ideias de negócios
Quer empreender mas está sem ideias de negócios?
29/04/2019
conciliar vendas com cartões
Os desafios para controlar e conciliar vendas com cartões
13/05/2019

Taxas de antecipação do cartão de crédito: cuidados para não cair em pegadinha

Taxas de antecipação do cartão de crédito

Operadoras de máquina de cartão têm zerado a taxa de antecipação e compensado a perda com outras tarifas.

O cartão de crédito é uma das principais formas de pagamento usadas no mercado e é atualmente um dos meios mais seguros, tanto para clientes quanto para os estabelecimentos. No entanto, para ganhar a concorrência nesse disputado mercado, muitas operadoras têm criado campanhas que prometem zerar as taxas de antecipação do cartão de crédito.

Até aí tudo bem. O problema está nas outras taxas que o comerciante está sujeito a pagar ao aderir a promoção e que nem sempre ficam tão claras para ele.

Essas promoções já estão sendo avaliadas pelo CADE – órgão do governo responsável por coibir a concorrência desleal. No entanto, quando o assunto é a gestão do seu dinheiro, todo alerta é bem-vindo!

Sabendo disso, trouxemos algumas dicas para que você possa se prevenir dessas pegadinhas. Confira a seguir!

Entendendo as taxas de antecipação do cartão de crédito

Entender os conceitos usados no universo das vendas via cartão de crédito é essencial para que o empresário possa ter resultados mais expressivos.

Afinal, é por meio dessas transações que provém boa parte do seu faturamento e sem faturamento não há lucro.

No entanto, o prazo de recebimento desses valores pode mudar de um modelo para o outro. Dependendo da operação você pode receber pelas suas vendas no momento em que a transação é aprovada, em outras vai ter que aguardar em média 30 dias para ter o seu dinheiro em caixa.

Assim, surgiram conceitos para identificar melhor cada procedimento e são eles:

Conceitos básicos

Taxa de administração ou MDR

É uma taxa, normalmente percentual, cobrada sobre o valor da transação do cartão. Essa taxa pode variar de acordo com o prazo.

Vamos exemplificar com alguns números hipotéticos:

No débito ela pode ser de 1,80%, no crédito à vista de 2,5%, de 2 a 6 vezes de 3% e de 7 a 12 vezes de 3,5%.

Esse percentual é aplicado sobre o valor transacionado no cartão e o estabelecimento comercial recebe no prazo da transação o valor da parcela, menos esse percentual cobrado.

Taxa de antecipação

É uma taxa percentual cobrada sobre os recebíveis de cartão, para entregar o valor ao cliente antes do prazo das parcelas.

Crédito à vista

É aquela operação em que o valor não é parcelado e o lojista recebe em média em 30 dias.

Crédito instantâneo

É quando o lojista recebe o valor da transação do cartão, com os devidos descontos, no mesmo momento em que a transação é aprovada.

O que o mercado tem ofertado

A concorrência pela preferência do consumidor é bastante grande no mercado das operadoras de cartão.

Nessa dinâmica, é bastante comum o uso de promoções que prometem facilitar a vida do empresário. A novidade é uma oferta bastante agressiva, que promete zerar as taxas de antecipação do cartão de crédito.

O que promete essa promoção

  • Que o lojista  pode fazer a transação no crédito à vista e, em vez de receber em 30 dias, receberá em 2 dias sem ter a cobrança da taxa de antecipação
  • Que ele pode ter o crédito instantâneo da operação
  • Algumas operadoras tem zerado o MDR no débito ou no crédito à vista.

No entanto, o que muitas campanhas não deixam claro é que para ter acesso a esses benefícios o lojista precisa obedecer a alguns requisitos. E é nessas brechas que muitos varejistas, desavisados, podem sofrer prejuízos.

Os cuidados que você deve ter para não cair nas pegadinhas

Os recebíveis equivalem a uma parcela monetária importante no caixa da empresa. E fazer a antecipação desses valores é quase sempre um negócio interessante, afinal, dá fôlego para o empresário, permitindo que ele aumente o seu capital de giro.

Mas, atenção com as pegadinhas! Com tantas oportunidades você pode cometer erros fatais e acabar gastando mais dinheiro do que imaginava.

