7 razões para você contar com uma solução financeira com integração bancária
23/05/2017
Como você faz a gestão de contas a pagar e receber na sua empresa?
04/07/2017

Por que é importante adotar uma gestão financeira para o seu negócio?

Independentemente do tamanho de seu empreendimento ou da metodologia de seu modelo de negócios, a verdade é uma só: sem uma gestão financeira, o seu planejamento já está comprometido desde o começo.

O conceito de gestão financeira surge com o planejamento empresarial. O investimento de capital, a contratação de profissionais e diversos outros custos e despesas são parte das engrenagens que fazem o seu negócio operar de forma saudável.

No artigo de hoje, entenda mais sobre a importância da gestão financeira para o sucesso de seu negócio. Confira!

A importância do faturamento para o seu negócio

O total de vendas realizadas pela sua empresa é um ponto básico, mas que determina diversos fatores em sua gestão financeira. Planejar os tributos – ou seja, impostos fiscais sobre o seu faturamento bruto – é fundamental, e deve fazer parte de uma boa gestão.

Um engano comum entre leigos em administração de empresas e em gestão financeira é pensar que faturamento e lucro são a mesma coisa. Muitas vezes, a mídia informa o faturamento de uma empresa, mas o que é entendido é que esse dado define a lucratividade da organização ou – pior – que esse faturamento é o lucro.

Lembre-se de que do faturamento bruto são abatidas despesas, e o valor resultante é que representa o lucro real. Trabalhar para que a margem de lucro possa aumentar e manter seu negócio fora do prejuízo é uma frente importante da gestão financeira, que permite que essa margem seja monitorada e controlada.

Uma gestão financeira estratégica otimiza os processos de seu negócio

A principal vantagem ao adotar uma gestão financeira na sua empresa não é somente garantir que ela ajude no controle da entrada e da saída de dinheiro para manter o negócio estruturado – esta é, na verdade, uma função básica. O investimento na gestão financeira tem como objetivo maior gerar resultados concretos para o seu negócio.

Com o gerenciamento inteligente de recursos e a melhoria de processos, a gestão financeira se torna uma peça-chave no desenvolvimento empresarial. Sistemas específicos podem ser um investimento interessante caso a empresa precise automatizar processos sem perder sua eficiência e qualidade.

A gestão financeira é importante, pois direciona todos os funcionários e demais gestores

Para um empreendedor, é possível que a falta de uma gestão financeira resulte em um acúmulo de funções, o que prejudica a qualidade e a eficiência dos processos administrativos. Além disso, em um cenário mais pessimista, em que essa gestão esteja nas mãos de um profissional sem o menor conhecimento de gestão financeira, os riscos de comprometimento de toda a estrutura e ameaças de prejuízo generalizado se tornam reais.

Adotar uma gestão financeira atuando de forma interna ou terceirizando os serviços permite que habilidades e conhecimentos técnicos de outras naturezas por parte do empreendedor possam ser exercidos com maior liberdade, o que traz resultados positivos para a empresa, sem comprometer todo o seu funcionamento.

Agilidade operacional em emissões de nota fiscal e cobrança

Oferecer o meio de pagamento adequado para os consumidores de uma loja de roupas requer que os processos de cobrança e emissão de nota fiscal operarem de forma perfeita.

Para isso, não só é necessária a adoção de uma gestão financeira robusta, como ela também precisa se comunicar claramente com os setores de venda e pós-venda, que, inevitavelmente, vão estar em contato com os clientes caso surja algum problema.

Problemas que podem ser evitados com uma gestão financeira adequada

Serviços como o PagueVeloz podem auxiliar os processos financeiros de sua empresa, centralizando recebimentos, pagamentos e cobranças em um único lugar.

Esse tipo de automação e centralização de soluções otimiza processos e traz precisão, segurança e agilidade para a gestão financeira de sua empresa.

Além disso, a solução agrega valor para o cliente, uma vez que você poderá oferecer opções e modelos de pagamento mais alinhados às suas expectativas e necessidades.

Como é realizada a gestão financeira de sua empresa? Deixe sua mensagem nos comentários e, para saber mais sobre as soluções do PagueVeloz, entre em contato e experimente nossos serviços! Até a próxima!