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03 dicas que mostram ao despachante como se diferenciar no mercado

como se diferenciar no mercado

Fazer mais do mesmo é bastante arriscado nos dias de hoje. O cliente quer o feijão com arroz bem feito. Mas, conquista verdadeiramente o seu coração quem consegue surpreendê-lo com algo além do esperado.

Foi-se o tempo em que os líderes de mercado eram apenas grandes empresas, com alto poder de investimento. As pessoas, hoje, querem proximidade, interação. Não um atendimento robotizado, em massa. E isso abre um leque enorme de possibilidades para que qualquer empresa se destaque no mercado, inclusive o seu despachante. Então, o negócio é saber aproveitar essas oportunidades, buscando entender como se diferenciar no mercado. Sobretudo, para mostrar que você não é mais um no meio da multidão.

Agilizar a documentação do veículo, oferecer preço justo, cumprir prazos…é o básico nessa história. E você certamente já oferece isso no seu despachante. Mas, você já parou para refletir sobre o que pode fazer de diferente? Ou talvez sobre como oferecer esse algo a mais?

Como se diferenciar no mercado e mostrar que você é um despachante inovador

Se por um lado a tecnologia tomou seu espaço, também fez crescer o valor que as pessoas dão aos relacionamentos. E esse pode ser o ponto de partida para que o seu despachante entenda como se diferenciar no mercado.

Humanize o seu atendimento

Às vezes até pode parecer que seremos engolidos por tanta tecnologia. Acordamos já vidrados no celular e nos mantemos conectados a ele durante o dia todo, para agilizar inúmeras tarefas.

Nessa rotina, fazemos quase tudo pela internet. Muitas pessoas, inclusive usam dela para otimizar seu tempo e conseguir, sem sair de casa, resolver o que precisam de um despachante.

Mas, acalme-se, isso não precisa significar o fim do atendimento presencial. Muito pelo contrário. Com tanta tecnologia disponível, as pessoas sentem falta mesmo é de gente.

A grande sacada, então, para mostrar que você é diferente está em duas palavras: no atendimento humanizado.

E como fazer isso na prática? A chave dessa resposta está na empatia e na credibilidade. Se o seu cliente perceber que pode contar com você, não será difícil conquistá-lo. Então, se coloque no lugar do seu cliente e busque surpreendê-lo com o seu atendimento.

Pode ser um simples mimo e uma carta de agradecimento entregue junto ao documento do veículo. O cliente sempre vai gostar de se sentir especial. Principalmente quando você individualiza o atendimento para que ele tenha uma boa experiência.

Mantenha o foco nos benefícios

Outra maneira de mostrar que você sabe como se diferenciar no mercado é mirando o seu foco na solução. Ou seja, no benefício que o cliente tem ao fechar o negócio com você.

Assim, quando o cliente vier até você para fazer uma cotação para a transferência do veículo, por exemplo, não pense em atendê-lo para fechar a venda. Mas, entenda que ele tem um problema que precisa ser resolvido.

Então, acerte o seu discurso para fazer o cliente comprar o seu serviço sob a ótica do benefício.

Oferecendo uma consulta veicular completa

Na prática isso pode acontecer mais ou menos assim: (vamos resgatar a transferência do veículo que citamos anteriormente para exemplificar).

Digamos que o cliente X entrou no seu escritório porque queria regularizar a transferência do veículo. No entanto, você percebe que ele está buscando o menor preço.

Para não perder essa venda, ou não ter que baixar as suas margens você pode lembrar o cliente da importância / dos benefícios dele fechar o serviço com você.

Fale da importância de fazer uma consulta veicular completa e de tudo que é possível saber nessa consulta. Lembre o cliente também das complicações que ele pode ter se a consulta dos débitos veiculares desse veículo não for feita corretamente, antes da transferência do veículo para o seu nome.

Ao enfatizar os benefícios e não apenas o produto em si ( a transferência, neste caso), você demonstra autoridade no assunto e mostra que é a melhor solução para o seu cliente.

Olhando por essa perspectiva, o cliente pode até desistir de um concorrente que está oferecendo um preço mais baixo. Afinal, é como diz o ditado, o barato pode sair caro no final.

Acompanhe a evolução digital

Para concluir nosso raciocínio, um ponto que não poderia ficar de fora: a inovação no que diz respeito a tecnologia.

Imagine um cliente, chegando no seu despachante e se deparando com um computador de décadas atrás, cálculos feitos na calculadora, pilhas de papel empilhadas e processos completamente ultrapassados. Qual a percepção que ele teria?

Bem, sinceramente podemos afirmar que não seria das mais positivas. E outra, o cliente que não reparar nessas coisas certamente não vê valor no seu serviço. Está preocupado mesmo é com o preço. E cá para nós, cliente que por preço vem, por preço vai embora. E não é isso que você quer, não é mesmo?

Então, vale apostar nas ferramentas digitais que estão disponíveis, hoje, tanto para o seu celular, como o tablet ou computador para otimizar e simplificar algumas tarefas.

Vai dar trabalho sair dessa zona de conforto? Pode ser, mas só existe futuro para quem não fica parado.

Se você gostou do conteúdo sobre como se diferenciar no mercado, conhecer dicas complementares sobre gestão e inovação pode ser oportuno para o seu despachante. Confira no blog da PagueVeloz e continue com a gente.