como inovar no mercado
Como inovar no mercado e reinventar negócios tradicionais
06/08/2018
reduzir a burocracia
Como a tecnologia pode ajudar a reduzir a burocracia no seu escritório
21/08/2018

Produtividade da equipe: 5 problemas que podem interferir neste fluxo

Produtividade da equipe

É necessário entender os gargalos na operação para propor ações acertadas e que tenham impacto positivo na produtividade da equipe.

Unir qualidade com agilidade na execução das tarefas é uma questão bastante significativa quando o assunto é produtividade da equipe.

No entanto, alguns fatores podem ser prejudiciais neste fluxo, interferindo para que esses objetivos não sejam alcançados.

O que pode ser bastante desafiador para uma empresa, afinal, o lucro de qualquer negócio depende de um bom rendimento.

Nessa dinâmica, sai na frente a gestão que se dedica a essas questões, procura identificar gargalos e investe sua energia para produzir mais e melhor.

Se este é o seu caso, você está no lugar certo!

Neste artigo, vamos te mostrar 5 dos principais problemas que podem atrapalhar a produtividade da equipe e o que você pode fazer para evitá-los.

Então, mantenha-se com a gente se quiser começar a mudar seus resultados agora mesmo!

Pra começar: no que consiste a produtividade da equipe?

Vivemos uma economia centrada no lucro, onde é cada vez mais necessário que consigamos manter um ótimo desempenho no trabalho.

Ou seja, precisamos obter o máximo de resultados utilizando a menor quantidade de recursos possível. E é nessa dinâmica que se encaixa o conceito de produtividade.

O problema é que muitas vezes, na realidade do nosso dia a dia, temos a sensação de que não há tempo suficiente para tanto trabalho.

Mas, será que realmente é o tempo o grande vilão nessa história?

Pois saiba que na maioria dos casos essa resposta é negativa. E nós vamos te mostrar o porquê. Acompanhe se quiser saber o que pode, realmente, estar atrapalhando a produtividade da equipe!

5 fatores que atrapalham que esse resultado seja alcançado

De um modo geral, tudo o que pode desviar a concentração e o desenvolvimento no ambiente profissional é capaz de atrapalhar a produtividade da equipe.

Neste sentido, listamos abaixo 5 dos principais inimigos de um bom rendimento, para ajudá-lo a identificar esses gargalos e mostrar o que precisa ser mudado!

Processos manuais empregados nas rotinas

Quando as rotinas de trabalho não estão automatizadas é bastante normal que a equipe perca boa parte do seu tempo com tarefas repetitivas.

E a empresa, um arsenal valioso que poderia ser empregado em assuntos mais importantes, como por exemplo, o atendimento dos clientes, a geração de novas ideias e outras coisas do tipo.

Execução aleatória das tarefas, sem planejamento

Planejamento é chave do sucesso quando o assunto é a produtividade da equipe. Do contrário, perdemos tempo, acumulamos trabalhotempo e desperdiçamos energia com coisas que poderiam ser deixadas para amanhã. E ainda, deixamos de cumprir tarefas importantes no dia a dia.

A solução para isso pode estar em uma agenda de tarefas, com a indicação de um prazo para o início e a conclusão dos trabalhos. Com isso, se torna possível ter uma visão mais ampla do que temos a fazer e quais compromissos pedem a nossa prioridade.

Erros e retrabalho gerados por distração

Todo ser humano é passível de erros, mas é bem verdade também que a distração pode aumentar a probabilidade deles serem cometidos.

E, quando o ambiente de trabalho está fragilizado por muitas distrações é preciso ter cuidado. Redes sociais, a checagem dos e-mails, entre outras formas de se mostrar disponível pedem bom senso e planejamento. O ideal é estipular períodos específicos para acessá-los, sempre estabelecendo prioridades entre eles.

Dificuldades na comunicação interna

Um grande desafio no universo empresarial é estabelecer um fluxo de comunicação que funcione de verdade.

Nessa dinâmica, muitas coisas podem atrapalhar, entre elas, duas das mais comuns: processos morosos de aprovação e reuniões nada objetivas.

Para conter este ciclo, padronizar a comunicação, transmitindo as informações de forma clara e sem rodeios costuma ajudar bastante. Melhor ainda, se vierem acompanhados de ferramentas digitais para automatizá-los.

Insegurança para as tomadas de decisão

Sem entender como a empresa funciona no todo é quase impossível atingir um bom nível de rendimento.

Afinal, a falta de controle nos processos, de relatórios gerenciais e de conhecimento sobre o que prejudica a produtividade da equipe dificulta as tomadas de decisão. Com isso, as rotinas tornam-se cansativas, demoradas e vulnerável a muitos erros.

Conclusão

Como você pode ver nos exemplos que listamos anteriormente, muitos dos desafios apresentados poderiam ser facilmente resolvidos com um sistema de gestão inteligente, que automatiza tarefas, coleta dados e monitora as atividades da empresa como um todo.

Afinal, com o uso de ferramentas digitais você ganha tempo e pode pensar a sua gestão de forma estratégica. E isso faz toda a diferença para a produtividade da equipe!

E aí, gostou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre como otimizar sua rotina e potencializar seus ganhos acompanhe semanalmente o Blog da PagueVeloz.