Fidelizar os clientes do despachante não é tarefa das mais fáceis. Mas também não é uma meta impossível de se atingir.
Oferecer um bom serviço é o primeiro passo, mas é preciso ir além do esperado. Hoje em dia a experiência de compra se tornou um fator fundamental na relação entre clientes e empresas.
Os consumidores querem que suas necessidades sejam atendidas de forma global.
Você deve presumir que a sua oferta deve atender a todas as expectativas da sua clientela.
Nós sabemos que acaba de surgir uma dúvida em sua cabeça: “Afinal, quais são essas necessidades”?
Para aliviar a sua angústia, é justamente sobre isso que este artigo trata!
Acredite: vale muito a pena primeiramente entender o que os clientes esperam do seu despachante, para só então traçar uma estratégia de atendimento.
O bom atendimento está para o seu faturamento da mesma forma que o plantio está para a colheita. Vamos começar a semear?
Um bom atendimento, para efetivamente fidelizar os clientes do despachante, requer muito mais do que cortesia e atenção.
A gentileza soma positivamente na sua abordagem, é claro. Mas, o que os clientes realmente esperam é ter seus problemas resolvidos.
Para isso, cabe a você entender as necessidades que cada cliente apresenta, fazendo-os perceber que realmente estão diante da melhor oferta.
E como você terá sucesso nessa missão é uma resposta que deve vir do seu cliente.
Esteja com os ouvidos abertos e faça perguntas. Conheça bem seus clientes, seus hábitos, desejos, o histórico de compras, os custos envolvidos nesse atendimento e determine como atender a essas necessidades.
Lembre-se de ser específico na sua proposta de valor. Para determinado cliente, um desconto pode ser uma vantagem, enquanto que para outro, ter a chance de parcelar os débitos do veículo pode ser a grande sacada.
Portanto, concentre-se em dar respostas viáveis que realmente solucionem a demanda do seu cliente e acredite: fazer isso pode fazer o seu faturamento decolar.
Isso aqui você já sabe de cor: uma pessoa que não é bem atendida dificilmente volta a fazer negócio com uma empresa. Claro que essa máxima vale também para o despachante veicular.
Porém, quando o oposto acontece, duas mágicas acontecem:
A soma destes dois fatores faz com que os ganhos do escritório sejam recorrentes durante um longo período.
Quando o cliente torna-se o centro das atenções do seu escritório, os resultados são visíveis para o despachante veicular.
Crie uma cultura que orienta o atendimento de toda a empresa a satisfazer as necessidades dos clientes.
Com ações planejadas, existe maior sintonia entre a equipe e todos se tornam mais engajados com essa proposta de valor.
Por consequência, o despachante tem um melhor atendimento e processos mais ágeis e eficientes. Isso torna possível aumentar a produtividade do escritório sem perder em qualidade.
A divulgação espontânea ajuda a criar uma relação de confiança, que agrega valor e amplia a credibilidade do despachante no mercado.
Clientes satisfeitos são a melhor propaganda que um despachante veicular pode ter.
Além disso, ficar por dentro do que se fala por aí é uma forma estratégica de colher feedbacks.
Assim, se torna possível entender o que é realmente relevante para os clientes e atender bem essa demanda.
Aqui fica mais uma dica: estude particularmente os pontos fracos de sua concorrência no que diz respeito ao atendimento e aprenda com os erros deles!
Quando se quer conquistar um novo cliente é preciso investir em propaganda, realizar promoções e outros esforços de marketing e vendas.
E tudo isso tem um custo, é verdade. Mas, que se torna muito menor quando o cliente já conhece o seu escritório.
É por isso que investir na manutenção dos clientes atuais, ou seja, na fidelidade deles é muito mais negócio.
Para isso, não deixe que o bom atendimento termine com o fechamento da primeira venda. Faça com que seus clientes saiam satisfeitos e queiram voltar, trazendo muitos outros além dele.
Além destas, existem outras várias estratégias que você pode aplicar para fidelizar os clientes do despachante veicular e otimizar o seu faturamento. Fique ligado em nosso blog para se manter bem informado e garantir diferenciais para o seu negócio.