Nova lei para empresas
Nova lei para empresas também é boa para os funcionários
18/11/2019
nome para empresa
Nome para empresa: como o brainstorming pode ajudar
02/12/2019

Como ter boas ideias para nome de empresa

Ideias para nome de empresa

A primeira coisa relacionada à sua empresa, surpreendentemente, é uma das menos discutidas. Se você já tem uma empresa, pode ter se arrependido do nome que escolheu dar a ela, mas se ainda não tem, aproveite as nossas dicas e dedique um tempo para pensar em um bom nome.

O nome de uma empresa pode ter muitas funções: comunicar o seu propósito, divulgar seus produtos, facilitar as vendas. Na verdade essa lista é muito maior, e em qualquer caso o nome reflete suas escolhas. Por isso ter boas ideias para nome de empresa é tão importante.

O fato é que não existe o “nome certo” para nenhum tipo de negócio. Isso é muito pessoal, e vai depender muito de seus objetivos. Porém, existem alguns truques para tornar a escolha do nome mais adequado uma tarefa um pouco mais fácil.

À medida em que seu negócio cresce, você perceberá melhor porque é tão importante se dedicar a isso lá no início.

Um bom nome poderá ajudar você a simplificar muitas decisões de negócios. E também evitar muitos mal-entendidos…

Agora, se você não faz nem ideia de que nome dar à sua empresa, nós podemos ajudá-lo a definir algumas diretrizes, para que pelo menos você não perca tanto tempo pesquisando opções ruins que podem acabar lhe frustrando mais lá pra frente.

Vamos conferir?

Um nome de empresa pode durar para sempre

Seu negócio será local, nacional ou internacional? Ele deve estar relacionado aos sócios ou aos produtos/serviços? Estas são algumas das perguntas que você deve se fazer ao pensar em um nome para sua empresa.

Você deve ter reparado que estas perguntas têm algo em comum: elas são um exercício de “previsão do futuro”. E este é o primeiro segredo para a escolha de um bom nome.

Tente vislumbrar sua empresa daqui a 10 ou 20 anos, do jeito que você a está planejando.

As ideias para nome de empresa que você pensou ainda servirão se o negócio crescer ou se os sócios não forem mais os mesmos?

Só no Brasil são dezenas de milhões de empresas registradas atualmente, e é claro que todas elas possuem um nome. Além disso, centenas de milhares de palavras estão à disposição para serem combinadas de inúmeras formas, dando assim o nome que fará você dizer: “é isso”!

Mas para garantir uma boa ideia para nome de empresa é necessário transmitir originalidade e atrair interesse para seu produto ou serviço. Mas como conseguir isso?

A chave para boas ideias para nome de empresa é a criatividade

Para ter a ideia do nome de empresa que irá transmitir toda a essência do seu negócio, você vai precisar estabelecer um processo criativo. Mas não se preocupe, pois não é nada complicado.

Sozinho ou em grupo, reserve um momento do seu dia para se concentrar exclusivamente na pesquisa e elaboração de ideias para nome de empresa.

Esta rotina deve ser diária, por pelo menos uma semana. Mas claro que há casos em que em um único dia é possível chegar a um bom nome.

Quando estiver trabalhando nisso, evite qualquer tipo de distração. Lembre-se que seu objetivo é encontrar um bom nome para a empresa, e nada deve atrapalhar!

É legal também que você saia de seu ambiente convencional, pois a criatividade é estimulada através das mudanças, mesmo que seja somente o lugar onde você costuma trabalhar. Um local livre de barulho é o ideal para estudar, gerar boas ideias e filtrá-las.

4 maneiras de ter uma boa ideia para nome de empresa

Para ajudar você nesta árdua tarefa de nomear uma nova empresa, separamos algumas dicas práticas. Inclusive você pode combinar algumas delas. Use sua criatividade!

Por segmento

Um nome que tenha a ver com o seu ramo de atuação é sempre apropriado. Experimente palavras usuais em sua área. A vantagem desta abordagem é que irá ficar bem claro qual é o seu negócio.

Apenas tome o cuidado de não usar termos muito técnicos, que não sejam facilmente compreendidos pelo público leigo. Exemplo: um escritório de arquitetura chamado Escala.

Por localidade

Aproveite os nomes de referências geográficas, como morros, praias, praças, ruas ou até mesmo o nome da sua cidade ou bairro. Pequenos negócios costumam aproveitar as vantagens de nomes já bem conhecidos de determinada região.

Outra vantagem é que com esta estratégia ficará mais fácil ser identificado e localizado, por exemplo, por turistas. Uma locadora de veículos de luxo no bairro Jurerê, em Florianópolis, pode aproveitar o nome e o status do bairro para atrair um público exigente.

Por produto ou serviço

Aquilo que você vende pode fazer parte do nome da empresa se você quiser deixar bem claro o propósito de seu empreendimento. Nomes assim têm o objetivo de facilitar a identificação, dando a ideia exata do que está sendo vendido.

Opções como estas são adequadas para quem não pretende ou não tem condições de investir muito dinheiro em marketing e publicidade para tornar a marca mais conhecida. Uma cafeteria chamada Expresso é um bom exemplo.

Por originalidade

Se você gosta de arriscar, e quer ter alguma chance de colher bons frutos, experimente algo totalmente novo e diferente. Em todos os exemplo anteriores a criatividade se faz necessária, mas aqui ela será o grande diferencial.

Se você tem um produto ou serviço que considera inovador, o ideal é ter um nome muito criativo, que dê a noção de novidade e modernidade. Neste caso não há muitas regras. Você pode inventar palavras, juntar fragmentos de termos de outros idiomas, ou até mesmo utilizar uma palavra que nada tem a ver com seu negócio, mas soa bem.

Docerias e empresas ligadas ao ramo da moda sabem utilizar bem esta estratégia, mas ela está acessível a outros segmentos, desde que a formalidade não seja um pré-requisito. Neste caso nem cabe dar exemplos. Para se inspirar, brinque de citar palavras aleatoriamente e veja quela se encaixa melhor com sua proposta de negócio, soando forte e marcante.

 

Escolher um nome para a empresa que você quer abrir é um processo lento e trabalhoso, mas este tempo precisa ser respeitado. A importância de começar do jeito certo será percebida no futuro, quando você tiver a certeza de que fez a escolha certa.

Entretanto, não é necessário alimentar neuroses e nem fica ansioso demais, pois isso só irá atrapalhar no momento da escolha. Não tenha pressa! Voltaremos a este assunto em breve, com mais dicas, para que você se sinta mais seguro durante o processo de criação e escolha de ideias para nome de empresa. Até lá!