chargeback
Chargeback descomplicado: como evitar o cancelamento de compras?
27/07/2020
saque digital no Banco24Horas
Como fazer um saque digital no Banco24Horas usando QR Code?
31/08/2020

Conta Digital x Conta Tradicional, você sabe qual a diferença?

conta digital

Que a conta digital veio para ficar, disso ninguém duvida. Com menos taxas, menos burocracia e serviços mais baratos ou mesmo isentos, elas caíram no gosto popular. Mas qual a diferença entre ela e a conta tradicional? E será que são seguras?

Ter uma conta digital é cada vez mais comum no Brasil. Por aqui, o número de contas desse tipo já está na casa dos milhões, com um crescimento contínuo a cada ano. E as transações financeiras passam as cifras dos bilhões. Mas esse fenômeno é uma tendência global, afinal, as pessoas estão cada vez mais “sem tempo” e em busca de praticidades.

E engana-se quem pensa que apenas os jovens abrem contas digitais. Pessoas de todas as idades estão aderindo a esta nova modalidade, e isso tem uma explicação: elas descobriram as vantagens de migrar do sistema tradicional bancário para esse novo universo de facilidades, onde qualquer movimentação financeira é realizada em um clique.

Mas apesar da rápida adesão, algumas pessoas ainda desconfiam quando ouvem falar nas tais contas digitais. Perguntas como “Será que são seguras?”, “Tem risco de perder meu dinheiro lá?” ou “E se eu precisar de um atendimento personalizado, como faço?” ainda são comuns. E é para desmistificar tudo isso que escrevemos esse artigo. Vamos com a gente?!

O que é uma conta digital?

Conta digital nada mais é do que uma modalidade mais dinâmica de conta, em que o cliente pode fazer uma série de movimentações financeiras sem a necessidade de ter que se deslocar até uma agência bancária. Tudo é feito pela internet, seja por aplicativo de celular ou computador, e com segurança. Nela, é possível efetuar serviços como: depósitos, transferências, pagamento de boletos, empréstimos, compras online, recarga de celular.

E a conta tradicional?

A conta tradicional, por outro lado, é muito mais analógica (o oposto de virtual): vamos ao Banco para abri-la, resolvemos quase tudo na agência, normalmente temos um gerente específico para resolver possíveis pendências, oferecer crédito, entre outros. Via de regra, sempre temos que nos deslocar até lá quando queremos contratar algum novo serviço.

Quais as vantagens da conta digital?

Há uma série de benefícios nas contas digitais. Porém, o que mais se destaca é o financeiro. Em alguns casos, uma conta digital pode ser até 50% mais barata do que uma conta convencional. A opção da PagueVeloz, por exemplo, tem diferenciais interessantes, que é a elaboração de planos tarifários personalizados para cada cliente, com isenção de tarifas de manutenção ou mensalidades, ou seja, você só paga o serviço que utilizar.

Outra vantagem que já adiantamos mais acima é a forma de fazer as transações: tudo de maneira online, intuitiva, e com a mesma segurança que você tem em um Banco.

Os usuários dessas contas ainda apontam um terceiro diferencial: o atendimento. Isso mesmo. Apesar do cliente não ter como ir a uma agência física para tratar da sua conta digital. Ou seja, o atendimento é feito de maneira personalizada, focada no problema do cliente. Além disso, em um horário muito mais ampliado do que um Banco tradicional, que normalmente abre no meio da manhã e por volta das 15h ou 16h já está fechado para o atendimento do público.

“Além de ser mais barata, tudo online e com esse atendimento personalizado, em horários maiores, minha experiência com contas digitais também me fez perceber mais outra coisa: a experiência do usuário parece mais fácil do que nos Bancos comuns. Tenho a sensação de que a navegação é mais fácil, as informações estão aonde precisam estar, e a gente não fica perdida”, conta Claudia de Oliveira, adepta da conta digital há cerca de um ano.

Como abrir uma conta digital?

O processo para abrir a conta digital é muito rápido. Basta preencher um cadastro na página da instituição de sua escolha e, em alguns casos, enviar uma foto sua, foto dos documentos pessoais e comprovante de residência. Pronto! Se for conta para empresa, daí será necessário encaminhar a identidade civil dos sócios e do sócio administrador. 

E se quiser encerrá-la? É tão simples como foi abrir: faz tudo pela internet!

Contas digitais são seguras?

A segurança tecnológica das contas digitais é equivalente às demais contas no que diz respeito ao acesso. Contudo, nunca é demais ressaltar que o consumidor também é parte desse processo de segurança. Evite entrar em sites considerados perigosos (conteúdo adulto, jogos online, etc.) pelo mesmo dispositivo em que acessa sua conta. Isso evita que softwares mal-intencionados roubem informações do computador ou celular, como senhas.

Em relação à segurança da instituição em si, enquanto prestadora desse tipo de serviço, busque saber se a mesma está atuando dentro das normas do Banco Central.

Não confunda conta digital com conta digitalizada

Importante lembrar que conta digital é diferente de conta digitalizada. Praticamente todos os Bancos migraram suas contas correntes para o ambiente web. Mas isso não faz dela uma conta digital, pois você continuará pagando tarifas de manutenção, mensalidades e outras coisas que na conta digital normalmente não tem. Ou seja, fique atento para não ser enganado!

Venha para a PagueVeloz

Se você quer ter as principais funcionalidades de uma conta tradicional, mas sem toda aquela burocracia, filas intermináveis, podendo fazer todas as suas operações de qualquer lugar, pelo App, então está na hora de migrar para a Conta Digital da PagueVeloz. Diferente das demais empresas do mercado, ela não consulta SPC ou SERASA para aprovar um novo cadastro.

Melhor que isso, impossível, não acha? Então, acesse agora mesmo o nosso site, clique em cadastre-se, e tenha um mundo de possibilidades ao seu alcance! 

Se ainda precisar de mais informações, temos um e-book bem completo aqui.