automação de serviços financeiros
A automação de serviços financeiros e os benefícios para o seu despachante
04/06/2019
como vencer a concorrência
Como vencer a concorrência no mercado despachante
17/06/2019

Cuidados que você precisa ter com suas senhas na internet

cuidados com senhas

Senhas complexas ajudam a evitar que pessoas mal intencionadas acessem suas informações. Entenda como criar senhas seguras e conheça algumas técnicas que você pode usar para se manter protegido.

A falta de cuidado com as próprias senhas expõe a privacidade e a segurança de pessoas e organizações.

São milhares de credenciais que vazam de sites e serviços digitais todos os dias, causando instabilidades nos sistemas, prejuízos financeiros e danos muitas vezes irreversíveis à reputação dos envolvidos.

O uso indiscriminado de senhas simples e fáceis de serem descobertas e a falsa sensação de que você está protegido faz com que esse quadro seja bastante frequente.

Pensando na sua segurança, criamos esse artigo para chamar a sua atenção para o assunto.

Siga com a gente e entenda como se proteger desde o básico, passando por todos os pontos importantes da criação a manutenção das senhas para deixá-la à prova de invasores.

Cuidados com suas senhas: como criar e mantê-las seguras

O uso de senhas fortes permite que possamos acessar com segurança as mais diversas tecnologias digitais.

Elas são as barreiras mais básicas e eficazes de protegermos as nossas informações de pessoas mal intencionadas que querem ler, copiar, modificar e até destruí-las sem a nossa permissão.

Mas, para isso é preciso tomar alguns cuidados com essas senhas. Sobretudo porque as estratégias usadas pelos invasores estão cada vez mais inteligentes.

Elementos de uma senha forte

A primeira coisa que você precisa ter em mente ao criar uma senha é que ela precisa ser forte. Ou seja, deve ser difícil de ser rastreada e copiada por um programa de computador.

Para isso ela precisa reunir duas qualidades:

  • Ser longa: quanto mais longa ( acima de 8 caracteres) mais dificuldades você vai criar para o hacker que tentar invadir sua conta
  • Ser complexa: além do comprimento, misturar letras, números e símbolos ajuda a dar complexidade a ela, aumentando a sua segurança.

Jamais compartilhe senhas com terceiros

Você pode tomar esses cuidados e criar senhas longas e complexas, mas nada disso será útil se elas caírem em mãos erradas. Portanto, além dos cuidados na criação, cuide-se também dos olhares bisbilhoteiros. Não compartilhe suas senhas com terceiros e mantenha-as apenas na sua memória.

Lembre-se que ninguém mais além de você precisa delas, nem mesmo seu colega de trabalho ou funcionário da instituição financeira com a qual você trabalha.

Na PagueVeloz a segurança é um valor essencial e ele é percebido em todos os processos, inclusive no login da sua conta.

Você tem a possibilidade de criar senhas individuais para cada pessoa que precisa acessar a conta, com permissões específicas e confiáveis. Portanto, use essa funcionalidade sem moderação!

Uma senha não pode ser vitalícia

Agora que já passamos pelas principais dicas para a criação de uma senha segura, não se esqueça de atualizá-las com frequência.

Caso a sua credencial seja roubada, ela poderá ser usada infinitas vezes até que você a altere. Portanto, troque as suas senhas periodicamente e tenha cuidado ao digitá-las.

Jamais salve-as no seu computador ou use as suas senhas em redes públicas. Estes locais geralmente têm malwares que podem roubar suas senhas.

Dicas extras que aumentam a sua segurança

Para complementar sua segurança, apontamos abaixo os pontos de atenção básicos para criar sua senha e torná-la única e pessoal.

  • Não use dados pessoais, como datas de aniversário, seu nome e outros dados óbvios para criar suas senhas. São informações fáceis de serem adivinhadas
  • Não use palavras invertidas, com erros ortográficos ou abreviações pelo mesmo motivo
  • Use senhas diferentes para todas as contas que você possui. Se ela vazar em um site, você evita que as demais contas possam ser acessadas
  • Ao sair de um site ou aplicativo, lembre-se de deslogar
  • Não use números ou letras consecutivas, pois isso facilita o trabalho dos softwares utilizados para descobrir senhas
  • Use uma sequência de 6 palavras escolhidas aleatoriamente (incluindo caracteres especiais, letras e números) para criar uma frase-chave. Esse método é chamado de diceware e são bastante recomendados para sua segurança.
  • Habilite a autenticação em 2 etapas sempre que o site ou serviço permitir. Lembrando, esse recurso está disponível na PagueVeloz.
  • Utilize aplicativos de gerenciamento de senhas, como por exemplo 1Password e o Lastpass. Eles podem te dar uma ajuda extra na hora de gerar senhas mais complexas.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para sua segurança! Não se esqueça de compartilhar para alertar seus colegas e familiares sobre esses riscos.