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Prospecção pelo Linkedin: será que funciona para o seu despachante?

Prospecção pelo Linkedin

O Linkedin é uma rede social usada por pessoas que estão interessadas em fazer negócios. Por isso, ela é também uma poderosa ferramentas de vendas.

Poucos despachantes se atentam para isso, mas a prospecção pelo Linkedin está se tornando cada vez mais constante e comum para muitos escritórios.

Afinal, assim como qualquer empresa, o seu despachante precisa de ferramentas de vendas, que o ajudem a identificar o tipo de cliente ideal, gerencie esses contatos e impulsione novos negócios.

Por isso, independente do tamanho do seu negócio, o Linkedin tem informações valiosas que você pode usar a seu favor.

Use essa rede profissional para mirar no cliente certo

Com o Linkedin o seu despachante pode ter acesso a uma base de dados pura para prospecção de clientes.

Afinal, todas as pessoas que tem um perfil nessa rede social deixam ali informações úteis sobre: para qual empresa trabalham, o cargo que ocupam, suas habilidades e os meios de contato, como telefone, site e inclusive o e-mail.

No entanto, para que a prospecção pelo Linkedin funcione para o seu despachante é importante que você compartilhe conteúdo relevante. E ainda, monitore o comportamento dos prospects, para que a sua abordagem seja adequada ao que eles precisam.

Para isso, crie um cronograma de postagens, buscando interagir com empresas e profissionais parceiros, para criar relacionamentos importantes no meio em que você está inserido.

Ainda assim, é importante saber que bons negócios não acontecem do dia para noite. É a consistência das postagens e da sua interação que farão toda a diferença.

Como incorporar o uso do Linkedin no dia a dia do seu despachante

Como falamos anteriormente, consistência é a grande questão para criar autoridade nessa rede social. Portanto, se você não tem o hábito de usá-la descubra a seguir como dar os primeiros passos e ser bem sucedido na sua estratégia.

Construa um perfil profissional

Preencha corretamente o seu perfil seguindo as instruções da ferramenta. Esse primeiro passo é muito importante, pois funcionará como o seu cartão de visitas.

Gerencie a sua rede de contatos

Depois de criar o seu perfil, o segundo passo é montar uma rede de conexões dentro do Linkedin. Enviando convites e mensagens, você pode convidar outros profissionais a fazerem parte da sua rede. Isso permite que você seja visto e lembrado, aumentando consideravelmente as chances de você ser encontrado por um prospect.

Construa relacionamentos

Dedique um tempo para se envolver com as pessoas e seus grupos. Você pode fazer isso, organizando-se com 5 minutos diários. É essa interação que vai fazer a diferença e fazer você ser percebido no meio da multidão. Compartilhar conteúdos de terceiros, curtir as publicações, seguir outros profissionais e participar de grupos é uma forma interessante de manter o seu perfil ativo.

Como fazer a prospecção pelo linkedin de forma orgânica

Agora sim, a base do seu trabalho está feito. Então, hora de começar a sua prospecção pelo Linkedin!

Para prospectar clientes pelo Linkedin você pode usar os recursos que a própria rede disponibiliza para você.

  • Publique conteúdo relevante. A cada vez que um potencial cliente interagir com você, dê continuidade na conversa, indicando outros materiais que aprofundem o assunto e sirvam de pretexto para novos contatos.
  • Use o InMail. Essa ferramenta disponibilizada pelo Linkedin pode ser o seu primeiro passo para entrar em contato com o cliente que você está interessado. Se ele aceitar o seu convite, você pode dar continuidade na interação enviando mensagens ou outros InMails até agendar uma conversa para apresentar o serviço do seu despachante.
  • Use a busca avançada para identificar clientes potenciais. Esse recurso permite que você filtre as pessoas por título, empresa, localização, setor de atuação, entre outras palavras-chaves.

Você está pronto para começar!

Esperamos que as dicas que listamos neste artigo ajudem na sua prospecção pelo Linkedin. Ainda assim, é importante lembrar que você mesmo pode descobrir outras maneiras para captar novos clientes, principalmente se utilizar essa rede social em conjunto de outras ferramentas.

Seja persistente e vá em frente! Dedique esse tempo para investir na reputação do seu despachante!