o que é proatividade
O que é proatividade e como desenvolvê-la em sua empresa
10/02/2020
gestão financeira
Gestão financeira: 5 erros mais comuns que sua empresa deve evitar
24/02/2020

Você é um profissional proativo? Faça o teste e descubra!

profissional proativo

O que realmente diferencia uma pessoa proativa das outras são as atitudes. Faça nosso teste e descubra se você é realmente proativo!

Na semana passada nos debruçamos sobre o tema “proatividade”. Aprendemos as diferenças existentes entre um profissional proativo e reativo. E também pincelamos um pouco sobre as características de cada perfil.

Hoje queremos propor a você um teste, para sabermos se você é realmente uma pessoa proativa.

Em geral, se você é uma pessoa proativa, também será um profissional proativo. Como já dissemos, em sua vida pessoal, não há certo ou errado.

Porém, na vida empresarial, é extremamente desejável que você seja um profissional proativo e tenha comprometimento com a empresa e seus clientes.

Se você é do tipo de pessoa que compra passagens com antecedência, separa as roupas que usará no dia seguinte à noite, antes de dormir, e paga suas contas assim que as recebe, é bem provável que leve essas características também ao seu trabalho.

Mas, para ter certeza mesmo, responda com sinceridade às questões abaixo. Depois dê uma espiadinha no resultado, e não se esqueça de nos contar nos comentários!

Teste de proatividade: você é um profissional proativo?

Infelizmente, como acontece com todas as qualidades, a maioria das pessoas acha, ou diz, que é proativa.

Muita gente, inclusive, pensa que proatividade é algo inerente aos gestores. Eles se baseiam na máxima de que um profissional reativo pensa só em seu trabalho, enquanto um profissional proativo cuida do todo.

Por princípio, isso até pode ter um fundo de verdade, mas a realidade mostra que há muitos funcionários proativos e muitos gestores reativos.

Será que você é realmente um gestor proativo? Faça esse teste simples para descobrir.

Você se julga um profissional proativo nos acertos, mas quando você comete um erro, qual é a sua resposta?

a) “A culpa não foi minha“, e responsabiliza outras pessoas.

b) “Errei” e tenta tirar uma lição do que aconteceu.

Quando você se depara com adversidades, como se comporta?

a) Seu primeiro impulso é reclamar, e é visto como estressado pelos outros.

b) Reclama um pouco, depois tenta fazer algo a respeito.

Como é sua relação com o tempo?

a) Nunca tem tempo pra nada, e sempre diz que está “muito ocupado”.

b) Apesar de ocupar todo o tempo trabalhando, sempre consegue encontrar tempo para si próprio e para novas tarefas.

Quando você faz promessas, o que geralmente acontece?

a) Acaba esquecendo ou adiando, mas sempre encontra uma boa justificativa.

b) Só se compromete quando tem certeza de que poderá cumprir o que foi acordado.

Como deve ser o estilo de trabalho de um profissional proativo?

a) Deve estar sempre “atolado”. Quando pega uma tarefa para fazer, leva dias para concluir e rejeita outras com autoridade.

b) Tem que dar conta de tudo o que tem para fazer, pois resolve uma tarefa de cada vez e ao fim do dia tem todas concluídas.

Resultado

5 respostas “a” – você precisa de muita determinação para se tornar uma pessoa pró-ativa. Mas irá conseguir se colocar isso como meta!

De 2 a 4 respostas “a” – você oscila entre a proatividade e a reatividade. Basta trabalhar um pouco suas atitudes com foco na correção de falhas.

1 ou nenhuma resposta “a” – Parabéns! Você é uma pessoa verdadeiramente proativa!

Você quer profissionais proativos em sua equipe?

Todo mundo diz que quer ter uma equipe proativa. Mas o que se vê na maioria dos gestores é uma preocupação exagerada em “estar certo”.

Se você tem o perfil “dono da verdade” terá bastante dificuldade em criar equipes pró-ativas, pois no fundo o que você realmente quer é obediência e a sensação tóxica de “estar no topo”.

O que é ser proativo em um ambiente que não dá liberdade para isso? É ter um rótulo que não condiz com a realidade.

Se os colaboradores não puderem ter suas próprias ideias, não poderão tomar as iniciativas que sua empresa anseia.

E se você tem o  hábito de censurar essas ideias, eles não se sentirão mais à vontade para propor novas ideias e participarem da construção da cultura de sua empresa. É impossível ter, ao mesmo tempo, uma equipe obediente e inovadora. Você deve se decidir.

Da mesma forma, elogie sempre que possível. Se você não tem o perfil de motivar sua equipe com palavras de engrandecimento, se não se sente agradecido e se não quer “dar moral” para realizações, será que você realmente quer profissionais proativos? O que é ser proativo pra você? Talvez não tenha compreendido bem a definição da expressão.

Ser reativo nos dias de hoje é um problema. Porém, pior que ser reativo é ter um perfil autoritário. Isso afasta as pessoas e gera sérios problemas em longo prazo.

A pessoa reativa ao menos reage a estímulos, enquanto o autoritário permanece inflexível em suas convicções. Agindo dessa forma, ele se aproxima muito mais de um outro perfil, que está no outro extremo: o passivo.

Mas isso é uma outra história…

Enquanto espera nossos próximos artigos, que tal exercer sua proatividade conhecendo novas formas de resolver velhos problemas? O PagueVeloz está aí pra isso!

Ebook conta de pagamento