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Estratégias para aumentar o ticket médio do seu escritório despachante

estratégias para aumentar o ticket médio

Recomendar serviços, dar descontos acima de determinada quantia e fazer promoções são exemplos de estratégias para aumentar o valor que cada cliente, em média, gasta no seu despachante.

Quando a intenção é engordar o caixa, criar estratégias para aumentar o ticket médio do escritório pode abrir boas oportunidades.

Afinal, vender para pessoas que já são clientes de uma empresa, além de exigir menos investimento, pode garantir vendas recorrentes o ano todo.

Para isso, você precisa gerar engajamento com o cliente, mostrando-se presente com conteúdos úteis e que façam diferença no dia a dia dessas pessoas.

Mas afinal, o que é ticket médio?

Antes de partir para as dicas, queremos esclarecer o que é o ticket médio. Ele, nada mais é que o valor que cada cliente gasta no seu despachante, em média.

Para chegar no resultado é fácil. Basta dividir o faturamento bruto pelo volume total de vendas.

Exemplo: digamos que você faturou 30 mil reais em determinado período e realizou 100 vendas nesse intervalo. Neste caso, seu cálculo é: R$ 30.0000 / 100 = R$ 300,00 de ticket médio.

Com base nesse resultado, as estratégias para aumentar o ticket médio do seu escritório devem estar focadas para que o volume médio de vendas por cliente seja cada vez maior.

Confira 4 estratégias para aumentar o ticket médio do seu escritório

#1 Invista no relacionamento com seus clientes

Clientes satisfeitos estão mais dispostos a comprar de você e a indicar os seus serviços para amigos e familiares. Um jeito simples de você conquistar esse resultado é investindo neste relacionamento.

Para isso você pode retornar sempre as ligações e estreitar a comunicação com esses clientes por meio de SMS, Whatsapp, e-mails e outras ferramentas. Ainda, pode usar das reclamações e sugestões deixadas pelo seu cliente para melhorar continuamente.

É importante também investir na linha de frente responsável pelo atendimento no seu escritório. Mais do que um atendente, o cliente quer uma pessoa que esteja disposta e apta a resolver os seus problemas.

Dar ideias e oferecer uma boa negociação ajuda muito nessas horas e pode ser o diferencial que faltava para seu cliente fechar o negócio com você.

#2 Ofereça serviços complementares

Tempo é algo muito valorizado pelos clientes hoje em dia. Por isso, ações que tornem o dia a dia deles mais prático têm boas chances de cativá-los. No seu despachante você tem diferentes formas de fazer isso.

Pode considerar novos canais de venda, como pela internet, por exemplo. Ou ainda, oferecer um serviço de entrega dos documentos do veículo no endereço do cliente.

Também pode, para o cliente que regularizar o IPVA, multas e licenciamento no mesmo pacote dar um desconto de X% nesse conjunto.

Mas lembre-se: o grande segredo dessas vendas está na espontaneidade e na ajuda genuína. O que é diferente de empurrar um produto ou serviço, que pode fazer você parecer interesseiro.

#3 Firme boas parcerias e crie ações conjuntas

Agregar valor aos serviços está entre as melhores estratégias para aumentar o ticket médio do seu despachante. Ao fazer isso, além de aumentar o investimento dos clientes que já estão na casa, ao mesmo tempo você pode atrair novos.

Para exemplificar, imagine um cliente que acaba de comprar um carro. Pense no quão satisfeito ele ficaria se pudesse, em poucos minutos, saber se o veículo que ele está transferindo para o próprio nome tem algum débito veicular pendente?

Você pode tornar esse serviço possível fechando parcerias com concessionárias e garagistas.

Ampliando os horizontes com outros exemplos

Igualmente a dica anterior, o despachante pode fechar parcerias com Autoescolas, fazendo uma troca de serviços. Enquanto ele indica a renovação da CNH para a Autoescola, esta poderia indicar para o despachante a renovação do documento do carro.

Indo um pouco mais além nesse sentido, o despachante poderia ainda fechar parcerias com mecânicas, postos de gasolinas e uma infinidade de outros serviços correlatos.

Só tome cuidado ao escolher seus parceiros. Tenha no seu radar empresas que venham a somar em credibilidade, não afetar a sua reputação.

Seguindo essas dicas, você não vai apenas aumentar o ticket médio do seu despachante como também vai tornar o seu escritório uma referência em agilidade e bom atendimento.