Taxas de antecipação do cartão de crédito
Taxas de antecipação do cartão de crédito: cuidados para não cair em pegadinha
06/05/2019
futuro dos serviços financeiros
Fintechs: o que o futuro dos serviços financeiros reserva pra você
27/05/2019

Os desafios para controlar e conciliar vendas com cartões

conciliar vendas com cartões

Saber se as vendas feitas no cartão foram confirmadas pela rede adquirinte, quanto se tem a receber e se o valor pago é realmente o valor devido são algumas questões que podem tirar o sono dos empreendedores.

Hoje, no meio de tantos fatores que devemos dar atenção na gestão financeira de uma empresa, certamente conciliar vendas com cartões é uma delas.

Além de garantir a visibilidade sobre o fluxo de recebimentos, fazer esse controle pode evitar muitas perdas. Além é claro, de melhorar a produtividade e contribuir para a boa reputação da empresa no mercado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que justificam e podem auxiliar esses controles, otimizando tempo e é claro, sempre pensando na melhor rentabilidade da sua empresa.

Quais as dificuldades em conciliar vendas com cartões?

Conferir e validar as informações das vendas feitas com cartões, controlando as operações e os valores a serem recebidos é uma tarefa crucial no financeiro de uma empresa.

Afinal, sem essa informação como você vai conseguir administrar o fluxo de caixa e manter a saúde financeira da empresa em dia?

Agora, temos que concordar que realizá-la não é uma tarefa fácil, sobretudo, quando há diferentes operações e bandeiras envolvidas.

Quer um exemplo?

Imagine que você realizou três vendas no mesmo dia, para diferentes clientes, que usaram diferentes cartões. Um pagou no débito, o outro pagou no crédito à vista e o outro no crédito em 5 vezes. São três operações distintas, com taxas diferentes e que você vai receber em dias alternados.

Dá para imaginar o desafio, não é mesmo?

Se sua empresa faz esse controle de forma manual ou perde muito tempo com essa função, saiba que você pode – e deve – mudar os métodos utilizados.

O que não se pode fazer é perder o controle dessas vendas, afinal, é o saldo positivo do seu caixa que está em jogo.

Erros que podem ser detectados nessa operação

Cancelamento das vendas

As vendas feitas no débito ou no crédito podem ser canceladas por diversos motivos. Existem casos onde o próprio cliente pode fazer a solicitação. Em outros, o cancelamento pode ter sido gerado por uma falha no sistema.

Por isso, o quanto mais rápido você identificar esses cancelamentos, mais rápido vai poder agir para evitar prejuízos ou recuperar a compra.

Venda em duplicidade

Reclamações de clientes envolvendo cobranças em duplicidade são bastante frequentes e podem manchar a reputação de qualquer empresa.

Para não correr esse risco e estornar o valor, caso isso aconteça, a conciliação das vendas precisa ser eficiente. Seu cliente ganha com isso e você também, mostrando eficiência e atenção.

Cobranças indevidas

Crédito parcelado, à vista, débito, vale refeição…enfim, são tantas operações e bandeiras distintas que saber, de cabeça, quais as taxas de cada operação é um tremendo desafio. Sem contar no acompanhamento de outras cobranças, como o aluguel da máquina, que você paga para usar estes serviços.

Se no seu extrato eletrônico esses débitos não ficam claros pra você, ou ainda, não são informados, perder dinheiro é bem fácil. Portanto, fique atento!

Atrasos no pagamento

Conhecer o valor repassado e por data é um dos benefícios que você tem fazendo uma correta conciliação das vendas. É isso que vai permitir que você assuma compromissos com fornecedores, funcionários e realize novos investimentos.

Neste caso, havendo algum atraso no repasse, você vai ter informações suficientes em mãos para cobrar o depósito ou até mesmo cancelar o contrato com a operadora.

Aproveite os benefícios da antecipação automática

Saber se as vendas feitas no cartão foram confirmadas, quanto você tem a receber descontando as taxas e o prazo que esse montante vai estar disponível pra você pode exigir tempo e controles bastante apurados.

O que na maioria dos casos não pode ser feito de forma manual, exigindo a contratação de um sistema para automatizar esse processo.

Agora, pense comigo, tudo não seria bem mais fácil se o dinheiro entrasse na sua conta de uma só vez, assim que a venda fosse autorizada?

Com certeza! E esse desejo se torna possível com a antecipação automática dos recebíveis.

Com ela, além de facilitar a administração diária do seu negócio, você tem inúmeras vantagens. Pode receber o seu dinheiro de forma prática e imediata e ainda, ter informações confiáveis e em tempo real dos recebíveis das suas vendas.

Mesmo assim, é importante ficar de olho nas pegadinhas! Para se precaver, siga conosco e confira este artigo complementar em que falamos desse assunto.

 

Conta de Pagamento: como emitir cobranças e receber pagamentos sem ter conta em banco