processo de vendas
5 passos para você otimizar o processo de vendas no seu despachante
10/09/2018
estar na internet
Seu escritório despachante precisa estar na internet?
24/09/2018

4 atitudes que podem estar sabotando a saúde financeira do seu negócio

saúde financeira

Com exceção de eventos imprevisíveis e incontroláveis as causas dos problemas financeiros são decorrência do nosso comportamento e de nossas atitudes.

Ser empresário e um bom gestor não é uma tarefa fácil. Nessa dinâmica certamente conseguir manter a saúde financeira da empresa é um dos principais desafios.

No entanto, mesmo sem perceber, muitas pessoas acabam cultivando maus hábitos quando o assunto é dinheiro. O que acaba sabotando a sua vida financeira e impedindo-as de alcançar o sucesso.

Nesse artigo vamos abordar quatro das principais causas desses problemas.

Portanto, se você não está satisfeito com a saúde financeira do seu negócio e almeja colocar as finanças em ordem, continue com a gente!

Comportamentos sabotadores da saúde financeira

Por mais que a crise e outros problemas econômicos possam afetar a vida financeira das empresas não podemos atribuir a eles todos os problemas que enfrentamos com o dinheiro.

Até porque, muitos dos apertos que passamos são decorrência de ações e comportamentos que repetimos diariamente. Quer entender isso melhor? Vamos lá então!

#1 Achar que só as vendas importam

Uma das principais causas dos problemas financeiros está no desequilíbrio. Ou seja, na relação pouco saudável que é nutrida entre o dinheiro que entra e sai do caixa da empresa.

O que mais vemos por aí são empresas extrapolando os seus limites financeiros, e pior, muitas vezes sem ao menos ter noção disso.

Sobretudo, porque acreditam que se as vendas estão acontecendo o saldo está garantido, o que não é verdade. Afinal, se o faturamento é alto e o lucro não existe, é bem provável que os gastos estejam acima do desejado.

Por consequência, a empresa fica desnutrida financeiramente, perde reservas financeiras e pode ficar endividada.

#2 Misturar as finanças da empresa

O descontrole é outro grande sabotador da saúde financeira das empresas e está presente de várias formas.

Há gestores que desenvolvem uma certa apatia, desdenhando a importância desses controles. Por medo de conferir o extrato e ver o estrago, colocam todas as contas no débito automático e nem conferem seus lançamentos.

Em outros casos, para piorar a situação, ainda misturam as contas pessoais com as contas da empresa, ou ainda, embaralham as contas de diferentes empresas que possuem. O que é um grande problema.

Assim, sem saber se está faltando ou sobrando dinheiro, não conseguem identificar onde está o gargalo e o que precisa ser revisado. O pode levar o caixa da empresa a ir parar no vermelho.

#3 Deixar dívidas em aberto

Ficar endividado nunca é uma situação favorável, para uma empresa muito menos.

Quando isso acontece as organizações perdem muito com isso, uma vez que podem ter boa parte do seu faturamento comprometido para sanar obrigações.

Assim, acabam sabotando a sua saúde financeira e ficam impedidas de alcançar o sucesso financeiro. Portanto, é essencial não negligenciar a inadimplência e jamais postergar a quitação das dívidas.

4# Não manter uma reserva de emergência

Além dos comportamentos que podem prejudicar a saúde financeira da empresa, e que de certa forma são controláveis, não podemos esquecer de que o caixa das empresas também está sujeito à imprevistos.

Pode surgir uma conta na qual a empresa não contava ou uma máquina que estragou. Enfim, há sempre algo que que não foi imaginado e que pode comprometer o estado saudável do caixa.

Para isso é importante que os gestores tenham capital de giro e mantenham uma reserva para emergências.

Essa medida é muito útil para que a empresa saiba lidar com despesas inesperadas com mais tranquilidade. E perder a paz, por conta de débitos que não estão compatíveis com a renda da empresa, nunca vale a pena!

Agora que você já conhece algumas das razões que podem comprometer a saúde financeira da sua empresa, reveja os seus hábitos. Lembre-se que a mudança de comportamento é a primeira coisa a fazer para colocar as contas em dia! Conte com a PagueVeloz para dar esse importante passo!