Ideias para nome de empresa
Como ter boas ideias para nome de empresa
25/11/2019
emitir boletos
Sim! Ainda vale a pena emitir boletos
09/12/2019

Nome para empresa: como o brainstorming pode ajudar

nome para empresa

Se você ainda está tentando encontrar o nome certo para sua empresa, que tal contar com uma ajudinha dos amigos?

Como já discutimos no artigo anterior, a escolha de um nome para empresa é um processo criativo. E como tal, exige algum método. Um deles é o envolvimento de muitas pessoas em algo chamado brainstorming.

Por isso, se você estiver com dificuldades de nomear o seu negócio, junte algumas pessoas envolvidas com o projeto, como colaboradores, colegas e fornecedores, ou até mesmo amigos e familiares.

Juntos vocês farão uma reunião com o objetivo de formar um tempestade de de ideias: brainstorming.

É um momento no qual um grupo se dispõe a apresentar e analisar ideias, uma estratégia  imprescindível dentro de um processo criativo.

  • Defina um momento específico para o brainstorming;
  • Reúna de 3 a 8 pessoas, preferencialmente;
  • Designe uma pessoa para tomar nota das ideias;
  • Determine o tempo de duração do encontro;
  • Estimule todos a contribuirem com ideias e opiniões;
  • Atue como mediador, cuidando para que o grupo mantenha o foco, mas sem censurar ideias;
  • Analise e classifique as melhores ideias.

A partir deste momento, você pode elencar algumas das ideias e escolher sozinho a mais adequada, ou marcar um próximo brainstorming para esta escolha, ou para gerar novas ideias.

Como ter boas ideias de nome para empresa em um brainstorming

  • Brinque com as palavras! Para ter ideias realmente originais, ou mesmo que você tenha um perfil mais conservador, deixe de lado o impulso de copiar marcas já existentes ou palavras da moda.
  • É difícil utilizar uma palavra que já não tenha sido usada, mas usar duas palavras ou mesmo combiná-las em uma só pode reduzir as chances dela já existir.
  • Cuidado com duplos sentidos indesejáveis, gírias ou significados “ocultos” que poderão colocar a reputação de sua empresa em jogo! Por essas razões é importante ter outras pessoas opinando.
  • A propósito, a opinião de sua equipe de brainstorming é bem-vinda, mas evite feedback precoce de clientes, familiares ou amigos. Você pode receber ideias demais e acabar “travando”.
  • Jamais esqueça que o nome deve agradar ao seu público. Não é necessário fazer uma pesquisa e nem mesmo pedir opiniões, mas durante o processo, se coloque sempre no lugar dele.
  • Leia os nomes em voz alta para se certificar de que soam bem. Se for vender para fora do país, cuidado com a conotação que o nome pode ter em outros idiomas.
  • Tenha paciência se as boas ideias não surgirem. O tempo investido nesta fase, por maior que seja, é melhor do que o tempo que seria gasto com trocas de nomes. Sem falar na confusão que isso causaria para os clientes e na burocracia que isso acarretaria para sua empresa.

Como selecionar o melhor nome para empresa

Com a lista de melhores opções em mãos, hora de escolher o melhor! Mas para isso é importante estabelecer alguns critérios.

Por mais criativo que seja, um bom nome de empresa precisa seguir algumas regras. Separamos quatro características essenciais, mas você não precisa atender a todas. Procure focar em uma delas e dar o melhor de si no quesito escolhido!

Direto e objetivo

É o nome que consegue dizer tudo com apenas uma ou duas palavras. A sonoridade e o significado devem transmitir a essência do seu negócio.

Para dar as informações relevantes sobre sua empresa, produto ou serviço ao seu público, escolha um nome para empresa que seja descritivo e que tenha a ver com o seu ramo de atuação. Não é necessário que seja algo literal, pois assim se perde em originalidade, mas captar a essência e transmitir benefícios é fundamental.

Fácil de lembrar

Uma palavra curta, uma sigla, uma rima ou um nome engraçado podem cumprir bem este requisito. É uma forma de “burlar” a tendência do cérebro humano de guardar nomes na memória de curto prazo.

Como nossa cabeça trabalha com muitas informações ao mesmo tempo, a tendência é que tudo que seja considerado sem importância seja descartado. E isso inclui nomes de empresas.

Por isso, para que seja facilmente lembrado, você deve associar o nome de sua empresa a outras coisas, consideradas importantes, como sentimentos, atitudes e lembranças. Dessa forma o cérebro terá mais facilidade para memorizar.

Duradouro

Trata-se de um nome “à prova de tempo”. Ele resiste ao passar dos anos sem perder o sentido. Lembre-se que o nome para empresa precisa ser maior que os fundadores, que podem sair da sociedade, e até mesmo maior que o produto ou serviço, que pode ser substituído ou aprimorado.

Tomando estes cuidados, o nome pode durar por gerações sem perder o sentido ou envelhecer. Para isso, o nome para empresa precisa ter características únicas e atemporais.

Antenado

Ao contrário do tópico anterior, um nome mais “moderninho” aproveita alguma onda do momento para fazer o máximo de sucesso enquanto é possível. Neste sentido ele é revolucionário, mas tende a “esfriar” com o passar dos anos.

Se o seu intuito for atingir um público bem específico, que faz parte de algum modismo, aproveite a tendência. Mas tenha em mente que, se o negócio prosperar e vingar, o nome para empresa pode ficar datado no futuro.

Pense em um prazo de uns 5 anos. Mais do que isso, sempre é possível mudar de nome, mas lembre-se que isso também tem consequências.

 

A internet está repleta de exemplos de nomes que você pode ter como inspiração para escolher o seu. Apenas lembre-se de evitar ao máximo copiar ideias. Soluções só são boas quando adequadas ao problema. E o seu problema não é o mesmo de uma empresa de outro ramo, de outro estado e com outros objetivos.

Além disso, você deve procurar um nome para empresa com domínio disponível na internet. Para isso existe uma ferramenta do shopify que pode ser útil para você.

Superada esta empreitada inicial, chegará a hora de você cuidar da gestão de sua empresa. Continue acompanhando o blog da PagueVeloz para ter acesso a informações que deixarão você sempre à frente da concorrência!