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Planejamento ajuda a reverter o cenário de baixa nas vendas no despachante

baixa nas vendas

O fim de ano costuma ser um período tenso para a maioria dos escritórios. Mas com você a história pode ser diferente. Saiba o que fazer para enfrentar a situação com tranquilidade financeira.

Alheio a nossa vontade, enfrentamos períodos de baixa nas vendas e esse cenário está associado a uma série de motivos.

Alguns deles são mais óbvios e diretos, como períodos de incerteza econômica e até sazonais. Outros porém, podem estar escondidos em processos internos que são conduzidos da forma errada, como por exemplo a falta de organização e planejamento.

Independente da origem desses problemas, o desafio está em antecipar-se a eles, preparar a casa e aplicar as correções adequadas.

O fim de ano e a tradicional baixa nas vendas do despachante

Resolver a burocracia envolvida na documentação de um veículo é uma obrigatoriedade e por isso, nem sempre, a contratação deste serviço se mostra atrativa aos olhos do cliente.

Esse desafio aumenta no final de ano, em especial, com o término do calendário de licenciamentos. Sem contar no clima festivo dessa época que acaba complicando mais um pouquinho.

Envolvidas com as festividades, as pessoas acabam deixando os serviços do despachante em segundo plano.

Porém, como a baixa nas vendas é sazonal e você já está habituado a ela fica mais fácil se precaver e buscar estratégias para driblá-la.

Dicas para enfrentar melhor a sazonalidade nas vendas

Quando você entende a sazonalidade das suas vendas e é planejado consegue enfrentar com mais facilidade esse sobe e desce nas vendas.

Afinal, você tem tempo para se programar, podendo inclusive, até engordar o caixa nos meses anteriores para enfrentar uma possível baixa com mais tranquilidade.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para mostrar o que pode ser feito nessa situação. Confira:

Aumente a sua visibilidade

Sabendo que no fim do ano as coisas podem apertar, ampliar a visibilidade do seu despachante agora, no início do segundo semestre, pode ser uma saída interessante. Afinal, é dessa forma que você pode lembrar o público da sua existência e relevância.

O jeito mais prático, barato e efetivo de fazer isso é usando a internet e as redes sociais para este fim.

Mas lembre-se: para além das ações promocionais, gere conteúdo útil e interessante para as pessoas para despertar o interesse delas e gerar engajamento.

Realize ações de relacionamento

Outra dica para se antecipar a um período de baixa nas vendas é buscar fazer contato com os clientes buscando uma aproximação.

Para isso, você pode estudar o cadastro do seu despachante, conversar com seus clientes e buscar entender as necessidades que eles têm.

Neste caso, investir em uma comunicação mais personalizada, é sempre benéfico e faz o cliente se sentir valorizado.

Uma dica é usar o serviço de mensagens instantâneas para fazer isso. Por meio delas você pode enviar lembretes para clientes cadastrados, informando-os que o documento do carro está para vencer, que ele está pronto e outros avisos.

Tire proveito das datas especiais

Além dos avisos úteis, você pode também criar novas oportunidades para fazer esses contatos. As datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia do Cliente e o Natal são momentos oportunos para isso.

Uma simples mensagem de felicitação já pode causar um efeito poderoso quando bem aplicada.

Mas, você pode ir mais além, criando campanhas temáticas, incluindo descontos, a oferta de serviços complementares, brindes e outras coisas mais. O céu é o limite, seja criativo para surpreender o seu cliente.

Você não precisa resolver tudo isso sozinho

Quem mais conhece o funcionamento do seu negócio é você, porém, nem por isso você precisa enfrentar as adversidades sozinho.

Busque um apoio externo para se fortalecer.

Por exemplo, se você não tem dívidas, pode aproveitar dos resultados desse último semestre para fazer uma reserva de emergência para o final do ano.

Uma boa saída está na antecipação dos recebíveis. Assim, você pode aumentar o capital disponível e até multiplicar esses rendimentos em uma aplicação.

A hora é essa!

O segundo semestre apenas começou e essa é a hora de se planejar para a virada que você tanto procura.

Que diferenciais você quer oferecer ao seu cliente? Como você pretende melhorar o seu atendimento? Como você idealiza agregar valor ao seu negócio?

Lembre-se que as suas atitudes são determinantes para que você veja alguma mudança ou seja apenas mais um em meio a concorrência. O rumo das vendas do seu despachante só depende de você. O que você tem planejado?