Cálculo de juros
Como é feito o cálculo de juros?
21/10/2019
Lei da Liberdade Econômica
Por que a Lei da Liberdade Econômica é boa para a pequena empresa
04/11/2019

A importância da presença digital do despachante

presença digital

Você, despachante, já deve ter se convencido da importância de ter uma presença digital consolidada. Mas talvez não saiba que ter um site e perfis em redes sociais, mesmo que bastante ativos, não significa que esta presença esteja garantida.

A presença digital nem deveria ter este nome. Isso porque “estar presente” na internet não é o suficiente. Podemos comparar isso com o “mundo real”: não basta você ter um ponto fixo, uma estrutura. É preciso trabalhar a divulgação de seus serviços, deixar claros seus diferenciais, e trabalhar. Trabalhar muito.

Funciona assim também no mundo online. Você já parou pra pensar quantas empresas possuem domínios (endereços) e perfis no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e outras redes sociais? A concorrência pela atenção do público é grande, e é aí que se destaca quem tem uma presença, ou melhor, uma ação digital efetiva.

Tá, mas você deve estar pensando o que o seu escritório de despachante pode fazer para garantir espaço online. E nós garantimos: não é assim tão complicado. Muito já se estudou sobre isso, e uma das conclusões mais importantes sobre esse assunto aponta para quatro pilares.

E você vai ficar sabendo agora quais são, além de exemplos práticos. Vamos lá?

Os quatro pilares da presença digital (ou melhor, ação digital)

Pronto pra fazer a diferença? Você vai encarar diferentes fatores na sua busca por relevância no mercado. Mas o esforço vai compensar quando seu público colocar você sempre à frente dos seus concorrentes.

Lembre-se: a forma como você é percebido é o mais importante, e todos os itens abaixo giram em torno disso.

Ofereça conteúdo

Antigamente as empresas ofereciam seus produtos ou serviços “forçando” vendas. De uns tempos pra cá, com a popularização de sites de entretenimento e informação, canais de youtube e influenciadores digitais nas redes sociais, o quadro mudou.

Hoje o público busca por informação e conteúdo de qualidade. Geralmente os usuários procuram no google algum tipo de conteúdo que possa resolver um problema, que pode ser desde a crítica de um filme que pretende assistir até a possível causa de um sintoma específico.

E é nesta hora que as marcas aproveitam para vender a solução. O legal é que esse mesmo esquema funciona para qualquer tipo ou porte de empresa. E por isso é importante que você também ofereça conteúdo.

Um despachante veicular pode informar seu público através de seu site, com notícias, por exemplo. Mas uma medida que tem se mostrado bastante eficiente no setor é o envio de newsletters. Basta recorrer ao seu cadastro de cliente se enviar e-mails semanais, quinzenais ou mensais com algum tipo de conteúdo que possa ser do interesse do público.

Lembre-se: este conteúdo deve focar sempre em um problema com o qual o cliente se identifique. Somente depois você oferece a solução. E “depois” pode significar tanto no final do e-mail quanto depois de ter enviado vários e-mails. O importante é ajudar o cliente e oferecer conteúdo, e não vender. Sua credibilidade é mais importante!

Priorize o relacionamento

Fundamental para engajar seu público, o relacionamento aumenta sua presença digital, gerando mais leads, ou seja, mais clientes potenciais.

Uma boa forma de garantir esse relacionamento é através das redes sociais. Todas elas oferecem ferramentas para identificar onde está o seu público-alvo. Mas é importante também saber que tipo de linguagem utilizar para atingi-lo.

Mas fique atento: relacionamento não é só falar de seus serviços. E também não é só oferecer conteúdo, como já mencionamos. Você precisa se comunicar com o público. Tenha sempre alguém para interagir, respondendo dúvidas e coletando sugestões.

Outra forma de se manter em contato é fazendo parte de aplicativos de consulta online. Um exemplo é o Despachantes do Brasil. Ao se cadastrar no serviço, sua empresa de despachante ficará visível no site e no aplicativo por um período que depende do plano escolhido.

Serviços como este permitem que o cliente encontre sua empresa de diversas maneiras: pelo nome, por Cidade ou pelo Estado, por exemplo.

Ofereça plataformas amigáveis

Se o seu site é burocrático e sem graça, comece remodelando ele todinho. Seus serviços podem até não ser o desejo de consumo do público, mas ainda assim você está trabalhando para pessoas!

Ao oferecer qualquer tipo de informação, conteúdo ou serviço online para seus clientes, você precisa garantir que eles terão uma boa experiência. A qualidade, o prazo e a eficácia dos serviços estão dentro deste escopo. Mas o mais importante é facilitar a vida do seu cliente!

Nesse sentido tem crescido a preocupação em oferecer uma boa navegação em smartphones. Duvida?

Pois saiba que o celular já é o principal meio de acesso à internet no Brasil, utilizado por 49% da população.

Neste quesito você também tem uma  alternativa prática para facilitar as coisas para o usuário de seus serviços. Cadastrando seu despachante em um aplicativo chamado CarFix (iOS e Android) você faz parte de uma rede de despachantes e outros serviços veiculares.

A CarFix conecta o usuário a essas empresas solicitando sua localização e dados sobre o problema a ser resolvido. O aplicativo envia, então, três orçamentos.

E o que isso tem a ver com plataforma amigável? Tudo! Nada de formulário chato, endereço complicado de digitar, ligações repassadas a várias pessoas, telefone ocupado, etc. E o cliente, assim como já acontece com o Uber, por exemplo, pode fazer a sua avaliação no final, ajudando a promover os bons prestadores de serviços.

Garanta a coerência de sua marca

Tudo o que você fizer no mundo online deve sempre estar alinhado a um mesmo discurso, com uma mesma linguagem e uma mesma identidade visual.

O mesmo serve para a qualidade do que você oferece. De nada adianta ter posts criativos e com alto engajamento no Facebook se você não responder às dúvidas que os clientes enviam por e-mail.

Da mesma forma, não faz nenhum sentido copiar soluções utilizadas por outros tipos de empresas. Um modelo de newsletter que funciona bem para uma floricultura pode não ser adequado para um despachante.

Por este motivo também é importante contar com ferramentas que entendem essa necessidade. Assim como nos dois aplicativos citados anteriormente, a PagueVeloz oferece a você um sistema exclusivo para despachantes, atendendo às suas necessidades específicas.

Ao contrário do que muitos pensam, a PagueVeloz não é só um sistema de pagamento online. É uma plataforma completa para despachantes.

O sistema faz faz consulta e pagamento de débitos dos veículos dos clientes em uma só plataforma. Tudo de forma rápida e sem precisar colocar dinheiro na frente.

Você consulta os débitos do veículo, simula o valor final e o seu cliente ainda pode pagar em até 12 parcelas via cartão de crédito! Ainda que a operação seja parcelada, os débitos são pagos à vista, com baixa online, pela PagueVeloz.

E a ferramenta também tem uma versão exclusiva para mobile, permitindo que você acesse sua conta diretamente pelo seu celular.

 

Agora você sabe um pouco mais sobre presença digital, como melhorá-la e quem pode te ajudar nessa missão. Mas lembre-se que consolidar seu posicionamento digital é um trabalho contínuo e persistente. Sua presença online é uma construção constante.

Mas sempre que você precisar de mais dicas, conte conosco!

 

Consulta e pagamento de débitos veiculares com PagueVeloz