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Pare de perder clientes resolvendo velhos problemas de atendimento

problemas de atendimento

Por mais que se discuta sobre a importância do atendimento ao cliente, as reclamações esbarram nos mesmos problemas.

Como consequência, as empresas convivem diariamente com sérios problemas de atendimento, pagando caro por isso.

São clientes que vão e não voltam, negócios que não se concretizam e a reputação da empresa que vai por água abaixo.

Afinal, vivemos em um mundo onde os clientes têm mais poder. As pessoas vivem conectadas, e a influência que umas têm sobre as outras é algo que não se pode ser deixado de lado.

Por isso, se você não está preocupado em resolver estes velhos problemas de atendimento no seu despachante, é hora de começar a ficar!

Problemas de atendimento refletem nas vendas

Prestar um bom atendimento é pré-requisito para que uma empresa possa vender bem. Sobretudo, porque cliente insatisfeito não compra. E ainda, não perde a oportunidade de falar mal da empresa com quem teve algum conflito.

Bem, mas se você está aqui é porque tem consciência disso e quer dar uma basta nestes problemas.

Para isso, basta que você continue com a gente!

Neste texto, mostraremos o quanto esses conflitos podem impactar no seu faturamento e como a sua postura pode ser decisiva para reverter essa situação. Conheça 4 dos principais problemas de atendimento e aprenda como reagir a eles!

Desconhecimento das necessidades do cliente

Conhecer o seu cliente, seus hábitos e perfil é um fator determinante para a sua satisfação ou insatisfação. Assim como a falta de tato, de sensibilidade e de informações que pode levar abaixo qualquer relacionamento.

Por isso é importante manter um cadastro atualizado e fazer com que a equipe de atendimento, de fato, adote a causa do cliente e busque uma solução.

Organização e controle que deixam a desejar

Se a equipe não está preparada ou munida de informações sobre aquilo que está vendendo o cliente não vai se sentir seguro para fechar o negócio.

Por isso, é importante que os processos estejam organizados e os dados estejam sempre à mão para evitar que o cliente se sinta frustrado com o atendimento.

Acima de tudo, lembre-se que o cliente espera do seu despachante praticidade, rapidez e conveniência. Portanto, preocupe-se em entregar tudo isso a ele.

Falta de diálogos claros e transparentes

Promessas não cumpridas e a omissão nas informações são coisas que costumam tirar um cliente do sério!

Esse tipo de prática, além de afastar os clientes acaba deixando uma imagem negativa da empresa no mercado.

Portanto, não prometa o que você não pode cumprir. Seja claro nos seus diálogos e capacite seus colaboradores para essas abordagens. Sobretudo, seja honesto quanto a sua proposta, prazos e prestação de serviço.

Por fim, tenha certeza de que você entendeu o problema do seu cliente e ele entendeu como a sua solução funcionará.

Ignorar o cliente após a venda ser concluída

Ignorar o cliente após a venda concluída é outro grande vilão dos atendimentos. E ele pode ser ainda mais prejudicial para sua empresa.

Afinal, se você chegou nesse estágio de atendimento, é provável que você já tenha um cliente engajado e que confia muito na sua empresa. Não vai querer arriscar perder tudo isso com a execução de um pós-venda mal feito, vai?

Portanto, mantenha o diálogo aberto com esse cliente. Mostre-se presente e ofereça diferentes canais para que o cliente possa chegar até você. Lembre-se que fazer negócio com você, precisa ser fácil e rápido!

Como a tecnologia pode ajudar a melhorar o seu atendimento

A competitividade do mercado e o novo perfil de consumidores exigem novas habilidades e novas formas de pensar velhos problemas de atendimento.

Nesse contexto, uma boa forma de melhorar a satisfação e estabelecer um padrão de atendimento é automatizando esses processos.

Sistemas integrados costumam fazer tudo isso pra você e oferecem recursos muito interessantes. Com eles, todo o processo de atendimento é facilitado, controlando desde o cadastro do cliente ao pós-venda.

Portanto, se você ainda não conhece o SGD da Bludata, peça uma demonstração e perceba as vantagens na prática!