O cartão de crédito é uma das principais formas de pagamento usadas no mercado e é atualmente um dos meios mais seguros, tanto para clientes quanto para os estabelecimentos. No entanto, para ganhar a concorrência nesse disputado mercado, muitas operadoras têm criado campanhas que prometem zerar as taxas de antecipação do cartão de crédito.
Até aí tudo bem. O problema está nas outras taxas que o comerciante está sujeito a pagar ao aderir a promoção e que nem sempre ficam tão claras para ele.
Essas promoções já estão sendo avaliadas pelo CADE – órgão do governo responsável por coibir a concorrência desleal. No entanto, quando o assunto é a gestão do seu dinheiro, todo alerta é bem-vindo!
Sabendo disso, trouxemos algumas dicas para que você possa se prevenir dessas pegadinhas. Confira a seguir!
Entender os conceitos usados no universo das vendas via cartão de crédito é essencial para que o empresário possa ter resultados mais expressivos.
Afinal, é por meio dessas transações que provém boa parte do seu faturamento e sem faturamento não há lucro.
No entanto, o prazo de recebimento desses valores pode mudar de um modelo para o outro. Dependendo da operação você pode receber pelas suas vendas no momento em que a transação é aprovada, em outras vai ter que aguardar em média 30 dias para ter o seu dinheiro em caixa.
Assim, surgiram conceitos para identificar melhor cada procedimento e são eles:
É uma taxa, normalmente percentual, cobrada sobre o valor da transação do cartão. Essa taxa pode variar de acordo com o prazo.
No débito ela pode ser de 1,80%, no crédito à vista de 2,5%, de 2 a 6 vezes de 3% e de 7 a 12 vezes de 3,5%.
Esse percentual é aplicado sobre o valor transacionado no cartão e o estabelecimento comercial recebe no prazo da transação o valor da parcela, menos esse percentual cobrado.
É uma taxa percentual cobrada sobre os recebíveis de cartão, para entregar o valor ao cliente antes do prazo das parcelas.
É aquela operação em que o valor não é parcelado e o lojista recebe em média em 30 dias.
É quando o lojista recebe o valor da transação do cartão, com os devidos descontos, no mesmo momento em que a transação é aprovada.
A concorrência pela preferência do consumidor é bastante grande no mercado das operadoras de cartão.
Nessa dinâmica, é bastante comum o uso de promoções que prometem facilitar a vida do empresário. A novidade é uma oferta bastante agressiva, que promete zerar as taxas de antecipação do cartão de crédito.
No entanto, o que muitas campanhas não deixam claro é que para ter acesso a esses benefícios o lojista precisa obedecer a alguns requisitos. E é nessas brechas que muitos varejistas, desavisados, podem sofrer prejuízos.
Os recebíveis equivalem a uma parcela monetária importante no caixa da empresa. E fazer a antecipação desses valores é quase sempre um negócio interessante, afinal, dá fôlego para o empresário, permitindo que ele aumente o seu capital de giro.
Mas, atenção com as pegadinhas! Com tantas oportunidades você pode cometer erros fatais e acabar gastando mais dinheiro do que imaginava.
Para que os prejuízos com o corte nas taxas de antecipação do cartão de crédito não impactem negativamente nas operadoras, elas compensam essa perda de outras maneiras. Vejamos algumas delas:
Por tudo isso, a promoção anunciada por algumas operadoras têm agitado o mercado e chamado a atenção do CADE – o órgão do governo responsável por coibir concorrência desleal.
A prática pode ser considerada abusiva por alguns motivos, entre eles:
Portanto, é preciso que o lojista tenha bastante atenção e busque se informar antes de aderir a essas promoções. Do contrário, pode amargar prejuízos que vão atravancar o caixa por um longo período.
Para se precaver, desconfie de ofertas milagrosas e faça as contas, dando à transparência a importância que ela merece. Nos negócios ou na vida pessoal essa virtude é a base de um relacionamento sério e verdadeiro.
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