transferência do veículo
Como fazer o cliente lembrar de você na transferência do veículo?
14/01/2019
estratégias para aumentar o ticket médio
Estratégias para aumentar o ticket médio do seu escritório despachante
28/01/2019

Tarifas bancárias: não deixe seu dinheiro ir por água abaixo

tarifas bancárias

Você perde ao longo do ano uma quantia considerável com taxas para envio de TED e DOC, saques em caixas eletrônicos, extratos e outras manutenções de conta, sabia?

O início do ano é um período oportuno para rever o orçamento e cortar despesas desnecessárias. No entanto, existe um vilão que muitas pessoas desconhecem e que mês a mês podem fazer uma enorme diferença no caixa: as tarifas bancárias.

Se você conhece os seus direitos, sabe que hoje já é possível respirar mais tranquilo e se ver livre delas. Mas, será mesmo que você conhece todas as possibilidades que tem para isso?

Como informação nunca é demais, sugerimos que você confira as dicas que trouxemos para o artigo de hoje. Estar ciente dos seus direitos faz toda a diferença!

O que são tarifas bancárias

As tarifas bancárias são parte importantíssima das receitas de um banco. Desse pacote fazem parte diversos serviços oferecidos aos clientes, entre eles as consultas de saldos e extratos, as transferências, a emissão de talões de cheque, os saques em caixas eletrônicos, a anuidade dos cartões de crédito e muitos outros serviços de manutenção de conta.

Tudo isso é cobrado pelos bancos, mas a maioria dos clientes não se dá conta disso

Nem todo mundo costuma checar os extratos em detalhes. E, como mês a mês o montante pode parecer baixo muitas dessas tarifas podem passar despercebidas.

Em outros casos, a pessoa até sabe das cobranças, mas, acredita não ser possível acabar com elas. Ou ainda, acha que não vale à pena perder tempo para ir até o banco e enfrentar fila para conversar com o gerente por conta de alguns poucos reais.

Essa indiferença, tomando como base o ano de 2017, gerou uma receita de 27,3 bilhões para os cinco maiores bancos do Brasil.

Como você pode ver, as tarifas bancárias se mostram uma verdadeira mina de ouro para os bancos, mas, para você correntista, pode significar muito dinheiro indo por água abaixo.

Como cortar ou zerar o gasto com essas taxas?

Se você chegou até aqui, é bem provável que esteja se perguntando se existe uma maneira de acabar com todos esses gastos. E somos diretos em responder: sim, com certeza!

Pacote essencial gratuito em qualquer banco

Antes de mais nada é importante que você saiba que, desde 2010, todos os bancos são obrigados a ter uma opção de conta livre de tarifas. Ela está regulamentada pela Resolução do Banco Central 3.919, de 25/11/2010.

Para efeito dessa gratuidade os bancos passaram a oferecer o pacote essencial gratuito e também quatro pacotes de serviços básicos.

O pacote essencial é o único que oferece tarifa zero para quem tem conta corrente nos bancos Bradesco, CAIXA, Itaú e Santander. Ele oferece: quatro saques, duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos impressos e o fornecimento de até 10 folhas de cheques.

Nos demais pacotes básicos do Banco Central, cada banco tem a liberdade de cobrar o valor que bem entender pelos serviços.

Para encerrar é importante fazer outro alerta: na prática dificilmente esses serviços estão à disposição do cliente. Afinal, esses pacotes rentabilizam e muito os bancos e os gerentes são treinados para vender. Portanto, não espere que ele te ofereça. Nem tampouco imagine que mesmo insistindo por eles você não vá encontrar bastante resistência para obtê-los.

As contas digitais como opção

Além das contas correntes nos bancos tradicionais, você tem outra opção: os Bancos Digitais. Eles são uma modalidade, também regulamentada pelo Banco Central, mas que possui um processo não presencial para a abertura e manutenção de conta.

No entanto, é preciso ter atenção. Em algumas instituições os serviços têm limitações e nem sempre todos eles são oferecidos gratuitamente.

Você precisa de um banco menos do que imagina

Agora, se você quer mesmo gerir o seu orçamento, com toda a segurança e praticidade e ainda poupar dinheiro com isso, as contas de pagamento são a solução ideal.

Elas são muito semelhantes a uma conta corrente bancária. Mas, sem gerentes, espera nas filas de banco e toda parte chata e demorada desse negócio.

Ah, e mesmo não atuando como um banco tradicional, elas são regulamentadas pelo Banco Central. Assim, devem atuar de acordo com a Lei 12.865/13 e as circulares do BACEN, criadas especificamente para supervisionar esse tipo de operação.

É um novo modelo de negócio no novo mundo de serviços de tecnologia. Nele você não paga tarifas de manutenção ou mensalidades pelo uso: você paga apenas o serviço que utilizar.

Qual a vantagem de uma conta de pagamento

Tendo uma conta de pagamento, você tem quase todos os serviços oferecidos por um banco tradicional. As instituições apenas não podem fornecer crédito (cheque especial) e não remuneram o capital parado (como na poupança).

Na modalidade, você pode receber de qualquer pessoa  através de boleto ou cartão de crédito, pagar suas contas, efetuar transferências e saques. E ainda, pode fazer compras em qualquer estabelecimento, consultar seu saldo e muito mais.

Mas os benefícios não se encerram aqui. Trabalhando com uma conta de pagamento diversos serviços são gratuitos. Entre eles, você não paga tarifas bancárias de manutenção de conta, por exemplo. Outros serviços, quando pagos, também geralmente têm taxas mais baixas do que as dos bancos.

Algumas delas, como a PagueVeloz, dá ainda a liberdade para o cliente poder trabalhar com o banco que quiser. Ou ainda, o usuário nem precisa ter conta bancária, se assim preferir.

Para encerrar, outro grande diferencial: tudo pode ser feito em uma única plataforma, sem a necessidade do cliente se deslocar para abrir conta, fazer transferências ou pagar contas. A conta é 100% digital e você controla tudo pelo seu navegador ou pelo aplicativo.

Agora que você já sabe que pode cortar de vez os gastos com as tarifas bancárias, que tal dar um passo além e começar o ano cuidando melhor do seu dinheiro. Cadastre-se na PagueVeloz e dê o start hoje mesmo!

Conta de Pagamento: como emitir cobranças e receber pagamentos sem ter conta em banco