Coisas que as operadoras de cartão não contam pra você

Para que os prejuízos com o corte nas taxas de antecipação do cartão de crédito não impactem negativamente nas operadoras, elas compensam essa perda de outras maneiras. Vejamos algumas delas:

  • Tem operadora que zera a taxa de antecipação, mas aumenta o MDR nas transações de crédito à vista e nas transações de crédito parcelado
  • Ao aderir a promoção, o lojista tem que aceitar outras condições, sendo uma delas a contratação de um novo modelo de antecipação automático. E isso pode levar a um grande rombo no orçamento.

Outras informações que você não fica sabendo

  • Muitas vezes, nesse novo modelo de antecipação, a operadora só antecipa até 6 parcelas, ficando as demais sem antecipar e presas em garantia
  • Para o lojista ter acesso a essas condições, ele é obrigado a receber o crédito no banco parceiro da operadora, onde, muitas vezes, as taxas e tarifas acabam sendo elevadas (tais como tarifa de TED, tarifa de renovação de crédito, de mensalidade, etc)
  • As operadoras que zeram o custo de MDR, costumam fazê-lo somente por um período e/ou até um determinado valor de transação e o lojista se compromete a continuar com a empresa por X período
  • Muitas operadoras não dão ao lojista um simulador para que eles possam enxergar claramente o quanto vão receber em cada transação
  • Outras não informam que cobram aluguel da máquina e que têm custos extras, debitando esses valores diretamente do recebível do lojista. O empresário, muitas vezes, nem chega a perceber isso, porque a plataforma de gestão é, na maioria das vezes, bem confusa.

A concorrência desleal está sendo observada

Por tudo isso, a promoção anunciada por algumas operadoras têm agitado o mercado e chamado a atenção do CADE – o órgão do governo responsável por coibir concorrência desleal.

A prática pode ser considerada abusiva por alguns motivos, entre eles:

  • Ela discrimina clientes de outras “maquininhas”. Uma vez que a antecipação de crédito com base nos recebíveis para clientes limita a operação a uma única credenciadora
  • Existe a cobrança de taxas maiores desses clientes, para compensar a perda da rentabilidade que as operadoras sofrem com a decisão
  • Exige a venda casada de contratos da credenciadora e de serviços dos bancos, como a abertura de contas.

Portanto, é preciso que o lojista tenha bastante atenção e busque se informar antes de aderir a essas promoções. Do contrário, pode amargar prejuízos que vão atravancar o caixa por um longo período.

Confiança é a base de tudo!

Para se precaver, desconfie de ofertas milagrosas e faça as contas, dando à transparência a importância que ela merece. Nos negócios ou na vida pessoal essa virtude é a base de um relacionamento sério e verdadeiro.

A Pague Veloz acredita nesse propósito e por isso trabalha para que tudo fique mais claro e fácil para você!

Conta de Pagamento: como emitir cobranças e receber pagamentos sem ter conta em banco

Simulador de taxas

Nossa plataforma é clara e intuitiva e você tem acesso a dois simuladores que demonstram exatamente o quanto você vai receber por cada venda.

Crédito instantâneo

Já temos a funcionalidade do crédito instantâneo há mais de 3 anos. O lojista recebe na hora o valor que lhe é devido referente à transação do cartão, sem pagar nada a mais por isso.

Liberdade para decidir

Com a Pague Veloz o lojista é livre para destinar o recurso dele para o banco que ele desejar. Ou se preferir, nem precisa de um banco, ficando livre das taxas e tarifas que essas instituições costumam cobrar.

Praticidade ao seu alcance

O usuário pode fazer quase tudo na própria plataforma. Pode realizar o pagamento de contas, recarga de celular, pagamento de tributos, pagamento de boletos, carregar um cartão pré-pago e muito mais!

Tudo fica no controle

A plataforma é intuitiva e tudo é feito às claras. O extrato da conta é detalhado e nada foge do controle do lojista. O lançamento dos débitos fica inclusive grifado em vermelho na conta do usuário.

Por tudo isso, convidamos você a entrar em contato conosco. Conhecer a nossa solução e descobrir como receber dos seus clientes e pagar suas contas de um jeito mais rápido, fácil e seguro. E a partir disso, ser livre para crescer!