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Como a plataforma de pagamento impacta no fluxo de caixa do negócio

plataforma de pagamento

Sua empresa já utiliza uma plataforma ou ainda não aderiu à tecnologia que tem feito toda a diferença a gestão financeira de muitos negócios? 

Para quem respondeu não, apresentamos abaixo algumas das possibilidades que o uso de uma plataforma de pagamento, como a da PagueVeloz, pode proporcionar para o seu negócio, com impacto direto no fluxo de caixa. E quem já usa, eis uma oportunidade para ter novas ideias e gerar novas receitas

Impacto da plataforma de pagamento no caixa do negócio

A possibilidade é de ter maior controle do que entra e do que sai do caixa. Uma plataforma de pagamento tem como premissa mais reconhecida facilitar e dar maior agilidade no momento da compra. Mas também é um meio para que a empresa coloque o caixa em ordem. Ou seja, possibilita um controle mais efetivo do dinheiro que entra e também do que sai do caixa. 

Acompanhar de perto e com frequência o fluxo favorece o controle das contas e do orçamento. E quando se tem acesso a informações precisas, como a proporcionadas por uma plataforma de pagamento, isso fica ainda mais fácil de ser feito. 

Além disso, é uma medida essencial para manter o fluxo positivo e evitar que a empresa passa por “apertos” financeiros. São esses “apertos” que impedem planos futuros de expansão e crescimento e, pior, colocam a empresa em risco por levar a empréstimos que poderia ter sido evitados.

Possibilidade para gerar mais receitas com mais opções de pagamento

Um dos impactos mais importantes do uso de uma plataforma de pagamento é o aumento da receita pelo simples fato de ampliar as opções de pagamento. Por exemplo, impossível pensar num negócio hoje em dia que não tenha uma máquina de cartão que ofereça as opções de pagamento no crédito e no débito. Até porque não dá para ir contra uma realidade: o brasileiro adotou o cartão como sua principal forma de pagamento.

 Veja os dados de um relatório divulgado pela Febraban, a federação dos bancos do Brasil, em março de 2020: 

  • Na América Latina, o Brasil tem o maior número de cartões de crédito e débito em circulação: mais de 513 milhões. O México aparece em segundo lugar com 167,6 milhões.
  • Em relação ao uso de cartão de crédito, o Brasil também foi o país que registrou maior aumento de usuários, passando de 64,4% para 73,6% entre a população adulta, bancarizada e que acessa a internet. 
  • Nos cartões de débito, o número de usuários chegou a 92,5% da população pesquisada em 2019, sendo que em 2018 o percentual foi de 89,9%.
  • Por fim, o uso de dinheiro físico no Brasil sofreu a maior queda de todos os países analisados. Esse número correspondia a quase 40% em 2018 e passou para 25% em 2019.

Diante destes números, pense no seguinte cenário: entre um estabelecimento que aceita cartão (crédito e débito) e outro que só aceita dinheiro, qual seu cliente irá escolher? Se tiver uma plataforma de pagamento, a chance de perder a venda é praticamente zero.

Abertura de novos canais de vendas

Outro impacto no fluxo de caixa que o uso de uma plataforma de pagamento pode causar é a abertura de novos horizontes para a empresa, especialmente as que trabalham com venda de produtos. Muitas vezes, a abertura de uma loja virtual tem como um dos empecilhos a desconfiança por parte do empreendedor. E isso quase sempre é relacionada à forma como irá receber o dinheiro pelas vendas. 

Esse receio tem a ver com falta de conhecimento e alguma ideias pré-concebidas sobre e-commerce. Mas nunca é tarde para rever conceitos e colocar em prática a expansão do negócio no ambiente digital. Comece buscando informações sobre a plataforma de pagamento e entenda como integrá-la à sua loja virtual.

Uma delas é a plataforma da PagueVeloz, que entre outras soluções para na sua gestão, dispõe do LinkVeloz, uma opção inteligente e segura para pagamentos via cartão de crédito à distância. Essa solução facilitar a vida do empreendedor através de uma funcionalidade que permite continuar fazendo transações financeiras sem que o cliente precise sair de casa. O LinkVeloz gera um link de cobrança do produto ou serviço, que é enviado por e-mail para o cliente efetuar o pagamento por cartão.

Possibilidade de gerar receita as recorrentes

Ainda pensando numa estratégia de geração de novas receitas para o fluxo de caixa, além do e-commerce, o uso da plataforma de pagamento permite que a empresa possa inovar na relação com seus clientes. Pense, por exemplo, num modelo de negócio baseado em pagamentos de assinaturas mensais gerando a chamada “receita recorrente”. 

Ou seja, todo mês é debitado do cliente (via cartão de crédito, débito ou boleto bancário) um valor de assinatura para o recebimento de produtos, serviços ou benefícios. E as assinaturas podem ser feitas por meio de uma plataforma de pagamento, tudo automatizado, ágil e prático. 

O desafio, neste caso, está na criação das oportunidades para os clientes se tornarem assinantes. Por exemplo, sua empresa pode criar um programa de benefícios com a ajuda de empresas parceiras oferecendo serviços usados a partir do pagamento da assinatura. 

Em outro modelo, a chamada “caixa de desejos”, a empresa vende assinaturas mensais de uma caixa de produtos especiai enviados mensalmente para o clientes-assinantes. Os produtos são fruto de um trabalho de curadoria, que leva em conta o perfil da empresa e dos clientes. Uma loja de artigos esportivos, por exemplo, pode ter uma caixa com camisetas de times, livros sobre esportes, itens de colecionador (cards, medalhas…), enfim, produtos de valor financeiro e também emocional.  

Quer saber mais sobre os benefícios do uso da plataforma de pagamento no caixa do seu negócio? Consulte a PagueVeloz. E conheça também o LinkVeloz.

 

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