditar na recuperação da empresa, mas saiba que a sobrevivência é possível. O primeiro passo para isso está em manter o ânimo e aprender como sair do vermelho, usando a estratégia correta.

E é um pouco mais sobre isso que você verá neste artigo. Portanto, se a sua empresa está passando por essa situação delicada, não se preocupe! Você está no lugar certo!

Saiba como sair do vermelho e equilibrar as contas da empresa

Cuidar do orçamento dos negócios não é uma tarefa fácil para os empreendedores. É preciso controlar diversas variáveis, entre elas: o capital de giro, as datas de pagamento e de recebimento, o salário dos funcionários e outras mais. Ou seja: é preciso ter muita disciplina e planejamento, além é claro, de aprender onde cortar custos.

No entanto, com tantas tarefas a cumprir pode ser difícil estabelecer prioridades para descobrir como sair do vermelho.

Se essa é também a sua dificuldade, confira a seguir quais devem ser os seus primeiros passos.

Conheça a fundo as finanças da sua empresa

O primeiro passo para saber como sair do vermelho é entender a sua real situação. Afinal, sabendo onde está, se torna possível saber onde você quer chegar.

Portanto, pare e busque identificar as raízes do seu problema. Faça uma avaliação profunda para identificar os motivos que levaram às suas finanças a saírem dos eixos e prepare-se para organizar tudo o que entra, o que sai e quanto sobra no final.

Organize o dinheiro que entra e sai do seu caixa

No geral, a escola não ensina as pessoas a cuidarem do seu dinheiro, ou seja, a não gastarem mais do que ganham. E em muitas situações é essa realidade que o empresário traz para a gestão do orçamento da empresa.

Para sair dessa, é preciso buscar informação e aprender a fazer a gestão financeira. Ou seja, é essencial encontrar um equilíbrio entre o dinheiro que entra e sai dos caixas da empresa.

Para fazer isso é essencial que você monitore o seu fluxo de caixa todos os dias.

Ele é a bola de cristal dos empreendedores! Afinal, quando você faz a tarefa de casa e registra o que tem a pagar e a receber, consegue antecipar períodos de dificuldade e lidar melhor com eles.

Diminua as despesas fazendo cortes estratégicos

Procure resgatar o histórico de contas da empresa, pelo menos dos últimos 3 meses. Verifique quais foram e quanto você gastou com elas. A partir daí faça uma análise do que pode ser cortado.

Por incrível que pareça sempre dá para cortar gastos. Um bom exemplo disso é o dinheiro que você desperdiça com taxas e manutenções bancárias.

Neste caso, organizar para que todas as suas transações sejam realizadas em uma única plataforma – em uma conta de pagamento – pode representar um dinheirinho extra e salvador no seu caixa. Já pensou nisso?

Procure alternativas para respirar mais aliviado

Quando você conhece a sua realidade fica mais fácil perceber como sair do vermelho.

Nestes casos a solução pode estar em uma simples negociação. Portanto, converse com seus fornecedores na tentativa de estender o prazo de pagamento ou baixar o valor mediante um pagamento à vista.

Em outros, a melhor alternativa pode estar na antecipação de uma venda. Desse modo a empresa tem acesso a um dinheiro que é seu, de forma prática e imediata. E assim pode conseguir aquele fôlego extra que precisa para honrar seus compromissos e crescer.

Não se pode desprezar o fato também de que há casos onde demissões, mudanças de ramo e outras medidas mais extremas podem ser necessárias. O importante nessa situação é agir com transparência e avaliar com cautela todos os cenários possíveis.

Hora de decolar!

Olha quantas coisas mais você precisa analisar, além das suas vendas, para manter o caixa em ordem! Caso contrário, nem dobrando o faturamento o dinheiro será a solução dos seus problemas.

Portanto, não espere que as coisas fujam do seu controle para agir e lembre-se: a PagueVeloz tem muito a fazer por você! Conheça as nossas soluções e descubra como sair do vermelho. A hora de fazer a sua empresa decolar é agora!

 

Conta de Pagamento: como emitir cobranças e receber pagamentos sem ter conta em banco