estratégias para aumentar o ticket médio
Estratégias para aumentar o ticket médio do seu escritório despachante
28/01/2019
como se diferenciar no mercado
03 dicas que mostram ao despachante como se diferenciar no mercado
04/02/2019

Dicas práticas de como controlar as contas da empresa

como controlar as contas da empresa

Colocar as finanças em ordem acelera o crescimento dos negócios e pode salvar a empresa da falência.

Todo empreendedor sonha com o sucesso. Porém, os caminhos para chegar lá nem sempre são fáceis. Prazos, receitas, despesas, etc. são muitas as variáveis que precisam ser controladas. No entanto, mesmo em meio a tantas atribuições, uma habilidade não pode ser esquecida: saber como controlar as contas da empresa.

É nela que está um dos grandes segredos dos empreendedores bem sucedidos: a capacidade de saber cuidar bem do dinheiro da empresa.

Fazer isso exige disciplina, mas não precisa ser tão difícil quanto parece. Conheça algumas dicas práticas que podem ajudar.

Como controlar as contas da empresa

Quem decide dar um basta na bagunça financeira da empresa tem muitos benefícios. Consegue saber quais produtos e serviços dão mais retorno e quais custam mais do que rendem. E ainda, pode avaliar se contas estão consumindo mais dinheiro que deveriam e até consultar o seu nível de endividamento. Dados estes fundamentais para a perenidade dos negócios.

Portanto, se você tem essa necessidade, mas não sabe por onde começar, anote as dicas a seguir para colocar a mão na massa.

Analise o dinheiro que entra e sai do seu negócio

Para começar é preciso que você consiga controlar todo o dinheiro que entra e sai do caixa da empresa. Nessa tarefa, lembre-se de registrar todas as movimentações, inclusive os pequenos gastos.

Para que nada fuja do controle, especialmente para o pequeno empresário, é importante que esse acompanhamento seja diário.

Nesse controle, inclua as compras e vendas da empresa e fique bem atento aos gastos e ganhos futuros. Tudo para conseguir ter previsibilidade sobre seu dinheiro.

Conheça os seus números e ofereça opções seguras de pagamento

Saber como controlar as contas da empresa exige também planejamento das finanças do negócio. Por isso, é importante manter o fluxo de caixa atualizado.

Ao analisar esses números você adquire uma visão mais ampla das finanças da sua empresa, podendo saber com mais precisão qual será a sua situação no futuro. Assim, tem informações preciosas para tomar as suas decisões, identificando futuras necessidades de capital de giro, o lucro que será obtido no período e outras informações mais.

Também é legal oferecer aos seus clientes opções seguras de pagamento. Fazendo isso, você tem mais certeza do seu recebimento e evita rombos no seu orçamento.

Uma das alternativas mais comuns é o velho e conhecido cartão de débito e de crédito. Uma garantia de segurança para sua empresa, que protege você dos famosos calotes.

Tome cuidado com os ralos de dinheiro

Além de rombos no orçamento causados pela inadimplência, o empresário também sofre por não saber interpretar seus números. Assim, o empresário trabalha, trabalha, mas ao final das contas não ganha dinheiro.

Esse descontrole financeiro tem sua origem em diversas falhas. Entre elas saídas de dinheiro mal empregadas ou sem controle.

Misturar as as contas da empresa com as pessoais (ou vice-versa) é um grande exemplo. Quando você faz isso não consegue saber se a empresa está tendo lucro ou amargando um prejuízo. Aí, você pode pensar que tem dinheiro em caixa, quando na verdade está no vermelho, porque usou mais do que previa pagando contas pessoais.

Por isso, o ideal é definir para si um salário. Assim, você limita uma retirada fixa e mensal e não corre o risco de misturar o dinheiro da empresa com o pessoal.

Use ferramentas para organizar os números da empresa

Ter todos os números da empresa sempre a mão se torna mais simples quando você tem como aliados aplicativos e plataformas digitais.

Com eles, visualizar cada detalhe e saber como controlar as contas da empresa fica muito mais rápido, prático e eficiente.

É exatamente isso que a PagueVeloz faz por você. Com ela você recebe dos seus clientes, paga as contas da empresa, e tem todo o controle dessas finanças nas mãos. Conheça e faça o teste agora mesmo.