nome para empresa
Nome para empresa: como o brainstorming pode ajudar
02/12/2019
o que é mvp
O que é MVP e como ele pode ajudar em seu novo negócio
16/12/2019

Sim! Ainda vale a pena emitir boletos

emitir boletos

Cartões ganham cada vez mais espaço no mercado, mas o boleto ainda resiste! Conheça as vantagens de disponibilizar esta forma de pagamento para seus clientes.

O boleto bancário é um dos instrumentos de pagamento mais populares entre os brasileiros. O título de cobrança oferece muita praticidade, pois pode ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou até mesmo pela internet. Por isso vale a pena emitir boletos, ao contrário do que muita gente imagina.

Pode reparar: não faltam memes nas redes sociais de gente falando de boletos. Claro que, em geral, são reclamações das contas a pagar.

Mas, por incrível que pareça, na primeira oportunidade vem o famoso “Gera um boleto pra mim?”. A facilidade de pagamento é o principal motivo pelo qual o brasileiro adora um boleto! 

Aproximadamente 75% dos brasileiros preferem o boleto como forma de pagamento.

Quem garante é uma pesquisa do E-commerce Brasil. Existem algumas explicações para este sucesso. Facilidade de emissão, taxas convidativas, segurança e descontos seriam algumas delas.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) afirma que em 2019 foram registrados mais de 6 bilhões de boletos.

Emitir boletos promove o “ganha-ganha”

Para quem vende, gerar boletos é tão simples e ágil como para quem paga. Além disso, para muitas empresas a emissão de boletos pode ser uma questão de sobrevivência, já que 40% dos brasileiros acima de 18 anos não possuem conta em banco ou cartões de crédito.

E mesmo para os clientes que possuem outras opções de pagamento, é interessante oferecer descontos no pagamento por boleto, tornando a transação vantajosa tanto para quem vende quanto para quem compra.

Diversos negócios têm por hábito oferecer descontos para quem paga por meio de boleto. Assim, a praticidade do pagamento vale tanto para quem paga quanto para quem recebe. Dessa maneira, estabelece-se uma relação de ganhos mútua.

Boleto ou cartão: qual a melhor opção?

Quando você quer receber pagamentos, certamente fica em dúvida sobre qual é a melhor opção, certo?

O cartão traz mais comodidade para o comprador, ao passo que o boleto oferece mais segurança. O primeiro é o preferido nas compras a prazo, enquanto o boleto é uma ótima forma de estimular a compra à vista.

Porém, a desvantagem do boleto é o risco de inadimplência. Boletos não pagos são comuns, e nesses casos é necessário entrar em contato com o comprador para cobrar. Quando a transação é feita no cartão de crédito, o repasse dos valores recebidos é automático.

Pesando vantagens e desvantagens, o importante é que você diversifique as formas de pagamento, oferecendo soluções diferentes aos seus clientes.

Mas atenção: se o seu ticket médio é baixo, dê preferência para os recebimentos via cartão de crédito.

Como funciona o recebimento por boleto

Você pode emitir boletos de cobrança de forma simples e rápida utilizando serviços como o PagueVeloz.  Como cedente, você pode ser pessoa física ou jurídica, inclusive MEI.

O boleto pode ser impresso ou enviado por e-mail para o sacado. Os boletos podem ser avulsos ou em formato de carnê, para cobranças recorrentes, por exemplo.

Venda recorrente é um negócio com contratos baseados em assinaturas, planos ou mensalidades. Este tipo de cobrança pode ser feito de forma automática.

No Brasil, o mercado corporativo (B2B) é o que mais utiliza o boleto como forma de pagamento/recebimento.

O retorno dos boletos pagos é obtido de de forma ágil, através do seu sistema ERP, sem necessidade de entrar no site do banco e baixar arquivos.

Uma grande vantagem do PagueVeloz é que você fica sabendo aos sábados os pagamentos efetuados na sexta. Isso lhe dará uma grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Mas e os golpes ao emitir boletos?

O famoso golpe do boleto já fez muitas vítimas. A fraude é feita através de compras online ou a partir da obtenção de dados de clientes de forma ilícita.

Basicamente um boleto emitido para o pagamento de uma compra é desviado de seu propósito com a instalação de um vírus no computador da vítima. Feito o pagamento, os criminosos ficam com o dinheiro, pois a loja não identificou a baixa do boleto.

Como as informações dos boletos não eram registradas, não havia como evitar este tipo de fraude.

Porém, a Febraban passou a obrigar o registro desses títulos de cobrança. Os dados do cedente e do sacado (emissor e pagador), o valor a ser pago e a data de vencimento do boleto agora são registrados obrigatoriamente.

Dessa forma, utilizando a tecnologia, a possibilidade de fraude é reduzida drasticamente. Isso acontece porque no ato do pagamento do boleto os dados são conferidos, e a operação é efetivada somente se as informações estiverem compatíveis.

O que mais interesse: descontos!

Você já ouviu falar em desconto por pontualidade? Com a emissão de boletos, você pode oferecer descontos em percentuais ou quantias fixas para o pagamento antecipado.

Se o boleto vence 5 dias após a emissão, por exemplo, paralelamente à cobrança de multa e juros por atraso, você pode oferecer desconto de 10% para pagamento até o dia seguinte à emissão.

No caso dos carnês, o desconto também pode ser recorrente. Um outro exemplo é que pode haver desconto de R$50,00 para o pagamento até o vencimento em uma cobrança recorrente de R$400,00.

Isso ajuda a diminuir a inadimplência e elevar o engajamento dos clientes, pois eles irão se mobilizar para pagar adiantado, aproveitando o desconto oferecido.

Ofereça mais opções

Lembra que falamos ali em cima sobre diversificar as formas de pagamento para seus clientes?

A maquininha da PagueVeloz livra você da burocracia, cobranças indevidas e falsas promessas de taxa zero e oferece opções de pagamento em cartão ou boleto a seus clientes!

Com ela seu cliente pode parcelar o pagamento pelo serviço em até 12 vezes. Assim que ele efetua o pagamento o dinheiro aparece na sua conta da PagueVeloz.

Se você quiser, pode efetuar um saque da sua conta PagueVeloz e transferir para qualquer outro banco. Dependendo do horário de solicitação do saque, a transferência é feita no mesmo dia ou no dia seguinte.

E além de emitir boletos, quando você mesmo precisa pagar contas com boletos é ainda mais rápido: você faz o pagamento na conta digital PagueVeloz e pronto!

Conheça o PagueVeloz agora e revolucione sua forma de lidar com seus recebimentos!